Gostaria de saber se tem algum mecânico que já teve problema com peça com defeito na VW. Comprei na concessionaria Marte uma peça de codigo 06h/121026/cq - bomba d´agua + carcaça + válvula + sensor de tempera, pela bagatela de R$ 1500,00 apliquei no carro e em menos de 8 meses a peça deu defeito. Fora o trampo de desmontar tudo para troca da mesma meu cliente ficou super enfurecido em saber que uma peça deste porte de valor é uma merda.
Respostas:
Colega:
Não que eu esteja contra você, mas a compra de peças na Rede de Concessionárias e da seguinte forma:
Peças adquiridas no balcão da concessionárias,................................3 meses a partir da data da nota fiscal.
Peças e serviço executados na concessionárias...............................1 ano a partir da data de entrega do veículo.
Quanto a qualidade de peça existem varias possibilidades, defeitos de produção, instalação da mesma, outras peças que poderiam danificar a mesma, impactos etc,
Então infelizmente qualquer um pode passar por isto,Para evitar desde que você sempre esteja calçado, com a nota fiscal de sua oficina onde , mostre o tempo de garantia e algumas normas.
Agora em seu caso a minha sugestão e entra em contato com atendimento a Clientes de Montadora, e em pose da nota tentar uma negociação.
Att> Diaz
Verdade seja dita,
À cada dia eu me surpreendo mais com o know-holl do Diaz quanto aos processos de Reparação Veicular.
Realmente uma concessionária não pode oferecer uma garantia estendida quando uma peça comercializada é montada por terceiros com experiência não comprovada pela própria montadora.
Abraços.
Bom Dia, Diaz
Eu sei qual o procedimento da concessionaria, o intuito da minha pergunta era só e simplesmente saber se alguem deste forum já teve problema com esta peça... Pois ela esta com defeito de fabricação e já encontrei 2 peças defeituosas em oficinas independete e 1 concessionaria. Já esta em analise na Fabrica.
O intuído deste post era de ajudar.... mas se soubesse que as pessoas que o utilizam só querem criticar nem o mandaria.
Nunca mandei nada aqui ... e não mandarei mais.. em vista que estava olhando em outros post... muitos só criticam.. acho que se não tem informação a complementar ... melhor não optar.
>Bom Dia, Diaz
Eu sei qual o procedimento da concessionaria, o intuito da minha pergunta era só e simplesmente saber se alguem deste forum já teve problema com esta peça... Pois ela esta com defeito de fabricação e já encontrei 2 peças defeituosas em oficinas independete e 1 concessionaria. Já esta em analise na Fabrica.
O intuído deste post era de ajudar.... mas se soubesse que as pessoas que o utilizam só querem criticar nem o mandaria.
Nunca mandei nada aqui ... e não mandarei mais.. em vista que estava olhando em outros post... muitos só criticam.. acho que se não tem informação a complementar ... melhor não optar.
Bom, eu respondi a sua pergunta e acrescentei normas pois se você diz que sabe outros podem não saber.
quanto a mecânico nunca deparar com defeitos de peças novos e originais com defeito seria inclivel, Pois se você sabe tanto , deveria saber que as montadoras dão garantia porque as peças montadas no carro podem dar defeito e todas são originais.
Em nenhum momento Faltei respeito profissional comi você , você abriu um Tópico que no meu entender agora era para desestressar
e não em obter opniões.
Tente ler novamente o que eu te passei, mas tente entender,
Quanto a você estar estressada e seu cliente e outra situação, se eu não agradei não posso fazer nada,
Sabe nem Jesus conseguiu agradar a todos.
Diaz
Prezada Renatinha31, Boa Tarde.
Sob meu ponto de vista não constatei falta de respeito em relação ao seu post, apenas comentários pertinentes. Uma vez que você tem conhecimento dos procedimentos da Concessionária, suponho possuir afinidade com a Portaria Ministerial 301, em todo caso vou resumí-la de forma simplificada para o seu conhecimento:
Existem basicamente dois tipos de garantia, que cobrem as mesmas espécies de defeitos: a legal, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC); e a contratual, que segue as condições definidas em contrato pela montadora ou revendedora (assistência técnica). Qualquer garantia só começa a contar a partir da entrega do produto ou da finalização do serviço. E todos os reparos feitos possuem prazo de garantia e devem usar peças originais e ser inteiramente gratuitos; o fornecedor só pode cobrar pelo frete. (Você sabia disso?).
Em ambas as situações, são cobertas todas as peças que apresentem falha de material, defeito de fábrica ou problemas anteriores à comercialização, como danos provocados por transporte inadequado. Nesse último caso também se incluem todos os defeitos decorrentes de mau uso ou desgaste de peças de seminovos e usados que datem da época do antigo dono. Afinal, nenhum vendedor pode pôr à venda um produto que não esteja em perfeito estado. Vale frisar, no entanto, que ao comprar um carro diretamente de uma pessoa física em vez de recorrer a uma revendedora, perde-se o direito a qualquer garantia, pois isso não é considerado uma relação de consumo.
Por outro lado, enquanto o carro estiver nas mãos de um proprietário, todos os defeitos que ele mesmo provocar - seja por mau uso, má-fé ou por conta de um acidente - bem como o desgaste natural das peças estarão de fora da cobertura. Assim, eventos como pneus furados, pintura queimada pelo sol, carregamento de peso acima do limite do carro ou problemas decorrentes do uso de combustível incorreto ou adulterado não estão garantidos. Da mesma forma, as trocas de peças de manutenção periódica também estão excluídas.
O que é uma Garantia legal?
A garantia legal para bens duráveis e serviços, como automóveis e consertos em oficinas, é de 90 dias. Ela é obrigatória, por isso ninguém pode dizer que determinado produto "não tem garantia". "O fornecedor deve poder garantir a qualidade do produto ou serviço que oferece.
A lei faz distinção entre dois tipos de defeitos. Os chamados vícios aparentes, que são os problemas mais superficiais e fáceis de constatar, são garantidos até três meses após o reparo do produto ou finalização do serviço. Mas existem também os vícios ocultos, que são os defeitos mais difíceis de perceber, que geralmente só aparecem após certo tempo de uso. Se esse for o caso, o prazo de garantia só começa a contar no momento da constatação do defeito, mesmo que o veículo tenha anos de uso. Essa condição garante, na prática, que defeitos de fabricação menos óbvios possam ser reparados a qualquer momento. Mas às vezes é preciso um laudo técnico atestando que o defeito realmente é de fábrica. Você poderia ter providenciado, sabia?
O fato de que a garantia legal e a contratual são complementares, isto é, uma não está contida dentro da outra. "Só quando acaba a garantia contratual é que começa a garantia legal. Isso está definido no artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor. Ainda assim, muitas montadoras e revendedoras insistem que a garantia contratual engloba a legal. No entanto, se no termo de garantia consta que ela é válida por um ano, após esse período o consumidor ainda tem o direito de reclamar a garantia legal de três meses. E essa extensão da garantia é o atrativo da VW autorizada. Na verdade você não ganha 03 meses de garantia, e sim 07!
Garantia contratual?
O prazo e as peças cobertas pela garantia contratual e os locais onde ela deve ser exigida devem constar no termo de garantia que o consumidor recebe junto com o manual do veículo no ato da entrega do produto. Cada montadora ou revendedora segue sua própria política. Os carros 0 km, de maneira geral, têm garantia de um ano e cobertura de itens mecânicos, suspensão e acessórios originais, muitas vezes sem limite de quilometragem.
Peças de desgaste natural - como pastilhas de freio, pneus, estofamentos, borrachas, amortecedores e itens de suspensão - bem como aquelas que precisam ser substituídas periodicamente, como filtros, correias e fluidos, normalmente estão excluídos, embora para elas seja possível exigir a garantia legal de 90 dias. Evidentemente, acessórios que não sejam de fábrica também não são cobertos.
Mesmo para os veículos que só têm garantia contratual de um ano, algumas situações são cobertas por mais tempo. Na Volkswagen, os componentes internos de motor e transmissão têm três anos de garantia, e o veículo fica coberto por até doze anos contra ferrugem provocada por defeito de fabricação ou falha de material. Já na Fiat, esse tipo de corrosão é garantido por quatro anos para o Uno Mille, Palio Fire e Siena Fire e cinco anos para os demais veículos de passeio. Ou seja essa diferença trata-se da Garantia Contratual, e não obrigatória.
Os veículos usados - mais antigos, com maior quilometragem ou que já tiveram mais de um dono, dependendo do critério da revendedora - costumam ter só a garantia legal de 90 dias para os defeitos pré-existentes. Já os seminovos podem ter, além da garantia legal, uma garantia contratual de até seis meses para motor e câmbio. Veículos pouco usados pelo primeiro dono podem ainda ter a garantia de fábrica, que é transferida para os proprietários seguintes enquanto vigorar. "A revenda segue o manual e a garantia do fabricante", não tem segredo.
O consumidor deve estar ciente, no entanto, de que precisa seguir o manual do veículo para estar coberto pela garantia contratual. Isso significa que ele pode perder esse direito se for negligente na manutenção, (o que reduziria a garantia da peça para 90 dias, realizar reparos ou revisões fora da rede autorizada da marca, instalar acessórios sem autorização da montadora ou se tentar consertar o carro por conta própria. Essas medidas podem provocar ou agravar problemas pelos quais o fornecedor não pode se responsabilizar. No entanto, só ocorre a perda de garantia da peça afetada nessas situações.
E os carros importados? Caso a compra tenha sido feita via importadora, há duas situações possíveis: quando a montadora tem filial no Brasil, ela é a responsável pela garantia, mesmo que o modelo não seja fabricado no país ou vendido em concessionárias brasileiras; mas quando a montadora não tem braço nacional, a importadora é quem fica responsável. Seja como for, a montadora ou a importadora são obrigadas, nesses casos, a manter o mercado nacional abastecido com as peças de reposição desses veículos. Mas se for feita a importação direta, o responsável pela garantia é o fornecedor estrangeiro, sendo que são válidas apenas as leis de seu país de origem.
Problemas com as garantias
Nem sempre reclamar a garantia junto ao fornecedor é tarefa fácil. Se o problema não for resolvido em até 30 dias, o consumidor terá o direito de exigir a troca do veículo por outro semelhante, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço. E se o fornecedor se negar a solucionar o problema gratuitamente, terá que comprovar que o defeito não é de fábrica, mas fruto de mau uso ou desgaste.
Também pode acontecer de o motorista reclamar de um defeito coberto pela garantia e ouvir do fornecedor que "aquilo não é nada", seguido de uma justificativa qualquer. Se, depois de certo tempo, o problema negado pelo fornecedor se transformar em um defeito mais grave, o proprietário do veículo pode acionar um órgão de defesa do consumidor ou até mesmo a Justiça. Por isso, é importante documentar todos os contatos feitos com a montadora ou revenda.
Também é importante saber que enquanto o veículo está na oficina para reparos cobertos pela garantia, seu prazo fica suspenso e só é retomado quando o carro volta para as mãos do motorista. O mesmo acontece em caso de recall. No entanto, se o carro voltar diversas vezes à oficina por causa do mesmo problema, o prazo de garantia da peça afetada ficará suspenso até que o defeito seja reparado por completo.
Portanto, retirou-se a peça da concessionária tem-se direito à 90 dias de garantia. Como relatado, você ainda obteve a concessão de uma análise da peça supra-citada, o que significa uma cortesia da VW, pois você não teria direito segundo a Legislação, e eu digo isso como um Reparador do Fórum e também Membro do INMETRO, se interessar.
Complementando, às vezes confundimos criticas com o anseio de ajudar e prestar informações.
E não hesite em participar em novos posts, você será muito bem recebida e respeitada.
Meus Cumprimentos.