ola amigos, seguinte estou com um pepino aqui! estou sem os pontos de referencia para coloca um palio 97 mpi 8v no ponto!
simplesmente não consegui floxa o porcão da ponta do virabrequim para retirar a polia! e tambem pelo lado de tras do motor pela janela no plato, acho q foi montado o plato em outra posição porque não encontro nem a marca para o ponto, em cima no comando de valvulas tudo bem, só boto a chave de travamento do comando! ai pensei em colocar o primeiro cilindro em pms eai travar o comando! mas assim ja vi q no momento q giro o vira vai cabeçia as valvulas! então ja to sem sabe oque faze!
alguem pode me da uma luz?
abraço
Respostas:
vc travou o volante? esse carro é muito simples
onde fica sua oficina?
KKKKKKKKKKKKK MEU DEUS >Não acredito FIASA .
ai tá dificil.:
Amigo,
calma nesta hora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Levante o carro no macaco ou elevador, retire a tampinha da caixa de marcha, aquela na parte inferior, pegue uma chave allen se nao me engano é a 5 mm, trave o volante do motor e solte a porca do virabrequim.
Pela janela na cx de marcha acerte o PMS ( gire o eixo devagar que vc vai achar a marca.
Ai é moleza, acerte o comando e tudo fica legal.
Qualquer coisa use meus emails, será um prazer ajuda´-lo.
ola amigo kuruma, pois acho q os amigos ai q me responderam não entenderam oq deu! sim fiasa é tranquilo ja efetuei varias trocas! mas a duvida é a seguinte ja fiz isto ai como voce tah me falando! só que não afrouxa o porcão da pulia do virabrequim, só pra terem uma idéia ja veio de outra oficina q la não conseguiram tira até fogo botaram na ponta pra ve se soltava a porca! a pergunta ea duvida q tenho é a seguinte sem tirar a pulia e não tendo marca nenhuma de referencia na janéla da caixa q aqui se encontra assim, teria como eu me basear por algum ponto na polia, para deixar no ponto o virabrequim?
claro sem te que tirar o carter????
agradeço muito teu empenho ai amigo, abraço
ola boa noite meu amigo vc esta apanhando de uma coisa facil 1° coloca a ferramenta no comando para travar no ponto feito isso balancea o 1° cilindro em cima ( pistão em cima ) e pronto esse é o ponto correto do carro abraços meu amigo
bom dia pessoal, bom sou mecanico sim, ésta de por o 1º cilindro é uma regra basica sim, mas éo seguinte este motor possui uma biéla bem curta! portanto acaba não tendo um ponto exato pode se deixa adiantado como atrasado, e é isto que não quero faze! se fosse assim motor nenhum teria ponto de referençia em polias e nem ferramenta para o auxilio de ponto! mas muito obrigado! falaram falaram, mas tambem não sabem uma outra referencia a não ser a velha regra basica do cilindro em pms!
obrigado
http://www.lojadomecanico.com.br/imagens/00856.jpg
olá colega você ja tentou usar essas ferramentas recomendadas pra esse motor? tem a chapa que trava o volante e trava a polia do vira na posição correta, e além disso você pode usar o relogio comparador no primeiro cilindro que te dá o pms exato no 0° nem mais nem menos acredito que isso seja esclarecedor e o comando vcoce utiliza a feramenta certa pra fasar. Você vai ter que tirar essa polia pois você mesmo disse que esquentaram com fogo então acredito que o retentor do vira foi danificado , poderá vazar oleo e estourar a correia dentada depois, cabeçote etc..
ola amigo, quero ti agradeçe muito pelas dicas, assim ó agora resolvi aqui! não me pergunte como mas quando se fixava a ferramenta na polia do vira, simplesmente o primeiro cilindro não ficava em pms! então éra esta a minha duvida maior, e alem do mais na janela da capaseca não tinha marca no volante para referençia de ponto! então ésta éra a minha duvida! mas a tua idéia de colocar o relogio comparador no pistão é déz, nem me passo por a cabeça de faze isto! então é isto que vo faze! mas hoje a tarde vo corta a polca do vira e vo tira a polia! ai vo entende bem oq deu!
abraço
amigo nos motores fiasa vc alinha o vigésimo dente da roda fonica com o sensor de rotação que o motor vai estar em pms, trava o comando com a ferramenta se vc tiver, se não tiver também há dois entalhes no motor, sendo um no comando e outro no cabeçote, é so alinhar os dois e terá um sincronismo filé, e o outro recurso é o relógio comparador. Boa Sorte.
Observe na roda fonica que no vigesimo dente há uma bolinha que serve de referencia.
até q enfim problema resolvido no palio! retirei a polia do virabrequim e reparei q não estava igual a outra q tinha aqui, coloquei a outra q tinha aqui e fico déz, ficava sempre atrasado! obrigado a quem tentou me ajuda!