Carregando os tópicos... por favor aguarde
bom dia amigos,estou com um gol 1.0 8v 2003, ele chegou na oficina falhando e as vesses amarrando, entao partir para o escaneamento e encontrei varios codigos de defeito (falha no cilindro 1,2,sonda,erro de combustao, etc...),quando apaguei o codigo de defeito o carro voltou ao normal,deixei o carro fucionando e nao apresentou nada entao saimos com o carro com o escaner e quando apresentou o defeito, apaguei o codigo de defeito e o carro voltou ao normal, desconfio do modulo de injecao. me ajudem estou com o carro na oficina.
Respostas:
Olá, eu revisaria nesse carro todo sistema de ignição, velas, cabos e bobina...
ola, bizetto eu ja revisei caobo, vela bubina filtro de ar ..., e por falar em cabo ele tinha trocado esses cabos a + ou - 2 messes era da marca max cabos(macar inferior) e coloquei bosch.
Junio21 qual é o defeito que aparece sempre em primeiro da lista?
Preste atenção se o sensor de RPM deste veículo foi substituído recentemente ou apresenta defeito registrado no sacaner.
Veja esta matéria do http://oficina-automotiva.forums-free.com/sensores-de-rpm-e-fase-importancia-e-defeitos-t392.html
A importância dos Sensores de RPM e FASE – os sintomas e as características dos defeitos.
Caso falte o sinal do SENSOR DE FASE nos veículos abaixo relacionados, nenhuma falha será percebida, o motor não sofre alterações de marcha lenta e a sua retomada de aceleração será normal, lembrando que a UC estará usando os sinais do SENSOR de RPM.
A estratégia de gerenciamento dos injetores muda, deixando de ser seqüencial fasada para semi-seqüencial porque a UC não consegue identificar a fase de cada cilindro do motor e passa a injetar dois á dois casados.
Caso falte o sinal do SENSOR de RPM, a rotação final do motor ficará limitada a patamares de segurança e a partida ficará bastante longa.
Caso o veículo seja Volkswagen e vc desconfia que esteja faltando um dos 2 sinais e queira fazer um teste rapidamente, basta desligar um de cada vez, aquele cujo motor apagar é exatamente o que está BOM e está mantendo o sinal para a UC.
São eles:
Veículos FIAT Pálio e Siena equipados com motor 1.6 16V
Veículos FIAT Tipo equipados com motor 2.0 16V
Veículos VOLKSWAGEN Novo Gol Power equipados com motor EA 111 de 1.0 8 e 16V
Veículos VOLKSWAGEN Golf GTI
Veículos FORD Escort, Fiesta, Ka e Courier motores Endura, Zetec Rocam e Zetec 16V
Veículos G M Vectra B 16V, Astra Novo 16V e Corsa 16V
Alguns veículos quando apresentam a ausência do sinal do SENSOR de FASE para a UC, o motor não funciona pela falta de pulso na bobina, falta de pulsos nos injetores e a bomba não recebe alimentação.
São eles:
Veículos FIAT Tipo com motorização 2.0 8V, Tempra 2.0 16V anos 93 e 94, Tempra SW
Veículos FIAT Marea 2.0 e 2.4 de 20V
No caso específico do Marea, além de sustar o sinal da bobina, injetores e bomba por falta do SENSOR de FASE, a UC pode usar o mesmo procedimento caso detecte discrepância dos sinais de fase e rpm por conta de erro no sincronismo da correia dentada.
Por Walter Schultt
ai amigo tive um defeito desdes e na verdade não era nada disso ear apenas o sensor de detonação que estava com a tomada encostando na corroceria.
walter dessa vez os primeiros defeitos da lista foram, falha no 1°,2°,3°,4° cilindros, e nem um momento apresentou sensor de rpm e de fase. ontem troquei a bubina de ingnicao, e ate este momento nao apresentou falha.eu gostaria de saber porque quando apagasse a memoria de erros o carro imediatamento volta ao normal?. se o carro nao apresentar o defeito eu volto a comunicar.
Junio21,
Simples, a bobina com fuga de alta tensão gera interferência no sistema e o módulo para proteger o motor, susta o pulso dos injetores.
Muitos sistema tem este tipo de estratégia, por exemplo: os Classe A quando um cilindro não recebe centelha da bobina, o módulo reconhece o problema e susta o sinal daquele cilindro, eu fiz uma matéria a respeito no nosso fórum de arquivos OA mas agora ele está fora do ar porque foi relatado por abuso, deve ser excesso de informação para reparadores, não liga não, eu estou me queixando porque estou bastante injuriado. Nossa classe só tem a perder...WS
Olá, provavelmente é a bobina mesmo, quando temos esse problema o ideal é substituir todo o sistema de ignição, velas, cabos e bobina.
eu ja liberei o carro, semana que vem o proprietario voltara para eu fazer + um verificacao. obrigado pala ajuda.