Estou com um problema com uma parati 16 valvulas, 1.0. Esse motor superaqueceu, foi feita a retifica completa (virabrequim, cilindros, cabeçote, bielas) foi colocado bomba de oleo nova, juntas sabó, bronzinas metal leve, tudo como manda o figurino. E então começaram os problemas... Os tuchos começaram a bater, trocamos por um jogo de tuchos novos, só piorou... Depois de uns 3 dias fundiu o motor novamente, foi descoberto que a ponta do virabrequim aonde encaixa na bomba de óleo estava gasta, pois bem, trocamos o virabrequim, a bomba e o cabeçote (destruiu o alojamento dos comandos), Porém não para de bater tuchos. A pressão do óleo com o motor frio gira em torno de 4,5 a 5 kg, porém quando esquenta ela cai para 1 kg (isso em marcha lenta), já trocamos a bomba novamente (já é a terceira), conferimos bronzinamento, valvula de alivio de pressão, trocamos novamente os tuchos, porem nada faz essa batida parar. Alguma idéia do que possa estar acontecendo?
PROBLEMA RESOLVIDO!!: Primeiramente quero agradecer a todos que ajudaram com seus comentarios e dicas, porém o problema não estava relacionado com o cabeçote, pois o mesmo ja tinha sido substituido por outro, nem folga nos comandos, nem valvula de retençao, nem óleo, por incrivel que pareça o problema só foi solucionado após a troca da 5 bomba de óleo!!!! isso mesmo, foram colocadas 5 bombas de óleo novas !!!Agora o carro está perfeito... ufa !!!! agradeço a todos.!!!!
Respostas:
amigo esse cabeçote é novo???? ja resolvi isso com um cabeçote novo devido folgas nas galerias do tuchos.. tambem pode ser comando gasto
vc andou com o carro depois que montou de nv o motor ? as vezes é só falta de uma volta por que a pressão de oleo ta até boa devia estar mais alta um pouco mas da para rodar
O oleo correto e utiizado pela VW é o 5W40, verfica, a valvula que fica no cabecote, se a mesma estar suja ou nao vedando, ai o mesmo vai ficar batendo tucho. os eixos de comando. Pela tabela da brosol, pois as vezes varia conforme tabela. a 2000rpm com 80º graus o mesmo tem que dar 2bar. Ja pela tablea da kit test, o mesmo tem que da 3bar
se com as dicas do Jerônimo não resolver, pode trocar o cabeçote. este cabeçote com problema da baixa pressão de óleo
Sim as dicas do Jeronimo são corretas. Essa válvula que fica dentro do cabeçote do lado do comando de escapamento retira-se com chave sextavada, possui uma mola e uma bilha que obrigatoriamente deve ser trocada em intervenção no motor, custa em média 15 a 20 reais. Já me deu dor de cabeça isso, parecido com o que você está passando. Galerias de óleo podem estar entupidas, filtro de oleo errado, pescador do carter com problema, alguma biela ou peça movel com defeito ou aplicação errada (folga apos dilatar com calor não dando pressão de óleo), face da bomba de óleo (bloco do motor) com fugas, erro de retífica etc. Folga no alojamento dos tuchos. Quando ocorreu esse problema com um cliente foi o eixo retificado incorretamente que ao aquecer dava folga e vazava a pressão de óleo nele, não quer dizer que seja o seu problema.... um dos casquilhos fixo ficou com a folga incorreta.
eu já peguei um aki que era o filtro de oleo paralelo , coloquei um bom e sano o problema
bom dia colegas Reaumente esse tipo de defeito é comum
principalmente se não colocar o óleo certo mais estou com veiculo aqui na oficina com esse mesmo problema
no meu caso era a válvula de retenção e pescador tampado boa sorte
Problema resolvido: Primeiramente quero agradecer a todos que ajudaram com seus comentarios e dicas, porém o problema não estava relacionado com o cabeçote, pois o mesmo ja tinha sido substituido por outro, nem folga nos comandos, nem valvula de retençao, nem óleo, por incrivel que pareça o problema só foi solucionado após a troca da 5 bomba de óleo!!!! isso mesmo, foram colocadas 5 bombas de óleo novas !!!Agora o carro está perfeito... ufa !!!! agradeço a todos.!!!!
estas 5 bombas fora originais? peça de motor tem que ser ori, senão da zica.
Concordo com o amigo Webmecanico,já passei por isso,principalmente neste motor,só instalo bomba de óleo genuína.
Tive um problema parecido, sendo que foi em um corsa 1.0, so que no final, apos ter feito motor completo. tirado o cabecote 13 vezes e aberto a parte de baixo ou bloco por 5 vezes e tres bba de oleos novas, foram tiradas e colocada a velha.