boa tarde companheiros! hoje a tarde lutei na volta desta viatura e não resolvi o problema. esta parati da erro 020d sonda lambda, sinal muito baixo.
verifiquei ponto da correia dentada, ponto com pistola de ponto no distribuidor, medi compressão de cilindros, retirei os bicos e um estava errado e troquei ele pelo o correto. medi pressão de combustível e vazão ok, depois de tudo isto verifiquei o chicote para a sonda e vi que não tinha aterramento. ai analisei novamente o chicote e vi que onde é unido o chicote dos dois fios, aterramento e sinal por uma malha estava cortada no meio e não tinha aterramento no fio terra, refiz o chicote deixando ele novamente com aterramento! depois disso resolvi colocar uma sonda nova. mas tudo na mesma a sonda fica sempre 100mv e não trabalha. alguém ai pode me da uma dica. tava pensando em arruma um chicote novo para ela, esta muito mexido!
Respostas:
Esses carros quebram o chicote no suporte , esse suporte é fixado junto ao TBI e faz a uniao do chicote do motor com o chicote da carroceria , de uma olhada , sao dois conectores , um marrom e um preto .
meu amigo sonda lambda de 4 fio sistema antigo sem ser sonda planar sendo alimentacao positiva,negativa, e sinais der uma alimentacao extra no corpo de borboleta para simular um mistura rica e der retorno
bom dia amigo, pois é ja foi feito isto. mas éla não ascila! voncerteza não é problema de entrada de ar e nem combustivel! eu acho que é neste chicote da sonda que é com a malha em volta!
Se você força pra enriquecer a mistura e a sonda não responde é falha nela, ou o seu aquecimento esta faltando alimentação.
como estão as velas, estão ficando pretas carbonizadas?
Tem corrente nos fios de aquecimento da sonda?
as vélas não estão carbonizadas, e o aquecimento da sonda esta normal! mas éla sempre da defeito na sonda. e da como mistura pobre! mas a mistura não esta pobre
>as vélas não estão carbonizadas, e o aquecimento da sonda esta normal! mas éla sempre da defeito na sonda. e da como mistura pobre! mas a mistura não esta pobre
-se as velas não estão carbonizadas, então a mistura não está rica
-se a sonda esta travada em 0,100 v é sinal de que a mistura realmente está pobre, mas nesse caso a sonda teria de oscilar quando forçar para mistura rica
- Se você forçar a mistura para rica e sonda continuar em 0,100 deveria ser defeito na sonda, mas nesse caso as velas estariam pretas
então acho que alguma coisa não esta batendo...
sugiro que você refaça os testes e assim poderá definir se o defeito é no sistema que está trabalhando com mistura pobre ou se a sonda está com defeito.
Defeito na sonda: mesmo forçando com mais combustível (você pode jogar um pouquinho na admissão)) ela vai continuar com o sinal baixo
Defeito no sistema trabalhando com mistura pobre: ao forçar sonda vai oscilar em alta
amigo voce ja verificou a qualidade do combustivel? verifique tambem com um multimetro o sinal da sonda no fio preto e ve se realmente ela nao oscila. pode ser que esteja funcionando mas a central nao esta recebendo o sinal, verifique fazendo um teste de continuidade no chicote.Boa sorte.
ola amigo, o cliente precisou da viatura. to esperando ele me trazer de volta! ai vo .analisar ela mais um pouquinho e posto o que encontrei!
abraço e muito obrigado ate este momento