ola alguem já pegou esse motor tirei o cabecote pra trocar valvula ,,e agora estou precisando de uma orientacao pra por essa corrente de comando no ponto obrigado
Respostas:
Reposicione a ferramenta especial apenas no entalhe da árvore de comando válvulas de admissão.
caso o êmbolo Nº 1 não esteja posicionado no ponto morto superior (PMS), danos ao motor poderá ocorrer. Gire o motor somente na direção normal de rotação.
Utilizando o parafuso da polia, gire a árvore de manivelas no sentido horário para posicionar o êmbolo Nº 1 no PMS.
• O furo na polia da árvore de manivelas deve estar na posição de 6 horas.
CUIDADO: a ferramenta especial 303-D039 é usada somente para alinhar a árvore de comando de válvulas. Utilizar esta ferramenta para impedir a rotação do motor pode resultar em danos.
NOTA: os entalhes de sincronismo da árvore de comando estão descentralizados. Caso a ferramenta especial não possa ser instalada, dê uma volta completa na árvore de manivelas no sentido horário para posicionar corretamente a árvore de comando de válvulas.
Instale a ferramenta especial nos entalhes localizados na parte traseira de ambas árvores de comando válvulas.
11. Remova os 2 parafusos do suporte de apoio da semi-árvore lado direito e deslize-a 12 mm (0,47 pol.) para fora da transmissão.
NOTA: a ferramenta especial irá apoiar na árvore de manivelas e prevenir que gire além do PMS. Embora, a árvore de manivelas ainda possa ser girada no sentido anti-horário. A árvore de manivelas deve manter-se na posição PMS durante o processo de remoção e instalação da árvore de comando de válvulas.
Instale a ferramenta especial.
CUIDADO: aperte apenas manualmente o parafuso ou pode ocorrer dano à tampa dianteira.
Instale um parafuso padrão de 6mm x 18 mm através da polia da árvore de manivelas e rosqueie na tampa dianteira.
Remova o tampão do furo de sincronismo inferior da tampa dianteira do motor.
Reposicione a ferramenta especial apenas no entalhe da árvore de comando válvulas de admissão.
18. NOTA: através da liberação da catraca de travamento do tensionador da corrente, permitirá retrair o pistão de ajuste e criar uma folga na corrente de distribuição. Ao instalar um parafuso M6 x 30 mm no orifício superior da tampa dianteira, irá travar a sapata de apoio da corrente na posição retraída e possibilitar uma folga suficiente para a remoção e instalação da engrenagem da árvore de comando de escapamento.
Utilizando uma chave de fenda fina, destrave o mecanismo da catraca de ajuste da corrente de sincronismo através do orifício inferior da tampa dianteira.
• Peça a um assistente para girar (utilizando o sextavado fundido na árvore de comando) a árvore de comando de escapamento no sentido horário para retrair o pistão de ajuste do tensionador da corrente.
• Insira um parafuso M6 x 30 mm no orifício superior da tampa dianteira para manter a sapata de apoio do tensionador na posição retraída.
NOTA: através da liberação da catraca de travamento do tensionador da corrente, permitirá retrair o pistão de ajuste e criar uma folga na corrente de distribuição. Ao instalar um parafuso M6 x 30 mm no orifício superior da tampa dianteira, irá travar a sapata de apoio da corrente na posição retraída e possibilitar uma folga suficiente para a remoção e instalação da engrenagem da árvore de comando de escapamento.
Utilizando uma chave de fenda fina, destrave o mecanismo da catraca de ajuste da corrente de sincronismo através do orifício inferior da tampa dianteira.
• Peça a um assistente para girar (utilizando o sextavado fundido na árvore de comando) a árvore de comando de escapamento no sentido horário para retrair o pistão de ajuste do tensionador da corrente.
• Insira um parafuso M6 x 30 mm no orifício superior da tampa dianteira para manter a sapata de apoio do tensionador na posição retraída.
vou ter q sair mas depois coloco masi informaçoes deste motor 2.3 do Ford fusion