boa tarde amigos,
sou novo no oficina brasil, trabalho em uma concessionaria de caminhões pesados.
bom...
tenho um Peugeot 307 2007 1.6 o qual começou a apresentar falha no marcador de combustível, pois me deixou a pé marcando meio tanque.
de cara pensei. marcador de combustível, desconectei o sensor de nível e o ponteiro não mudou, passei de nível, curto circuito, examinei toda a fiação até a bsi e não encontrei avaria.
Gostaria de algumas dicas!
ah! recentemente troquei a bateria!
grato e me desculpem pelos erros, como disse sou novo no fórum!
Respostas:
Amigo troquei! o problema é que continua marcando meio tanque, ate mesmo se eu desconectar o sensor de nivel!
Tem que fazer o aprendizado,boia confiavel,retire a carcaça da bomba fora e deixe plugado o fio.levve com a mao o sensor no minimo(tanque vazio),ligue a chave e aguarde uns dois min,desligue a chave e aguarde uns 2 minutos,leve o sensor ate o meio,ligue a igniçao e aguarde 2min,desligue,espere de novo e leve o sensor ate o maximo e ligue de novo a chave,cuidado coma pressao de combustivel,a bomba pode ser acionada.Faço isso e da certo.....
Valeu amigo, irei fazer, só uma duvida, quando desconecto o sensor o ponteiro não deveria marcar zero?!
Nao,o sistema vai entender que deu pane no sensor e vai continuar na mesma posiçao como referencia,ate que ele volte a receber um sinal plausivel do sensor,por isso se faz o aprendizado..
Boa noite, Miros estava viajando por isso não postei os resultados, não tive sucesso, efetuei os testes de resistência os quais estão ok, tentei fazer o aprendizado porém não resolveu meu problema, fiz os testes e não encontrei valor em volts na alimentação do sensor de nivel, teria mais alguma dica, fusivel conector etc... ou talves uma falha na bsi. Ah! Gera o codigo p0462 grato!
Seguinte amigo com a decada resistiva vce desconecta o plug no tanque e pela decada vce manda um valor para o painel como se fosse a boia para ter certeza que o painel ta ok,ai pode que seu ponteiro volte a funcionar se nao só com o scaner especifico para peugeot e citroen só ele faz a programaçao correta.Para fazer o teste com a decada vce tem que achar o valor da resitencia em tabelas na internet tem.
Boa noite, Adinoel fiz os testes como sugeriu, porém nada aconteceu, o painel continua a não marcar, como havia dito testei os dois fios, um em relação ao outro e em relação a massa e não encontro valor em volts, estou pensando em efetuar testes de continuidade até a BSI, vc teria alguma sugestão, o problema maior é que estou a quase 800km de uma concessionária Peugeot, por hora grato!
meu caro, oque voce precisa pra fazer o teste de continuidade!!
sugiro também ki faça o teste de resistencia do fio,
encontrou a tabela com as resistencias da boia, pode nos passar ela
voce já levantou a hipótese do marcador no painel estar estragado,
voce não encontrou ainda este código P0462!!!
vamos ver juntos oque conseguimos
amigo, todas as informações que encontrei a respeito do codigo p0462 se referem ao sensor de nivel, cheguei a fazer teste de continuidade, porém irei medir resistencia, talves esteja dando continuidade devido a uma oxidação mas não passando corrente, certo?! irei fazer o que vc sugeriu! assim que fizer irei postar os resultados! grato! só tive uma duvida, os cabos chegam até a BSI, dela para o painel a informação vai por fios comuns ou link (can)
Amigo, o os fios estão em perfeito estado até a BSI, eles chegam em um conector preto, coloquei o multimetro nas costas do conector com a chave desligada onde encontrei os valores corretos, vazio 350ohms cheio 50.5 ohms, descartando assim a possibilidade de ser instalação elétrica ou sensor, e o painel funciona, quando ligo a chave acende luz da reserva ponteiro sobe cerca de 1 mm e gera a falha de nivel de combustível no computador de bordo! Boa noite! Grato a todos!
Segue o vídeo do procedimento correto para o aprendizado do sensor de nível do tanque dos Peugeot.
Boa noite Adriano
Existe um procedimento para fazer a calibração do sensor de nível, porém tem que respeitar o tempo de power last do sistema, e o reset da room tem que ser via bateria.
1 passo espere o tempo de power last desligue a bateria (nesse ponto a caneca da bomba com o sensor de nível já tem que estar fora do tanque) coloque o sensor de nível na posição reserva ligue a bateria e ligue a chave e verifica se o painel marcará tanque vazio, se sim desligue a ignição e espere o tempo de power last e desligue a bateria ( nesse ponto vc acabou de calibrar a reserva.
2 passo coloque o sensor de nível na posição meio tanque, religue a bateria e ligue a ignição e verifica se o painel marcou meio tanque, se sim desligue a ignição e espere o tempo de pawer last e desligue a bateria ( com isso você acabou de calibrar a resistência de meio tanque).
3 passo coloque o sensor de nível na posição de tanque cheio, religue a bateria e ligue a ignição e verifica se marcou no painel tanque cheio, se sim desligue a ignição e espere o tempo de pawer last desligue a bateria (nesse ponto você acabou de calibrar tanque cheio)
4 passo monte a caneca completa no tanque ligue todas as mangueiras e conectores elétricos do conjunto ligue a bateria e ligue a ignição o painel deverá marcar exatamente a quantidade de combustível que estiver no tanque..
Espero ter ajudado grande abraço