Ola pessoal, estou com um Passat 1.8 turbo 99 na oficina que veio para fazer serviço de suspensão, porem a bateria dele esta ruim e descarregou, após uma carga na bateria o veiculo pegou porem não passar de 1500 rpm, sei que isso é comum de acontecer neste veiculo pois eu mesmo já passei por isso outra vezes e é só fazer o ajuste básico do corpo de borboleta que resolve.
O problema é que nenhuma Scanner esta conseguindo ler o sistema de injeção dele, muto possivelmente por algum problema com o chicote.
Minha pergunta é se existe alguma método de fazer a adaptação do corpo sem ser com o Scanner?
Respostas:
Amigo,
Existe uma forma mas antes de partir para ela veja se é possível obter um scanner com a função VAG. Entre 01 - 10 - 36. Ok. Se nem assim for possível me mande um email.
Att
Estou tentando fazer comunicação do scanner com o módulo, porem os esquemas esletricos que tenho todos consta que o pino da tomada de diagnoze é no pino 43 porem no conector do modeulo este pino nao tem nenhum fio ligado e o fio que sai para o conector esta no pino 13, alguem tem esquema eletrico deste carro para em enviar?
Amigo,
Tenho o Diagrama original do seu Passat. Necessito apenas que me informe as 3 letras marcadas na tampa de proteção da Correia, dessa forma verifico a pinagem específica do seu veículo (existem várias configurações).
Essas 3 letras é o código do seu motor, e com ele já obtenho todas informações técnicas diretamente com a VW. Porém se após a resolução do problema necessitar do PIN, me envie, também, o VIN gravado no Parabrisa.
Abraço.
Motor é o AEB, meu email é [email protected] e meu whatsapp é 19 982672781, agradeço muito toda ajuda
Olá João Carlos, Como Vai?
O seu PASSAT é um modelo B5, fabricado na Alemanha, e seu sistema de comunicação de dados é um pouco diferente.
Atualmente, os veículos VW apresentam a Gateway como um módulo à parte (J-519). Porém no caso do seu Passat, a Gateway ficava dentro do Painel de Instrumentos, além do sistema imobilizador. Por mais que seja evidente os cabos de Rede CAN, e no seu caso até a linha K, chegarem à ECU, quem gerencia se a Injeção irá comunicar ou não é o Painel, e mais precisamente o sistema Imobilizador montado em seu interior. Ou seja, seu Painel tem dois conectores de 32 pinos, e em um deles é ligado um fio, exclusivamente destinado à permitir ou não que a ECU comunique com o equipamento de diagnóstico.
Trata-se de um fio verde e preto que sai da posição 5 de um dos conectores do painel, e é ligado ao pino 19 do conector de 80 pinos da ECU. E mesmo que os cabos de CAN estejam perfeitamente interligados entre a ECU e o Conector de Diagnóstico, qualquer divergência de sinais entre o Imobilizador e a ECU impede tal comunicação.
E isso fez parte do sistema por muito tempo. Quando tiver um Fox, até 2007, nas mãos, desconecte a caixa do IMO, e tente se comunicar com a ECU. Mesmo com as linhas CAN-H e CAN-L ela não responderá, já que o Imobilizador é quem tem a "autoridade" de permitir ou não a transmissão de dados da Injeção.
Abraço.
no caso como nao sei aode é o problema poderia fazer uma ponte do pino do modulo ate o do conector de diagnose? qual é o pino da linha de comunicação do modulo para o conector obd?
Bom Dia Amigo,
Vou tentar orientá-lo por aqui, mas caso seja preciso, eu possuo esse modelo de Painel e também essa ECU, dessa forma hoje à noite eu me disponibilizo em gravar um vídeo e enviar ao amigo, com os procedimento para "driblar" o sistema IMO e testar a ECU normalmente.
Mas é importante seguir minuciosamente o que eu lhe instruir! É como "desarmar uma bomba"....qualquer procedimento errado e terá mais problemas. Inclusive, se tiver Skype, me envie no e-mail que fazemos isso em tempo real.
Mas nesse meio tempo existe uma verificação muito importante que o amigo pode realizar. Inclusive na Alemanha apresentou muitos problemas. Retirando-se o motor do limpador dianteiro existe a Black-Box, ou seja, uma espécie de caixa preta fechada com duas Porcas "Ocas", que várias vezes "espanavam" e permitiam a entrada de umidade em seu interior. Justamente, retirando-se sua tampa será possível visualizar vários Conectores coloridos de 10 Vias, e muitos cabos de dados passam por lá.
Então dá uma olhada nos terminais.....mau contato....enfim, verifique desde a fiação no interior até possíveis pinos danificados.
Dessa forma, aguardo seu retorno, amigo. E se preciso for, vamos ao Plano B.
Abraço
boa noite, obrigado pela ajuda, problema resolvido, liguei o scannetr direto na saida do conetor do modulo no pino 19, assim peguei o sinal diretamente do modulo e o scanner entrou na hora.