Olá amigos do fórum. Tenho um Corolla 1.6 2003 automático, e esta fazendo barulho no motor depois de esquentar. Parece barulho de tuchos batendo, TÉC. TÉC. TÉC. bom ja não sei mas o que fazer, meu mecanico já desmontou e montou o motor 3 vezes. Já rectifique a manivela para 0.50, troquei bronzinas de macal e biela, ruela de encosto correia do alternador tensor da corrente, troquei pistão, bomba de óleo e nada depois que a agulha to termostato chega proximo do meio começa o barulho. Já procurei na internet casos iguais ao meu e não encontrei, depois de desmontar o motor 3 vezes o bendito mecanico agora quer desmontar uma 4 vez e mandar o bloco do motor pra retifica para encamisar, porem o mesmo não identificou folgas no bloco antes e os pistões são novos. Já não sei mais o que fazer até agora já foram mais de 3000 reais em peças e mão de obra. O motor esquenta muito rapido cerca de 5 minutos, a agulha do termostato chega a ficar um traço a cima do meio, e quando está quente e fazendo o barulho começa tipo uns soluços, ou engasgos no motor. Alguém poderia me dar uma luz?
segue vídeo que gravei do problema!
http://youtu.be/VKUJMe5ypTo
Respostas:
Foi feito retifica de mancais e das bielas ou só troca das bronzinas?
cafb - foi feito retifica da manivela virabrequim para 0.50 e com isso tive que trocar as bronzinas para 0.50 também. Antes dessa retifica eu tinha comprado as bronzinas de biela e o motor continuou com o barulho. e parece que depois da ultima montagem do motor o barulho aumentou. o interessante é que quando o motor está frio não faz barulho, roda macio. Mas cerca de 5 minutos a agulha do termostato já está no meio e o barulho começa. E summo2 como pode ser macal batendo ou retifica mal feita, antes do serviço já estava com barulho, e cheguei a colocar até engrossante no óleo a pedido de um outro mecânico antes do serviço atual da retifica para ver se diminuía, mas depois que esquentava o motor lá estava o barulho novamente, porem agora esta mais alto, e o motor esquentando mais rápido.
É desmontar e fazer o serviço de retífica completo, pelo valor que você gastou certamente não foi feito tudo que era necessário.
Craisler,me referi a retifica e alinhamento dos mancais do bloco e as bielas (circunferencia interna onde aloja as bronzinas) caso não estejam nas medidas corretas não adianta trocar bronzinas e retificar eixo.
Quando oleo aquecer e afinar,vai começar bater.
Mande verificar medidas bloco e bielas e tambem troca bomba de oleo é conveniente.
Monitorar pressão de oleo com manometro com motor frio e quente.
sobre o aquecimento do motor vc acha normal o termostato marcar no meio ou pouco acima da forma que descrevi aquecendo em menos de 5 minutos? fica tão quente que não consigo tocar nas mangueiras.
Normalmente motor funciona na faixa de 92 á 100 graus,dificil ficar segurando mangueiras.
amigo, devido o super aquecimento, se não tiver retificado o bloco e trocado pistoes e aneis pode estar ai o defeito, pode ter encolhido pistao e pode bater, ja me aconteceu isso com gol 1.6