Caros colegas do fórum, estou com um Polo 1.6 com um defeito estranho...
Á princípio , o cliente chegou com o carro funcionando , com falhas na aceleração, e a luz do EPC acesa , ao passar o
scanner , foi detectado , " pedal acelerador voltagem alta" ...
Fazendo uma verificação no sistema do carro, foi identificado um fusível rompido na unidade externa (junto ao cabo + da bateria)
Logo identifiquei que uma das ventoinhas estava travada ( a menor) ...
Trocado o fusível, e isolado a ventoinha defeituosa, fiz novamente a leitura, e o erro persistiu, agora o que me chamou atenção
foi o fato de que se subir o giro do motor, desligar a ignição e ligar imediatamente antes da parada , ele volta a funcionar
normalmente, sem indicação alguma no painel, e no aparelho não indica falha alguma ( nem em defeitos passados) !!
Suspeitei então da bateria ( voltagem inferior a 9 v na partida), colocada outra e o defeito continua...
Detalhe: O cliente não reclamou de aquecimento elevado !!
Agradeço aos colegas pelo apoio !!!
Respostas:
Qual sistema de injeção utiliza este Polo, e que ano é?
Colega Canal, o ano eu não tenho certeza, mas dv ser 02/03 o sistema é o Bosch me 7.5.10 ...
teste toda fiacao do pedal,verificando alimentacao,e resistencia do pedal ,e se vc tiver outro pedal pára teste seria bom!
Valeu colega, amanhã eu vou dar mais uma checada na instalação...Agora o que tá me deixando intrigado
é o carro voltar ao normal, quando não é dada a partida !!!
bom ai e de suspeitar da pista do pedal esta gasta proximo da marcha lenta,em rotacoe mais alta a pista esta boa,entao a lampda apaga no momento e falha some, quando vc liga o motor novamente a falha aparece,por que muito provavel afalha esta proximo a borboleta em repouso. peguei defeito parecido so que em veiculos que nao e pedal eletronico,ate mais amigo,qualquer novidade posta ai,valeu!!
É colega, vou seguir sua linha de raciocínio, de fato faz sentido, a posição do desgaste influenciar na leitura da avaria !!!
Logo pela manhã, vou agilizar um pedal para o teste , obrigado novamente !!
Colega reobote...Arranjei uma peça para o teste, mas o defeito continua...
Vou remover a centralina , e pegar uma desbloqueada para teste...Valeu pela força !!
Valeu batiria, chequei com critério a alimentação, inclusive um possível corte de alimentação durante a partida
e tudo está em ordem...:
Em relação a resistência, medi com o multímetro, diretamente na carcaça do alternador (+ / -) com o motor em funcionamento, e os valores declarados , são os mesmos que estão nos pólos da bateria , inclusive o aterramento da carroceria, que por coincidência é ao lado da ecu .
Obrigado pela sugestão, vou partir pra ECU ...Abçs colega !!:
Bom dia ! verifique o que o alternador manda pra bateria,quanto a (excesso de garga) e estado do sistema de ignição( interferencia).
eh muito dificil dar problema no pedal 90 % das vezes o problema ou eh chicote ou eh o corpo de borboleta mesmo e a central acaba dizendo que eh pedal, faça o teste do corpo. e faça o teste de aterramento do motor e do corpo mas faça o teste mais preciso diferente deste que tem que dar o mesmo valor da bateria, coloque o multimetro na scala de 2k coloque a ponta vermelha no borne negativo da bateria e assim coloque a ponta preta nos locais a serem testados como cabeçote,corpo de borboleta,escapamento,cambio, etc... o valor não pode ultrapassar 0,05V... abraçs
este defeito tbm apresenta quando a bobina esta trincada ou cabos ruins e vaza muita interferencia eletromagnetica...abraçs
Colega murilo, para lhe ser franco, este teste eu não fiz, mas se puder me dar mais uma orientação seria de grande ajuda...
No caso dessa faixa de escala (0.05v) ser inferior, seria indício de problema somente no aterramento (-) Correto ???
Valeu pela informação..abçs colega !
Caro colega Herman, te pedi ano e sistema de injeção porque hoje em dia tem varios carros com sistemas diferentes e cada sistema tem suas particularidades, ai o pessoal se situa melhor, vc ja susbstituiu a central como teste?Pelo que vi nos relatos vc ja testou quase tudo, fique atento a interferencias de ignição de alta(bobina, cabos, velas, etc).
Quanto ao que o murilo coloca é a famosa diferença de potencial, ou seja neste caso os aterramentos não podem estar com muita diferença em relação a Bateria, só achei estranho (2K) não entendi isso, depois ele retorna com (V), na verdade a medição tem que ser feita em Vdc, e não pode ultrapassar os 0,3Vdc, ou seja não pode ultrapassar os 300 Mili volts, o bom é que fique em torno de 100 mili volts, em alguns casos até menos, mas a tolerancia maxima seria 300 mili volts(0,3Vdc).
OK colega Canal, como vc msmo disse, pelo fato de haver uma diversidade de sistemas, um colaborador nosso aqui de Ctba
está tendo um pouco de dificuldade em encontrar uma central compatível desbloqueada para o teste dinâmico, vou ter
que ficar no aguardo p/ teste da UCE !!
Em relação ao teste do colega Murilo, achei interessante aprender mais um , mas confesso que não entendi bem a escala a ser usada
no multímetro, pois eu testo a resistência do cabeamento sempre em dcv...
Mas agradeço sua indicação no procedimento, pois se houve diferença de valores no aterramento, talvez tenha sido a causa do dano
À UCE (caso se confirme a suspeita), pois como já havia relatado anteriormente, uma da ventoinhas estava travada, (queimada msmo)
e o fusível rompido era um de 40a, o que acho ser superior ao valor recomendado (30a p/ a ventoinha menor)
O canal putz errei na hora de digitar eh isso mesmo cara 2k nada a ver, tem que ser medido em V rrss.. e sempre dar abaixo de 0,5 eu procuro sempre zerar isso e ja resolvi varios casos, valeu pela correção abraçs!!
Amigo, já peguei falha neste Polo 1.6 em que a luz EPC acendia e perdia pedal. O defeito era na central mesmo, mas não conseguia encontrar outra central para substituir.
Tive que puxar um fio do módulo da linha negativa do corpo de borboleta e aterrar na carroceria, aí consegui resolver o problema. Não sei se é teu caso, afinal queimou um fusível de 40A quando o equipamento trabalha com 30A, então com certeza tem curto no sistema. Se quiser tirar a dúvida, meça a tensão direto dos conectores para a central, ou então do negativo da betira para o conector.
Abraço e bom trabalho.
Prezado andrade.font , ainda estou aguardando uma central desbloqueada p/ o teste dinâmico, o cliente está aguardando apenas a
confirmação da suspeita do diagnóstico, para efetuar a troca...
No momento ele está usando outro carro, e está disponibilizando o tempo necessário para resolver o caso .
Mas vou seguir sua orientação e ver como ele se comporta...Obrigado colega !!!
Herman, voltagem alta esta ligado a curto entre alimentação e e sinal de resposta , verifico o chicote do pedal, ele pode estar fechando em algum lugar perto dos pedais de freio e embreagem. Fuzivel queimado da alimentação do pedal a exemplo seria baixa voltagem. E a alimentação do pedl parte total da central, e de 5 volts.
Att.
Valew colega Lcar, a verificação do chicote foi minuciosa, inspecionei conectores, a voltagem, a continuidade, alimentação etc...
Coloquei em prática a sugestão do colega andrade.font, o carro melhorou, porém, quando aciona o pedal do freio , novamente ele fica sem aceleração, e a luz do EPC dá as caras...
Ao chegar a uce ,p/ o teste , eu posto o resultado...
Vc usa o KTS 200???? Eu adquiri um , mais ainda estou me familiarizando c/ ele...Abçs colega !!
Amigos do fórum, confirmando nossas suspeitas , o Pólo estava msmo com a UCE danificada, após o teste dinâmico com uma central desbloqueada, o veículo se comportou corretamente, sem nenhuma ressalva...:
Apenas não pudemos concluir com clareza se a causa do dano foi a sobrecarga causada pela ventoinha travada, e o uso de um fusível superior a capacidade indicada : :
De qualquer forma, uma vz a instalação sendo checada e aferida, concluimos que a msma está apta a receber a UCE nova :) :)
Abçs a tds que compartilharam comigo suas experiências, espero poder ajuda-los em outra oportunidade !!:
Estou com um problema estranho e dificil de achar também. O polo 2009, tem um problema intermitente. Ele falha, mas se acelerar com mais intensidade ele fica normal, depois volta com o problema. Já verifiquei bicos, cabos, vela e bobina. Tudo ok, mas o problema persiste. Luz EPC liga as vezes também. Sugestões?