Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
<t><p>MOTOR MI O PONTO CORRETO É 9º COM SHORTPLUG REMOVIDO. </p> <p>MAS SE DERRETE SEDE DE VÁLVULA DEVERÁ SER REVISTO O MOTOR, INCLUSIVE A LUBRIFICAÇÃO DOS PISTÕES E ARREFECIMENTO.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>MOTOR MI O PONTO CORRETO É 9º COM SHORTPLUG REMOVIDO. </p> <p>MAS SE DERRETE SEDE DE VÁLVULA DEVERÁ SER REVISTO O MOTOR, INCLUSIVE A LUBRIFICAÇÃO DOS PISTÕES E ARREFECIMENTO.</QUOTE> </p> <p>não basta tirar o short plug a um processo quando o motor estiver em temp. de trabalho aos desligar a ventoinha pelo menos uma vez 1 remova o s.plug o carro oscila a lenta e normalmente estabiliza 2desligue coloque a lâmpada estrobo (não c faz necessário parra lâmpadas com garra tipo jacaré. 3após regular ponto desligue o carro aguarde 30 segundos ou mais recoloque o s.plug. </p> <p>funcionar e com a lâmpada observar c varia o ponto c tudo ok vai variar próximo aos 9 graus aumentando com aceleração leves. </p> <p>c persistir. parra efeito de teste desligue sensor de detonação e observe pois seu problema pode ser uma estratégia </p> <p>um defeito do sensor de detonação </p> <p>ou o mesmo esta identificando como pré ignição</p></r>
<t><p>Pessoal obrigado pelas dicar, mas estou fazendo o procedimento como vcs estão mencionando, peguei o procedimento no SIMPLO, porem o veiculo continua derretendo vela apenas do 2° cilindro. </p> <p>O que ocorre que em alta na rodovia a uns 110km/h o veiculo começa a grilar, "do nada" e qdo ele para o carro a vela ja esta se desmanchando, isso com a temperatura do veiculo em 90° </p> <p>Complementando ja troquei os 4 bicos que estavam c vazão muito abaixo em comparação com os novos, </p> <p>examinei toda tubagem de scap </p> <p> troquei cebolão radiador ventuinha ficava oscilando </p> <p>sensor de detonação </p> <p>sensor de temperatura </p> <p>distribuidor </p> <p>velas </p> <p>no osciloscopio e no scanner não consigo achar nada... </p> <p>estou indo para central IAW 1AVP, </p> <p>SE ESTOU ESQUECENDO DE ALGO POR FAVOR ME AVISEM...</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Pessoal obrigado pelas dicar, mas estou fazendo o procedimento como vcs estão mencionando, peguei o procedimento no SIMPLO, porem o veiculo continua derretendo vela apenas do 2° cilindro. </p> <p>O que ocorre que em alta na rodovia a uns 110km/h o veiculo começa a grilar, "do nada" e qdo ele para o carro a vela ja esta se desmanchando, isso com a temperatura do veiculo em 90° </p> <p>Complementando ja troquei os 4 bicos que estavam c vazão muito abaixo em comparação com os novos, </p> <p>examinei toda tubagem de scap </p> <p> troquei cebolão radiador ventuinha ficava oscilando </p> <p>sensor de detonação </p> <p>sensor de temperatura </p> <p>distribuidor </p> <p>velas </p> <p>. </p> <p>SE ESTOU ESQUECENDO DE ALGO POR FAVOR ME AVISEM...</QUOTE> </p> <p>no osciloscopio e no scanner não consigo achar nada... </p> <p>estou indo para central IAW 1AVP, </p> <p>analise com o ocilo. c os bicos estão com mesmo tempo de injeção. é alco ou gasolina pois o ponto vari e tmb. as velas para gasolina BUR5ETB10 pois o gral termico da véla pode ocazionar. c posivel manda uma foto desta véla no meu email</p></r>
<t><p>francisco ja enviei as fotos, obrigado, sobre o ponto apos conectar o shortplug, ele fica oscilando proximo do </p> <p>0T, porem ele passa dos 18° nas acelerações.. </p> <p>E SEM O SHORTPLUG ESTOU DEIXANDO EM 9° LEMBRANDO QUE ELA É ALCOOL</p></t>
<t><p>tenta medir com ocilo. o sinal do sensor de detonação e se for dois canal cruza com sinal de ignição pode ser no primário mesmo. </p> <p>minha suspeita é q pode estar ocorrendo pré ignição </p> <p>a propósito não recebi as foto até mais.</p></t>
<t><p>francisco te reenviei as fotos, porem descobri que o cabeçote esta com fio de rosca no lugar da vela do 2° cilindro e colocaram um fio de rosca curto, pode se notar nas velas que elas estão azulando da metade da rosca para o eletrodo, que é a parte que o fio não pega, conversei com um dono de retifica e ele me garantiu que pode ser sim esse o defeito, pois o fio de rosca para cabeçote tem que ser longo e pegar toda a vela, senão atrapalha a dissipação da temperatura da mesma, isso é fato que o proprietário me reportou hj que ele estava usando vela a gasolina apenas no 2° cilindro pois ela durava por mais tempo... mas mesmo assim amanhã farei o teste que vc me indicou e te reporto.. muito obrigado...</p></t>
<t><p>Certa vez passou uma com as mesmas caracteristicas,so que era saveiroG3,original alcool,conservada,tambem derretia vela,nao me lembro se era do 2 ou 3 cilindro.,mas nessa o cara so andava a 150,160 kmh.Fiz manutençao e ele queria que andasse mais,mandei procurar orientaçao com preparadores.....</p></t>
<t><p>fora o q te escrevi no email esta sim é uma anomalia q pode causar este problema.</p></t>
<t><p>Bom dia </p> <p> Amigo tenta ver a mistura desse carro, deve estar trabalhando pobre, se a mistura estiver pobre com certeza vai derreter as velas, na sede que deu problema ela fez um corte como se fosse feito com massarico? Se sim é batata mistura pobre, quem meche com caro que usa turbo sabe bem que oque derrete é mistura pobre entrada de ar, ande com o scanner ligado nela e veja a leitura da sonda.</p></t>
<t><p>Pessoal fico muito grato mesmo pela ajuda de vcs, estou colocando as fotos no email de vcs para analise...pois não consigo postá-las aki </p> <p>Segunda feira estarei indo até a retifica para verificação destes fios de roscas..acredito que alem do problema da dissipação pode estar entrando ar no cilindro p </p> <p>elo fio de rosca...</p></t>
<t><p>meu osciloscopio é minipa, a compressão esta ok, testei qdo veio da retifica, ta na faixa de 13,4 bar nos 4 cilindros, o cabeçote ta com 132mm de altura, vou fazer os testes, pois meu osciloscopio tem sim os cabos para teste de secundario , ai posto o resultado.. ele esta com cabo de velas novos da bosch porem as velas são ngk., grande abraço</p></t>
<t><p>sim esta tudo dentro dos parâmetros, porem o veiculo foi hj para fazer rosca novas nas velas, o meu mecanico andou 120km na faixa de 100km/h e a vela não derreteu, apos feito as roscas ele vai voltar na media de 110 a 120 e vamos ver o que vai dar....</p></t>
<t><p>Voce comentou que a compressão está em 13,4 bar e o pistão é de alcool? A compressão está muito baixa para alcool, se o cabeçote está na ultima plaina ou faceamento coloca a junta tipo amianto pois é mais grossa ou mande fazer uma metálica ou compre com maior espessura para não modificar a taxa que deveria ser de 16 a 20 bar no etanol. </p> <p>Pode ser sim a rosca da vela. Alguma galeria de agua com restrição ou trinca impedindo a refrigeração, inversao de sequencia de ignição, ponto errado de ignição ou de distribuição e o sensor hall ou distribuidor errado. Motor a alcool não deveria grilar, seu cliente deve estar colocando gasolina no tanque, misturando os combustiveis ou combustivel de pessima qualidade. </p> <p>Observe se há entrada de ar falsa monitorando o valor map/maf que pode estar ocorrendo até mesmo no coletor de admissão tornando a mistura pobre, mal assentamento ou válvula emperrando/abertura e fechamento errado (desgaste do comando/tucho hidráulico) no 2 cilindro também pode estar gerando acumulo de calor. </p> <p>Seriam sugestões...</p></t>
<t><p>Esqueci de mencionar que o torque aplicado pode estar insuficiente dos parafusos do cabeçote ou os alojamentos ruins. Medir com termometro cada cilindro individual para obter as temperaturas de trabalho. A biela do 2 cilindro pode estar com altura irregular, somente ele comprime mais que os outros vindo a superaquecer ou o pistão e o conector ruins. </p> <p>Tem muita coisa para investigar ai....</p></t>
<t><p>pessoal levamos ontem a veiculo em uma retifica de presidente prudente, e la foi retirado o fio de rosca das velas e feito um embuchamento, pois o proprio mecanico da retifica adimitiu que por se tratar de alcool e o grau termico da vela ser maior e a taxa de compressão tambem esse fio pode sim esta causando esse problema, meu mecanico voltou de la que da uns 110 km, forçando o motor nas subidas, aplicando torque e porem o carro chegou aki intacto, as velas estão zeras, o veiculo foi liberado para o proprietario estou em contato direto com o dono mas me parece que esta resolvido....mantenho vcs informados...abraço e muito obrigado mesmo pelas dicas.</p></t>
<t><p>FICOU COMO SE DIZ POR AKI,, FILÉ DO BOI...ABRAÇO A TODOS</p></t>