pESSOAL ESSA PARATI VEIO DE OUTRAS 3 OFICINAS E O SINTOMA ERA DERRETENDO VELA 2° CILINDRO, O PROPRIETARIO É DAQUELES QUE PINGA DE OFICINA EM OFICINA, ENTÃO JA DÁ UMA IDEIA DE COMO ESSE CARRO CHEGOU ATE MIM, POREM NO DIA QUE ELE REALMENTE ME TROUXE O CARRO, JA HAVIA DERRETIDO A SEDE DA VAUVULA DE SCAP DO 2° CILINDRO, MANDEU O CABEÇOTE PRA RETIFICA, E O MESMO FOI CONSERTADO, ELE ESTA NA ULTIMA MEDIDA, MAS TA OK.
MONTEI COM JUNTA ORIGINAL FERRO
10 PARAFUSOS NOVOS
4 BICOS NOVOS, POIS OS ANTIGOS ESTAVAM COM VAZAÃO BEM BAIXA
1 SENSOR DE DETONAÇÃO
VELAS CORRETAS BUR7ETB10D POIS ELA ESTAVA COM DE GASOLINA
CEBOLÃO DO RADIADOR POIS A VENTUINHA FICA 5 SEGUNDOS LIGADA OSCILANDO
E MANDAMOS ADITIVO PRA DENTRO DO RADIADOR, ATÉ O MOMENTO O CARRO PARECE OK,
MINHA DUVIDA É :
QUAL PONTO CORRETO, POIS EM ARTIGOS PROPRIO DESTE FORUM DIZEM 9°, NO SIMPLO 15° E EM ALGUNS FORUM DE 11 A 13°, ??
NA CONCECIONARIO UM MECANICO ME FALOU QUE LA O PONTO É REGULADO COM UM VACUOMETRO E NÃO COM PISTOLA DE PONTO, MAS ME DISSE QUE É PROXIMO DE 9°
E APOS LIGADO SHORTPLUG REPAREI COM A PISTOLA DE PONTO QUE O MESMO EM MARCHA LENTA FICA ATRASADO ANTS DA MARCA 0T ESSA CORREÇÃO QUE O MODULO ESTA FAZENDO ESTA OK??
SE ALGUEM PODER ME AJUDAR AGRADEÇO.
OBRIGADO
SOLUÇÃO:
PESSOAL TUDO INDICA QUE REALMENTE ERA O FIO DE ROSCA QUE ESTAVA OU DEIXANDO ESCAPAR COMPRESSÃO, OU ENTRAR AR NO CILINDRO OU ATRAPALHANDO A DISSIPAÇÃO DO CALOR DA VELA, POREM ENVIEI O VEICULO A UMA RETIFICA ONDE FOI RETIRADO O FIO DE ROSCA E FEITO UM EMBUCHAMENTO COM ROSCA NO CILINDRO EM QUESTÃO, JA SE PASSARAM QUASE 3 SEMANAS, HJ O CLIENTE ESTEVE AQUI, E RETIRAMOS AS VELAS E ESTÃO INTACTAS, NEM SINAL DE AQUECIMENTO, ELE JA RODOU UNS 5.000KM...
LEMBREM SEMPRE DE VERIFICAR AS ROSCAS DAS VELAS NESTE TIPO DE PROBLEMA, E SUCESSO É RESULTADO DE MUITA PERSISTÊNCIA... MUITO OBRIGADO GALERA QUE ME DERAM DICAS.
Respostas:
MOTOR MI O PONTO CORRETO É 9º COM SHORTPLUG REMOVIDO.
MAS SE DERRETE SEDE DE VÁLVULA DEVERÁ SER REVISTO O MOTOR, INCLUSIVE A LUBRIFICAÇÃO DOS PISTÕES E ARREFECIMENTO.
>MOTOR MI O PONTO CORRETO É 9º COM SHORTPLUG REMOVIDO.
MAS SE DERRETE SEDE DE VÁLVULA DEVERÁ SER REVISTO O MOTOR, INCLUSIVE A LUBRIFICAÇÃO DOS PISTÕES E ARREFECIMENTO.
não basta tirar o short plug a um processo quando o motor estiver em temp. de trabalho aos desligar a ventoinha pelo menos uma vez 1 remova o s.plug o carro oscila a lenta e normalmente estabiliza 2desligue coloque a lâmpada estrobo (não c faz necessário parra lâmpadas com garra tipo jacaré. 3após regular ponto desligue o carro aguarde 30 segundos ou mais recoloque o s.plug.
funcionar e com a lâmpada observar c varia o ponto c tudo ok vai variar próximo aos 9 graus aumentando com aceleração leves.
c persistir. parra efeito de teste desligue sensor de detonação e observe pois seu problema pode ser uma estratégia
um defeito do sensor de detonação
ou o mesmo esta identificando como pré ignição
Pessoal obrigado pelas dicar, mas estou fazendo o procedimento como vcs estão mencionando, peguei o procedimento no SIMPLO, porem o veiculo continua derretendo vela apenas do 2° cilindro.
O que ocorre que em alta na rodovia a uns 110km/h o veiculo começa a grilar, "do nada" e qdo ele para o carro a vela ja esta se desmanchando, isso com a temperatura do veiculo em 90°
Complementando ja troquei os 4 bicos que estavam c vazão muito abaixo em comparação com os novos,
examinei toda tubagem de scap
troquei cebolão radiador ventuinha ficava oscilando
sensor de detonação
sensor de temperatura
distribuidor
velas
no osciloscopio e no scanner não consigo achar nada...
estou indo para central IAW 1AVP,
SE ESTOU ESQUECENDO DE ALGO POR FAVOR ME AVISEM...
>Pessoal obrigado pelas dicar, mas estou fazendo o procedimento como vcs estão mencionando, peguei o procedimento no SIMPLO, porem o veiculo continua derretendo vela apenas do 2° cilindro.
O que ocorre que em alta na rodovia a uns 110km/h o veiculo começa a grilar, "do nada" e qdo ele para o carro a vela ja esta se desmanchando, isso com a temperatura do veiculo em 90°
Complementando ja troquei os 4 bicos que estavam c vazão muito abaixo em comparação com os novos,
examinei toda tubagem de scap
troquei cebolão radiador ventuinha ficava oscilando
sensor de detonação
sensor de temperatura
distribuidor
velas
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SE ESTOU ESQUECENDO DE ALGO POR FAVOR ME AVISEM...
no osciloscopio e no scanner não consigo achar nada...
estou indo para central IAW 1AVP,
analise com o ocilo. c os bicos estão com mesmo tempo de injeção. é alco ou gasolina pois o ponto vari e tmb. as velas para gasolina BUR5ETB10 pois o gral termico da véla pode ocazionar. c posivel manda uma foto desta véla no meu email
francisco ja enviei as fotos, obrigado, sobre o ponto apos conectar o shortplug, ele fica oscilando proximo do
0T, porem ele passa dos 18° nas acelerações..
E SEM O SHORTPLUG ESTOU DEIXANDO EM 9° LEMBRANDO QUE ELA É ALCOOL
tenta medir com ocilo. o sinal do sensor de detonação e se for dois canal cruza com sinal de ignição pode ser no primário mesmo.
minha suspeita é q pode estar ocorrendo pré ignição
a propósito não recebi as foto até mais.
francisco te reenviei as fotos, porem descobri que o cabeçote esta com fio de rosca no lugar da vela do 2° cilindro e colocaram um fio de rosca curto, pode se notar nas velas que elas estão azulando da metade da rosca para o eletrodo, que é a parte que o fio não pega, conversei com um dono de retifica e ele me garantiu que pode ser sim esse o defeito, pois o fio de rosca para cabeçote tem que ser longo e pegar toda a vela, senão atrapalha a dissipação da temperatura da mesma, isso é fato que o proprietário me reportou hj que ele estava usando vela a gasolina apenas no 2° cilindro pois ela durava por mais tempo... mas mesmo assim amanhã farei o teste que vc me indicou e te reporto.. muito obrigado...
Certa vez passou uma com as mesmas caracteristicas,so que era saveiroG3,original alcool,conservada,tambem derretia vela,nao me lembro se era do 2 ou 3 cilindro.,mas nessa o cara so andava a 150,160 kmh.Fiz manutençao e ele queria que andasse mais,mandei procurar orientaçao com preparadores.....
fora o q te escrevi no email esta sim é uma anomalia q pode causar este problema.
Bom dia
Amigo tenta ver a mistura desse carro, deve estar trabalhando pobre, se a mistura estiver pobre com certeza vai derreter as velas, na sede que deu problema ela fez um corte como se fosse feito com massarico? Se sim é batata mistura pobre, quem meche com caro que usa turbo sabe bem que oque derrete é mistura pobre entrada de ar, ande com o scanner ligado nela e veja a leitura da sonda.
Pessoal fico muito grato mesmo pela ajuda de vcs, estou colocando as fotos no email de vcs para analise...pois não consigo postá-las aki
Segunda feira estarei indo até a retifica para verificação destes fios de roscas..acredito que alem do problema da dissipação pode estar entrando ar no cilindro p
elo fio de rosca...
meu osciloscopio é minipa, a compressão esta ok, testei qdo veio da retifica, ta na faixa de 13,4 bar nos 4 cilindros, o cabeçote ta com 132mm de altura, vou fazer os testes, pois meu osciloscopio tem sim os cabos para teste de secundario , ai posto o resultado.. ele esta com cabo de velas novos da bosch porem as velas são ngk., grande abraço
sim esta tudo dentro dos parâmetros, porem o veiculo foi hj para fazer rosca novas nas velas, o meu mecanico andou 120km na faixa de 100km/h e a vela não derreteu, apos feito as roscas ele vai voltar na media de 110 a 120 e vamos ver o que vai dar....
Voce comentou que a compressão está em 13,4 bar e o pistão é de alcool? A compressão está muito baixa para alcool, se o cabeçote está na ultima plaina ou faceamento coloca a junta tipo amianto pois é mais grossa ou mande fazer uma metálica ou compre com maior espessura para não modificar a taxa que deveria ser de 16 a 20 bar no etanol.
Pode ser sim a rosca da vela. Alguma galeria de agua com restrição ou trinca impedindo a refrigeração, inversao de sequencia de ignição, ponto errado de ignição ou de distribuição e o sensor hall ou distribuidor errado. Motor a alcool não deveria grilar, seu cliente deve estar colocando gasolina no tanque, misturando os combustiveis ou combustivel de pessima qualidade.
Observe se há entrada de ar falsa monitorando o valor map/maf que pode estar ocorrendo até mesmo no coletor de admissão tornando a mistura pobre, mal assentamento ou válvula emperrando/abertura e fechamento errado (desgaste do comando/tucho hidráulico) no 2 cilindro também pode estar gerando acumulo de calor.
Seriam sugestões...
Esqueci de mencionar que o torque aplicado pode estar insuficiente dos parafusos do cabeçote ou os alojamentos ruins. Medir com termometro cada cilindro individual para obter as temperaturas de trabalho. A biela do 2 cilindro pode estar com altura irregular, somente ele comprime mais que os outros vindo a superaquecer ou o pistão e o conector ruins.
Tem muita coisa para investigar ai....
pessoal levamos ontem a veiculo em uma retifica de presidente prudente, e la foi retirado o fio de rosca das velas e feito um embuchamento, pois o proprio mecanico da retifica adimitiu que por se tratar de alcool e o grau termico da vela ser maior e a taxa de compressão tambem esse fio pode sim esta causando esse problema, meu mecanico voltou de la que da uns 110 km, forçando o motor nas subidas, aplicando torque e porem o carro chegou aki intacto, as velas estão zeras, o veiculo foi liberado para o proprietario estou em contato direto com o dono mas me parece que esta resolvido....mantenho vcs informados...abraço e muito obrigado mesmo pelas dicas.