Boa noite, amigos. Peguei um problema para resolver, achando que seria fácil...
Este veículo chegou à oficina após a estadia em três mecânicos: dois que não resolveram o problema, um terceiro que fez o motor (devido a quebra por falta de óleo) e também não resolveu o problema... e o quarto estabelecimento a ser procurado é nossa casa.
O problema:
- marcha lenta oscila quando quente: dá-se uma encostada no acelerador e a lenta fica oscilando entre 2,5k rpms e 900rpms;
- por vezes, o motor não pega de maneira fácil, somente acelerando para o motor funcionar; (resolvido parcialmente)
- consumo alto; (resolvido parcialmente)
- motor, ao acelerar e rodar, não tem nenhuma anormalidade aparente.
Após checagem visual, partimos aos pontos mais comuns deste tipo de problema, neste veículo, nesta ocasião acima descrevida:
1. junta do coletor de admissão: montada untada com silicone, aparente externamente, removemos imaginando que o silicone tivesse arrebentado a junta. Não procedeu a suspeita e montamos uma junta nova mesmo assim;
2. anéis de vedação de injetores de combustível: ressecados e alguns rachados, porém não davam passagem de ar "falso", sendo substituídos por novos;
3. regulador de pressão furado: responsável pelo veículo ficar difícil de pegar por vezes e um dos responsáveis por aumentar consumo - substituído por peça nova, resolvendo parcialmente o consumo e definitivamente o problema de ligar;
4. junta do TBI perfeita;
5. TBI parcialmente suja, já que estava fora, passou por limpeza química;
6. alojamento do atuador de ML limpo;
7. atuador de ML testado e perfeito, anel de vedação perfeito, ponta do atuador correta para a aplicação do motor, ainda assim foi substituído por peça nova para testes, não surtindo efeito;
8. TPS com leitura perfeita, substituído por peça nova para testes, não surtindo efeito;
9. desconfiamos do módulo de injeção, substituído por outros dois módulos, não surtindo efeito;
10. sincronismo do motor errado, porém o mesmo funcionava... foi colocado devidamente em sincronismo: 0T na polia do comando de válvulas e girabrequim, "." da polia do comando auxiliar alinhado com seta do pinhão dianteiro do girabrequim; lembro que este motor não possui distribuidor, não sendo necessário checagem do avanço após montagem;
11. no scanner, QUASE todos os parâmetros estão em ordem, menos dois:
11.a: avanço de ignição (travado em 0 grau, não mudando com aplicação de carga no motor e nem com a troca do módulo de injeção);
11.b: carga no motor alta;
11.c: todos os outros parâmetros estão ok: sonda funciona e tem boa resposta/amplitude, MAP varia conforme aquecimento do motor e ao acelerar, temperatura da água aumenta e não varia leitura, TPS tem boa leitura, motor responde perfeitamente, AF em 12.9, sem falhas de ignição (em ordem, por sinal, velas corretas, cabos NGK);
12. checada resistência de aterramento: 280 ohms com motor frio, faróis e ventilação interna ligados;
13. sensor MAP funcionando perfeitamente e trocado por peça nova para testes, não surtindo efeito.
Diante de tudo o que foi feito... alguém tem alguma dica a respeito?
Tenho uma ficha guardada: sensor KS que imagino estar erroneamente torqueado; mas e o avanço que está travado em 0 grau??? Daonde isto acontece????
Peguei dois módulos de injeção com mesmo problema para testes???
Respostas:
Tire suas duvidas na leituras em Blocos VAG. e aquele aterramento no Cambio, Repasse-o
Ola amigo essa central deve de ser uma iaw 4 avp pra ser flex, esse sistema de injeção é bem ingrato,peguei um gol aqui que me deixou quase loco, como foi mexido no motor fica a questão sera que o outro mecanico colocou com ferramenta o retentor fonico ? fica a duvida, o meu problema era dentro da tomada da sonda defeito de fio quebrado bem dentro da tomada que saia do chicote do carra para a sonda e por incrivel que pareça a sonda trabalhava. .
Obrigado pelas postagens.
Quanto ao aterramento, também achei alto, mas já troquei idéia com um amigo reparador de centrais (que me emprestou as centrais para teste por sinal) e chegamos a conclusão que esta resistência está alta, mas não seria a provocadora do problema. Como ele já pegou carros com 1,6k ohms de resistência nesta situação, não seria esta de 280 ohms que causaria. Vou conferir o aterramento do cambio de qualquer maneira...
Troquei TPS por um Marelli novo, não surtindo efeito.
Quanto a borboleta... cheguei a fazer alterações em sua abertura de modo a deixar o atuador de ML em sua medida central quando quente, via scanner (Napro). É encostar o pé no acelerador, e a ML começa a variar.
A central é IAW 4AVP.AS. Errei na digitação do tópico... testei outra idêntica e uma IAW 4AVP.GS. Sem efeito.
Leitura de sonda perfeita, descartei ela.
Lembro: e a leitura de avanço de ignição travada em "0"?? Nunca vi isso...
Meu amigo,dê atenção especial ao ponto da roda fônica do sensor de rotação, faça uso do osciloscópio para ti auxiliar para identificar o ponto exato entre rotação e a fase do motor,se não usar o osciloscópio vai ter que remover o cambio para conferir com a ferramenta de posicionamento da roda fônica e também confere novamente esse sincronismo mecânico da correia dentada,principalmente a do eixo auxiliar,onde que a mesma não usa como referência a marcação OT e sim um PONTO que deve se casar com a referência de uma seta na engrenagem do eixo girabrequim.
Mais uma vez obrigado pelas dicas. O que falta agora é conferir o ponto da roda fônica (extrair caixa e conferir), testar um novo sensor de fase.
Daniel, o sincronismo da polia do sensor de fase está conferida, como postei na primeira postagem.
Não recebi ainda o veículo para nova fase de testes. Dono precisa dele para trabalho e é o único veículo que possui.
No aguardo...
Como o outro amigo falou, o bom era conferir com osciloscopio para nao precisar remover o cambio, e a respeito do sensor de fase e muito dificil ele dar defeito, ele tem ponto sim, ja vi varios casos de trocarem a correia e achar que por ser sem ditribuidor a polia auxiliar seria so pra tocar a bomba de oleo e ficar fora de sincronismo.