Com o motor quente às vezes oscila entre 1000rpm e 2500rpm ao parar em algum semáforo.
Foi trocado duas vezes o motor de passo, sensor da borboleta, map, bateria, bobina da ignição, bomba de combustível e sensor de temperatura. Foi conferido aterramentos, realizada limpeza da TBI, dos bicos, verificado velas e sonda lambda. Foi scaneado várias vezes o sistema e nada de apresentar erros. O ponto da correia dentada e entrada de ar falsas tudo ok. Módulo de injeção foi trocado para testes e o mesmo está ok.
com o scaner rhaster o mecânico entrou com o código 098 mas pelo que li aqui no fórum o código correto para motores flex 4AVP não é 060. Será que isso é o problema?
Respostas:
Verifique o sincronismo do motor e não se esqueça que esse motor tem sensor de fase já peguei muito carro na minha oficina que depois de trocado a correia esse e alguns outros defeitos apareceram
Alguns desavisados acham que so porque o carro não tem distribuidor o eixo auxiliar pode ser colocado em qualquer posição
Boa tarde Mário
O sincronismo motor/correia está ok conforme reparador. Se esse sensor de fase estiver com problema o mesmo deveria acusar no scaner? Porém foi passado Rhaster e o Bosch e nada de defeito.
>olha baldomiro,nesses motores existe dois tipos de motores de passo.observe o diametro interno do corpo de borboleta,se o buraco for maior tem q usar o motor de passo de plástico 404.391.02 e se for o buraco menor tem q ser o 404.301.02. verifica tb entradas de ar falso.espero ter ajudado.
Olá Marcoscar
o motor de passo já tinha sido trocado em uma outra oficina especializada em injeção eletrônica há cerca de três meses.
Nesse novo reparador ele trocou novamente o motor de passo. Questionei sobre se era a peça certa e ele me mostrou e confirmou que a ref. 404.391.02 é o que foi instalado. é o correto porém vou questioná-lo novamente.
>Confere o servo freio, e a valvula do canister.
Olá MK1
Vou conferido e testado. Está tudo ok.
>Com o motor quente às vezes oscila entre 1000rpm e 2500rpm ao parar em algum semáforo.
Foi trocado duas vezes o motor de passo, sensor da borboleta, map, bateria, bobina da ignição, bomba de combustível e sensor de temperatura. Foi conferido aterramentos, realizada limpeza da TBI, dos bicos, verificado velas e sonda lambda. Foi scaneado várias vezes o sistema e nada de apresentar erros. O ponto da correia dentada e entrada de ar falsas tudo ok. Módulo de injeção foi trocado para testes e o mesmo está ok.
com o scaner rhaster o mecânico entrou com o código 098 mas pelo que li aqui no fórum o código correto para motores flex 4AVP não é 060. Será que isso é o problema?
colega, avise para seu mecanico que este sistema não utiliza ajuste basico pelo canal 98 , e nem pelo 60, estes canais são utilizados em veiculos que possuem corpos de borboleta eletronico,OK
na literatura tecnica que vem com o rasther tem o modo correto de utilizar o scanner
Olá Dr. Platinado
Quando ele realizou o ajuste por scaner o mesmo utilizou cód. 098 e o veículo depois dessa ação trabalhou normalmente por um dia depois voltou novamente o defeito.
Vou indagá-lo sobre esse procedimento.
O Dr Platinado esta correto , nao se faz ajuste basico por esses canais .
Verifique todo o sistema novamente , em algum lugar esta o defeito .
>olha baldomiro,nesses motores existe dois tipos de motores de passo.observe o diametro interno do corpo de borboleta,se o buraco for maior tem q usar o motor de passo de plástico 404.391.02 e se for o buraco menor tem q ser o 404.301.02. verifica tb entradas de ar falso.espero ter ajudado.
Olá Marcoscar
o motor de passo já tinha sido trocado em uma outra oficina especializada em injeção eletrônica há cerca de três meses.
Nesse novo reparador ele trocou novamente o motor de passo. Questionei sobre se era a peça certa e ele me mostrou e confirmou que a ref. 404.391.02 é o que foi instalado. é o correto porém vou questioná-lo novamente.
Hoje de manhã foi conferido novamente o buraco é maior e a numeração da peça está certa.
peguei um santana 2002 a gasolina aqui uma vez e ele oscilava todos os parametros
inclusiva temperatura sa agua :(
Olá pessoal
O defeito continua firme e forte. A última solução será encaminhar o veículo para uma concessionária autorizada VW porém falando com o chefe da assistência técnica o mesmo não me passou "firmeza" na solução do problema. Vou marcar uma hora para ver se "acham' o dito problema de oscilação da marcha lenta. A única coisa que não foi feita ainda : foi a troca do TBI o restante já foi feito, revisado e trocado por três reparadores e nada.....
Foi medido a carga do alternador?(Pode estar com sobrecarga) Foi colocada outra bateria para teste? Pode ser defeito elétrico ou mecânico que o scaner não pega.
>Foi medido a carga do alternador?(Pode estar com sobrecarga) Foi colocada outra bateria para teste? Pode ser defeito elétrico ou mecânico que o scaner não pega.
olá mecânicobom
A bateria foi trocada a cerca de um mês. A medição da carga do alternador isso quer dizer se ele envia "carga" para a bateria e os outros componentes? Um dos reparadores disse que o alternador está enviando carga correta. De tudo que eu ouvi e li sinceramente eu também estou desconfiado do alternador. porque disso? pois teve uma noite que quando liguei os faroletes do veículo (motor frio) a lenta não "segurou' ai tive que dar nova partida e tudo se estabilizou. Aconteceu de oscilar uma única vez quando liguei o ar-condicionado. Olha não sou profissional mas isso tem cheiro de problema elétrico...
Pois é Baldomiro, o que você está fazendo( interagindo conosco) seu mecânico é que devia faze lo, pois teríamos mais propriedades conversando com ele. Leve numa boa oficina que seu defeito é mais simples do que parece.
Já interagi/questionei com todos os reparadores que levei o veículo. Já levei em oficina "top" mas nada de achar o defeito. vou levar em uma auto-elétrica para revisar a parte elétrica.
Vamos ver se o Zecão que é do daí ou outro daqui indica uma boa oficina pro sr,
Voce ja conversou com o cliente , saber se nao foi mexido no sensor de rotaçao do motor ?
Converse com ele e procure saber o que ja foi feito , o que foi trocado , depois do que começou a dar esse defeito , etc .
Mesmo que outros tenham mexido no carro , confira tudo novamente , manual de reparaçao na mao e testes de cima a baixo .
Confira tudo , parte mecanica e parte eletronica , em algum lugar esta o defeito .
Apos tudo conferido e estando com certeza de que tudo esta correto e com as peças de boa qualidade instaladas e com a aplicaçao correta , apague a memoria de avarias e proceda de maneira correta o ajuste basico .
Abraço
Levei em outro reparador e o mesmo realizou vários testes , etc....
E não resolveu o problema.
O reparador me pediu para deixar na semana que vem que ele vai verificar os cabos da bateria (estanhar), a válvula de partida a frio e alternador, etc,
Porém só que voltou a dar problema na partida a frio também. O rpm fica em 500 muito abaixo do correto que é 900rpm. Logo depois disso a aceleração começa oscilar entre 1000rpm a 3000rpm até que deum momento pro outro para e não faz mais até a manhã seguinte.
Então vou aguardar para ver o que acontece .. e caso não se resolva vou vendê-la pois já gastei do que podia nessa 'bombA"
Baldomiro em que cidade o senhor mora? Talvez possa lhe indicar algum mecanico que resolva o seu problema. Não sei se é o seu caso mas em carros com esse sistema de injeçao deu muito problema no conector do atuador da marcha lenta (Melhor fazer a substituição do mesmo), O defeito é muito parecido com o seu, horas esta bom horas ruim, quando para o carro ele fica ocilando por um tempo.Se levar em um mecanico qualificado com certeza ele ira resolver o seu problema. Me parece não ser algo tão grave assim.
>Baldomiro em que cidade o senhor mora? Talvez possa lhe indicar algum mecanico que resolva o seu problema. Não sei se é o seu caso mas em carros com esse sistema de injeçao deu muito problema no conector do atuador da marcha lenta (Melhor fazer a substituição do mesmo), O defeito é muito parecido com o seu, horas esta bom horas ruim, quando para o carro ele fica ocilando por um tempo.Se levar em um mecanico qualificado com certeza ele ira resolver o seu problema. Me parece não ser algo tão grave assim.
Olá MK1
Já foi trocado duas vezes o atuador de marcha lenta. Você quer dizer o plug que se conecta ao atuador da marcha lenta?
Sim o plug (conector do atuador da marcha lenta). Este conector existe novo é melhor substitui-lo do que fazer a limpeza e dar mais pressão nos terminais.
>Sim o plug (conector do atuador da marcha lenta). Este conector existe novo é melhor substitui-lo do que fazer a limpeza e dar mais pressão nos terminais.
Vou tentar isso semana que vem, vou trocá-lo.
obrigado
Caro amigo nao li todas as dicas mas nao esqueça que o ponto da polia do eixo auxiliar nao e o OT e sim o ponto que tem na polia tem que coicidir com a polia do motor, e nao se esqueça faça um analice se os terminais no tps e atuador da marcha lenta nao estao invertido, boa sorte.
Weligton.
As que apareceram com esse problema na oficina foi motor de passo ou tps ou fora de ponto.So uma vez tambem uma parati a alcool semi-nova que oscilava de vez em quando,essa nem com reza brava resolvi.....
Ao amigo Weligton.
Para conseguir ligar o conector do atuador da marcha lenta no TPS e do TPS no atuador da marcha lenta o cara tem que ser ninja. Se alguem ja fez isso dou os parabens e gostaria de saber como fez.
Um abraço Weligton.
Olha amigo MK1, ninja ainda nao sou, mas sou um profissional, agora leia com atençao pois para entender melhor o que postei nao e trocar os conectores de lugar mas sim o fios de cada conectores pois alguem pode esbarar em um desses e nao sair o conector mas sim os fios dos mesmos ai quem nao tem expriência assim como voce podera ate mesmo querer colocar o conector do atuador marcha lenta no tps, colega estamsos aqui e para ajudar ignorancia temos outros caminhos.
Peço desculpa aos outros colegas ao ler esse mas felizmente temos alguns palhaços aqui.
Weligton
tche!!!
pra min o problema ta no ponto do eixo do sensor de faze
ja peguei uns quantos aqui com esse problema
Senhor Weligton
Desculpa, mas em nenhuma linha desse tópico escrevi que o senhor era ninja ou que havia trocado os terminais de lugar ou fios ou algo assim. Leia bem o que lhe escrevi:
"Ao amigo Weligton.
Para conseguir ligar o conector do atuador da marcha lenta no TPS e do TPS no atuador da marcha lenta o cara tem que ser ninja. Se alguém já fez isso dou os parabéns e gostaria de saber como fez.
Um abraço Weligton."
Pelo que pude ler me parece que o senhor já teve essa experiência com um problema semelhante ao que descreveu, ou não teria porque escrever o que escreveu no tópico. Em nenhum momento disse que o senhor fez isso. Por isso acho que a ignorância partiu da sua parte.
Quando entro no fórum não é para fazer criticas ou ofender ninguém e sim para trocar experiências do dia a dia e gostaria de saber se o senhor já havia pego algo assim, por isso escrevi..
Quero lhe dizer que eu erro como qualquer ser humano, não sei tudo e também nunca vou saber, se soubesse não precisaria estar nesse fórum.
Outra informação para o senhor, sei ler muito bem e escrever também, e não preciso professor para isso. Também sei distinguir o que é um conector com quatro vias e um com três, e aprendi na escola as cores, isso me ajuda a distinguir as cores dos fios. Sendo profissional como o senhor e tendo o esquema elétrico fica fácil, mesmo que os fios estejam trocados e misturados. Nem por isso acho que sou mais ou menos profissional que o senhor, ou que tenho mais ou menos experiência, esse não é o X da questão.
Pelo que pude ler no seu comentário "Caro amigo nao li todas as dicas mas nao esqueça que o ponto da polia do eixo auxiliar nao e o OT e sim o ponto que tem na polia tem que coicidir com a polia do motor, e nao se esqueça faça um analice se os terminais no tps e atuador da marcha lenta nao estao invertido, boa sorte." o senhor não costuma ler muito bem o que esta escrito nos tópicos, e em nenhum momento o senhor se refere a fio algum muito menos conectores, só em terminais, o que da a entender que são os conectores invertidos.
Até posso ter entendido errado, mas mesmo assim não me referi ao senhor no meu comentário.
Acho que o senhor precisa fazer um curso, não de mecânica e nem de elétrica, mas sim de interpretação, educação e tratamento interpessoal. Não saímos ofendendo as pessoas assim, mesmo que não entendamos o contexto do comentário.
Meu Senhor MK1 aqui nao e lugar de criticas e sim local de trabalho voce ainda e miito novo aqui e tem que aprender muito.
Weligton
vou dar um palpite talvez ajude isso e s nao foi resolvido troca a junta do coletor de adimisao peguei um pointer com esse problema apanhei bastante minha ultima cartada foi troca a junta d coletor admsao
Limpeza do coletor de adm...pode verificar q o mesmo vai esta cheios de borras e ja confere se na cabeças das valvulas estao tb q ai no caso vc vai fazer um descarbonizaçao.Na minha oficina sempre entra carros com esse defeito e batata para fazer isso.
Triauto Mecanica e auto peças
iturama-mg
E ai problema solucionado????? ou continua do mesmo jeito? Poderia postar uma resposta!!!
Olá pessoal! Devido a problemas particulares não pude deixar o veículo na reparadora. O que mudou foi que eu enchi o tanque duas vezes com Etanol e o problema parou por uma semana e voltou a oscilar a aceleração. Abasteci com gasolina essa semana e até agora nada do problema. Vou esperar ter um tempinho para deixar na oficina o veículo pois o reparador me disse que quer fazer uma descarbonização nas válvulas de admissão, pois o ele me informou que entrou um outro veículo semi-novo essa semana na oficina que apresentava o mesmo problema de aceleração e oscilação da marcha lenta, depois que ele realizou a descarbonização nas válvulas de admissão ficou tudo certo.
Bom dia. O problema desapareceu. Sim, isso mesmo: o problema desapareceu. A única coisa que foi feita é que o veículo passa a ficar em garagem fechada no período da noite. Antes ficava na rua. Não sei o que tem haver isso com a oscilação da marcha lenta, porém há dois meses não apresenta mais o problema.