Bom dia!
Temos um peugeot 206 1.0 16v, ano 2003, Gasolina, motor D4D Renault, e o mesmo vem apresentado dificuldade na partida a quente.
Peças que já trocamos:
- Bomba
- Regulador de pressão
- Filtro
- Pré filtro
Não foi testado nem verificado a parte de ignição, bobina, cabos, velas , o mesmo funciona perfeitamente após 20 segundos de partida forçada (segurando a chave), sem falhar, vibrações, ruidos, etc. em todas as faixas de RPM.
A dificuldade é na partida a quente mesmo, partida a frio, ou primeira partida do dia, pega em 1/2 volta.
O que pode ser isso?
Sensor de temperatura foi substituido há uns 5 meses por um MTE-Thomson.
Respostas:
Prezado Guilherme. Um dos primeiros itens que se verifica num motor com esse tipo de defeito são as velas, depois a potencia das centelhas. Isso é básico...começa-se pelo mais simples e depois aprofunda-se a pesquisa. Abraço.
Depende de como não pega. Verificou estanqueidade de bicos?
Outra questão pode haver tb um desgaste no motor de arranque ou até mesmo um exesso de carbonização nos pistoes que com o motor quente ao desligar e dar partida em seguinda o motor da tipo um calço e vira pesado .
Boa noite amigos,
Grato pelo retorno rápido. Amanhã vou verificar as velas, os cabos não tenho como verificar, ou pelo menos não sei, pois é aquele tipo de bobina em que os cabos são "implantados" dentro da carcaça, então não tenho como remover os cabos para testa-los, ou como disse, pelo menos não sei como fazer algum teste ali.
o motor tem 170mil km, é o famoso D4D Renault, então, sim pode ter excesso de carbonização na câmara por causa do consumo de óleo pelo respiro da TBI...
Ele meio que dá uma "afogada" pois sinto um cheiro bem forte de gasolina crua saindo pelo escape, logo após pegar, depois de uns 15 a 20 segundos de partida direto.
Amanhã volto com fotos, tanto das velas, quanto irei tentar tirar do pistão pelo furo da vela, e vou realizar o teste sem a tampa de óleo também.
O motor de arranque está zero, gira bem rápido e com muito torque.
abraços!
Bom dia, Feliz Páscoa à todos.
... Continuando:
Depois da remoção e verificação das velas e cabos, limpeza do sensor de rotação, conectores, limpeza dos conectores da central e da caixa de fusíveis BSM, notei que, ao dar a primeira partida do dia (intermitente) a bomba de combustivel é acionada apenas por alguns décimos de segundo, e logo em seguida para.
Estou à procura do relê da bomba, mas sem sucesso até então.
Alguém sabe se esse modelo utiliza relê para a bomba de combustivel?
Bom dia Mauro!
Não sou reparador, sou auto-peças, mas tenho uma noção boa em mecânica, o que me falta são ferramentas.
Sempre reparei todos os meus carros, através de fórum, estudo próprio, tentativa e erro, ou youtube. Mas dessa vez estou nesse dilema com o PuGzinho.
Hoje vou limpar os conectores da central que fica atrás do coletor e da BSM que fica sob a coluna de direção, pois os mesmos apresentavam zinabre nos contatos.
Segue o video do problema, talvez alguém já tenha passado por isso e tenha uma luz ou dica pra me dar.
Boa noite,
Realizei a medição dos bicos, e um bico chines paralelo encontra-se morto, substituí o mesmo por um Magnetti-marelli (os outros são weber), o veículo funciona perfeitamente, inclusive parou o problema da demora na partida, até a fase quente (80/83º), quando começa a falhar e funcionar só 3 cilindros, me parece que o bico novo (magnetti) não é reconhecido, ou algo assim.
há centelha nos 4 cabos.
não acende a luz da injeção
Resolvido,
Problema: Bico injetor chinês FUNCIONANDO, com resistencia de 156ohms.
Sim, o problema todo era só um bico chinês que havia substituido há mais ou menos 6 meses, a demora na partida, a vibração, excesso de fumaça pelo escape, foi substituido hoje por um original e acabou o problema todo, inclusive da fumaça.
Não sei o porque de um bico funcionando (porém chinês) dar todo esse problema, talvez ao aquecer a resistencia dele era alterada. Bom fica aí a solução pra se acontecer com alguém, já sabem o que pode ser.
abs