Olá amigos, venho aqui tentar pedir a ajuda de vocês pois já estou ficando louco, tenho uma oficina mecânica e com isso não entendo muito da parte elétrica nem eletrônica. Estou com um problema no meu carro mesmo (casa de ferreiro espeto é de pau rsrs) vamos lá;
Esse carro esquentou varias vezes, vazava óleo pela junta do cabeçote, misturou ÓLEO na água, no reservatório, e aquecia. Fiz a retifica do cabeçote, Troquei radiador, limpei todas as mangueiras, troquei reservatório, troquei o cebolão, e tirei a válvula termostática. Na primeira partida após o serviço a ventoinha em velocidade baixa não acionava ia acionar apenas com o carro a 106ºc e aciona apenas a velocidade alta, e com isso o carro voltou a ferver ontem.
Alguém saberia me ajudar e me dizer oque pode estar acontecendo para a ventoinha não estar ligando em velocidade baixa?? Aciona apenas a velocidade alta por apenas uns 5 seg, mesmo com o ar cond. ligado só fica a velocidade alta também, liga e para liga e para...
Respostas:
Primeira coisa que você precisa fazer é colocar a válvula termostática de volta. Precisa também mandar mais informações do veiculo!
As informações do carro estão no titulo é um polo 2004 1.6 Gasolina ...
Bom quanto a válvula termostática eu acredito que não vá influenciar em ligar apenas a velocidade alta da ventoinha, até porque antes do carro dar o problema de cabeçote já andava sem a válvula termostática e funcionava normalmente a velocidade baixa da ventoinha, eu acredito que eu possa estar com algum problema ai em rele, aquela resistência que tem junto a ventoinha, de repente o tal de rele que polo golf audi tem que controla o ar condicionada que vai em baixo do paralama... coisas do tipo.. pois como citei mexo apenas com a parte mecanica, já dessa parte elétrica e eletronica não tenho muito conhecimento...
e ae pessoal ninguem consegue me ajudar no meu carro?? será que pode ser o tal do modulo de ventoinha que vai na longarina?? ou aquela resistencia na ventoinha??
Meu amigo, va no termo interruptor e faça o seguinte: seu conector, se nao me engano, eh de 3 pinos.. o de cima eh um pos chave e os outros dois de baixo sao da alta e baixa do ventilador. Com um jumper, ligue do pos chave para cada um dos dois outros e deverah acionar a alta e a baixa.. caso ainda continue acionando apenas uma das velocidades, podemos desconfiar do rele.. vc tbm pode fazer com q o scanner acione os dois estagios.. facilita..
Um abraco!!
pois é edimar, já fiz este teste e só funciona a alta da mesma forma... em um dos fios qnd jampeio liga a velocidade alta e no outro não acontece nada....
>pois é edimar, já fiz este teste e só funciona a alta da mesma forma... em um dos fios qnd jampeio liga a velocidade alta e no outro não acontece nada....
Entao, querido, aposto no interruptor defeituoso.. consiga um outro para teste ou compre outro, pois nao deve ser caro..
e para eu ver se o defeito é no terminal seria apenas jampear por tras correto?? tambem nao liga a velocidade baixa
o resistor seria oque?? aquela resistencia que fica junto com a ventoinha?? e como faço para testar?? infelizmente nao tenho conhecimento nenhum na parte elétrica....
o meu é diferente... eletem uma resistencia verde que fica para fora junto com o motor da ventoinha
Cara, faz o seguinte teste! Com um multimetro na escala volts vc vai coloca a ponta de prova preta do multimetro no fio marrom que chega no eletro ventilador, e a ponta de prova vermelha em um dos fios vermelhos que chega tbm no eletro ventilador ai vc vai checha o cebolão como é de 3 terminais vc fecha primeiro um dos dois e olha se deu +/- 12 v "tem que dar a tenção nominal da bateria" se não deu feche o outro do cebolão pra ver se da valor! se der repita o teste mudando a ponta de prova vermelha para o outro fio vermelho e refaça o teste. se caso não der valor no multimetro troque a central que fique debaicho da bateria se dre valor troque o eletro ou abra para repara!
>o meu é diferente... eletem uma resistencia verde que fica para fora junto com o motor da ventoinha
EU DEI UMA DICA BLZ(SE VOCÊ QUER COM A COR CERTA TÁ ME ZOANDO)
SE ELA NÃO É UTIL PARA VOCÊ INFELIZMENTE NÃO DÁ MAIS PARA TE AJUDAR
TEM HORA QUE FICAR QUIETO É O MELHOR COMENTÁRIO
Amigo eu acho que voce deve ter visto algo errado, pois eu apenas comentei que o meu era diferente e tentei te descrever como ele era para de repente voce poder me dizer como faço por ele ser diferente ao da foto que vc me mostrou... mas td bem obrigado pela sua ajuda...
>Cara, faz o seguinte teste! Com um multimetro na escala volts vc vai coloca a ponta de prova preta do multimetro no fio marrom que chega no eletro ventilador, e a ponta de prova vermelha em um dos fios vermelhos que chega tbm no eletro ventilador ai vc vai checha o cebolão como é de 3 terminais vc fecha primeiro um dos dois e olha se deu +/- 12 v "tem que dar a tenção nominal da bateria" se não deu feche o outro do cebolão pra ver se da valor! se der repita o teste mudando a ponta de prova vermelha para o outro fio vermelho e refaça o teste. se caso não der valor no multimetro troque a central que fique debaicho da bateria se dre valor troque o eletro ou abra para repara!
Valew pela dica leonardo, segunda feira vou fazer estes testes... ja me disseram tambem sobre olhar as escovas do eletro ventilador... pois como disse se jampeio o conector do cebolao, em um par ele liga a velocidade alta e no outro não liga nada... vou verificar se mesmo não ligando se está chegando a corrente no eletro ventilador.. obrigado..
Boa noite amigo, estive lendo o seu broblema com a velocidade baixa do eletro ventilador, ólha a velocidade pra ser baixa tem que passar por essa resistencia que vc relata junto do eletroventilador, faz o seguinte só p testar desligue a resistencia e junte os fios, aí vc faz o jampe p ver velocidade baixa que sem a resistencia deve funcionar alta, se funcionar deve sim ser a resistencia.
>Boa noite amigo, estive lendo o seu broblema com a velocidade baixa do eletro ventilador, ólha a velocidade pra ser baixa tem que passar por essa resistencia que vc relata junto do eletroventilador, faz o seguinte só p testar desligue a resistencia e junte os fios, aí vc faz o jampe p ver velocidade baixa que sem a resistencia deve funcionar alta, se funcionar deve sim ser a resistencia.
Valew sam car amanha mesmo vou estar fazendo esse teste aqui em casa mesmo, o unico problema é que os fios são soldados na resistência, mas não tem problema eu jampeio eles.. rsrsr pelo menos já vou ver a diferença, pois agora ele só aciona a velocidade alta a 107 graus, pelo menos se começar acionar a alta nos 98 graus já sei que é a resistencia... obrigado pela ajuda...
Bom amigos, hoje finalmente consegui dar um tempo na oficina e mexer no meu carro, e fiz todos os testes possiveis e vou tentar explica-los
Primeiramente juntei os fios da resistencia e depois fui jampear no cebolao, nada funcionou continuou apenas funcionando um jamper da velocidade alta...
Depois entrei embaixo do carro e comecei a testar o modulo das ventoinhas... jampeando no conector grande, ele funcionou a velocidade alta, e jampeando de outra forma ele funcionou a velocidade baixa.
Ai eu fui reparar que no cebolao tem 3 fios, jampeando dois ele liga a velocidade alta, jampeando os outros dois, ele não liga a velocidade baixa, mas dá para ouvir o modulo de ventoinha atracando, mas não liga a velocidade baixa....
Será que alguem sabe oque está acontecendo aqui?? será que realmente o modulo da ventoinha esta com problema que mesmo atracando o rele ele não esta dando saida do sinal para a ventoinha ligar em velocidade baixa??
Pelo amor de deus alguem me ajuda rsrsrsrs porque eu não aguento mais isso kkkkkkkk
Nao se estresse a toa,manda num auto eletrico,voce pode ate danificar alguma coisa....
o problema miros, é que não conheço nenhum auto elétrico bom por aqui, todos que precisei para carros de clientes aqui da oficina os cara trocam peça pra caramba sem ter necessidade.. aqui na minha regiao infelizmente to apé de auto elétrico bom,....
Olá amigão peguei um esses dias com o mesmo defeito, só ligava a velocidade alta.. então no meu caso, que era bem parecido, era o modulo de reles que vai embaixo do paralama, pois o cebolao mandava sinal para a caixinha e o rele atracava (velocidade baixa) mas a ventoinha n ligava na baixa.. fiz os testes e existe um terminal na caixa debaixo do paralama que saem se eu n estou enganado 6 fios fininhos, ali com um teste de lampada comum vc consegue ver se está saindo o sinal referente que vc quer ou n.. e no meu caso substitui a caixa de reles e resolvi o problema. Bom como o carro é seu, se vc estiver sem grana, pode abrir a caixinha, é um pouco dificil por que ela é selada, mas vc consegue... ai olhe dentro dela no circuito ( que é bem simples) e veja onde que rompeu a ligação, e se for o caso poderá até substituir o rele na caixinha que fica facil. Outra alternativa, é vc colocar um rele a parte, só para a ventoinha baixa, recebendo o sinal do cebolao, e assim mandando pra ventoinha..
>Olá amigão peguei um esses dias com o mesmo defeito, só ligava a velocidade alta.. então no meu caso, que era bem parecido, era o modulo de reles que vai embaixo do paralama, pois o cebolao mandava sinal para a caixinha e o rele atracava (velocidade baixa) mas a ventoinha n ligava na baixa.. fiz os testes e existe um terminal na caixa debaixo do paralama que saem se eu n estou enganado 6 fios fininhos, ali com um teste de lampada comum vc consegue ver se está saindo o sinal referente que vc quer ou n.. e no meu caso substitui a caixa de reles e resolvi o problema. Bom como o carro é seu, se vc estiver sem grana, pode abrir a caixinha, é um pouco dificil por que ela é selada, mas vc consegue... ai olhe dentro dela no circuito ( que é bem simples) e veja onde que rompeu a ligação, e se for o caso poderá até substituir o rele na caixinha que fica facil. Outra alternativa, é vc colocar um rele a parte, só para a ventoinha baixa, recebendo o sinal do cebolao, e assim mandando pra ventoinha..
Obrigado pelas dicas kakkos, ajudou bastante eu também estou crendo que meu problema é mesmo no modulo da ventoinha... acho que vou arriscar abrir para ver se vejo alguma obstrução... o rele creio eu estar bom ´pois ele "atraca".... Vou ver se crio coragem para desmonta-la rsrs... abraços e obrigado..
Bom finalmente problema resolvido.... após desmontar o modulo de ventoinhas levei a um amigo que mexe com eletronica, ele me disse que estava funcionando tudo ok, que os reles estavam armando e passando a corrente.. e como nos testes jampeando o cebolão vi que o rele armava mas não acionava a ventoinha conclui que:
O sinal para armar estava chegando normalmente, então o problema seria que ale´m de chegar o sinal para armar ele tem também que chegar um sinal positivo nesse modulo de ventoinha, Olhando no modulo de ventoinha tem o terminal pequeno que são 6 fios e o terminal grande que são 4 fios... o terminal pequeno é por onde chegam os sinais para atracar os reles, mas o positivo que aciona as ventoinhas vem no terminal grande que são 4 fios, 2 de entrada e sai 2 para as ventoinhas.. Sendo assim fui verificando e vi que não estava chegando o positivo para o rele de velocidade baixa... Esse positivo vem direto daquela caixa que tem acima da bateria direto para o modulo de ventoinha, ao ir verificando vi que este fio estava danificado no meio do caminho.. fiz o reparo necessário e começou a chegar o positivo para o rele da velocidade baixa que no caso são os dois fios do meio do terminal de 4 fios, e agora a ventoinha está acionando normalmente a velocidade baixa e a alta...
Muito o brigado aos que ajudaram...
Cara foi mau não ter comentado sobre esses fusíveis da bateria, me esqueci. mas problema resolvido. felicidades cara.