Estou com uma corsa pick-up, chegou na oficina com os resaltos do comando de valvulas comidos devido a borras de óleo que não o deixou ser lubrificado, foi trocado o comando, os tuchos, as pastilhas, balancim e o cabeçote foi para a retifíca. Montamos o veiculo, e em alta rotação tudo beleza, mas, a marcha lenta fica irregular, verifiquei o ponto passei o scanner e nada constou. Fiz o teste de compressão do motor, o 1° e 2° cilindro tinha tacha boa mas caía no medidor de compressão, passei para o 3° e 4° cilindro e a compressão estava baixa em ambos. Removi o cabeçote e levei novamente para a retifíca, montei novamente testei e o 1° e 2° estava com tacha boa e não caia mais já os outros dois continuaram do mesmo jeito e continuou a persistir o defeito. Foi trocado cabos de vela, vela, bobina, anéis, limpeza dos bicos, procurei alguma entrada de ar pelo coletor de admissão e não encontrei nada.
Respostas:
descarregue os tucho coloque novamente no lugar e meça a folga entre o comando e o balancim tem que ter no minimo 0.70 mm de folga.
A compressao esta baixa? talvez seja problema sno aneis de compressao!
concordo com os amigos quanto a aneis e tucho mas uma outra coisa qual a qualidade do oleo esses tuchos costumam travar com oleo grosso e dar esse tipo de poblema olha la e de noticias.
O amigo ja se sertificou se o eixo comando que colocou é realmente do carro?
pos já peguei um vectra com esse poblema; caso contrari verifiqui a engrenagem da correia dentada ela costuma a quebrar na parte de dentro e sai de cicronismo espero que possa le ajudar vlw.
alem de se certificar que o eixo de comando estar correto, enviou também alem do cabecote a gangalha onde e alojada o eixo de comando. Muitas vezes a mesma empena.
retirei os tunchos e medi a compressão com as valvúlas fechadas e mesmo assim a compressão esta baixa, subiu um pouco.
retirei os tuchos e medi a compressão com as valvulas fechadas, mesmo assim continuou baixa, mais subiu um pouco.
vc ja experimentou faxer vc mesmo o esmerilhamento das valvulas? Por que eu ja tive esse tipo de problemas e a FALHA era na RETIFICA.boa sorte (DEUS E´ FIEL)
Ysnip.
Não entendi o procedimento de teste de compressão feito.
Voce tirou os tuchos,então as valvulas permaneceram fechadas?
Aí colocaste o medidor de compressão no orificio da vela?
Como terás uma leitura de pressão certa ,se não deixar entrar ar para o pistão comprimir?
O certo para medir compressão dos cilindros é manter a borboleta toda aberta no momento de acionar o motor para efetuar o teste.
Fazer teste com tudo no lugar,conferir sincronismo motor atenciosamente,poís tambem influi na pressão medida do cilindro.
Bomba de óleo com pressão excessiva tambem pode enforcar válvulas.
Cumpadi,já peguei um defeito assim e era culpa da retífica que deixou a sede de válvula muito funda,enforcando a válvula.Por mais que o tucho quisesse compensar,a válvula estava muito baixa.Solução foi desgastar em torno de 0,50 mm na cabeça da válvula, aí o carro voltou a ter o funcionamento perfeito.
Sim, Mas para ver se dava alguma diferença fiz com as valvulas fechadas.
nao sera entrada de ar falso pelo servo freio? isole para ver oq da,regulador de pressao furado depois q esquenta o bixo começa a gotejar, o excesso de comb no oleo entre os aneis prejudica a vedaçao destes,
Consegui resolver o problema, descarreguei os tuchos e a marcha lenta era muito boa, Depois que carregava os tuchos o motor falhava, troquei o comando e tudo se resolvel o cara que me vendeu o comando me deu um novo e ainda pagou minha mão de obra por ter retirado e colocado novamente o comando, pois ele estava ciente que eu tinha dito que era comando de valvula e ele garantiu que não era.
DEFEITO: COMANDO DE VALVULAS EMPENADO.
ajude eu entender, empenado onde? como que montou na gaiola? agradecido
na verdade nao e o comando de valvulas empenado, o que acontece e que no momento da fabricação do comando ocorreu algum erro e o angulo de abertura dos cames ficou alterado, provocando assim este tipo de falha. Espero ter ajudado a enriquecer a explicação. B)
JÁ HOUVE MUITO ISSO AQUI EM JOÃO PESSOA , AQUI A GENTE SÓ USA NA GM APLIC OU DA GM - ESSE OUTROS TEM ÂNGULO DE ABERTURA FALHO - É UM CÂNCER.
Não lembro, foi fornecido pela a etifica e sem embalagem.