Estou com uma Parati motor at 16v turbo , cegou rebocada e o cliente com as velas na mão dizendo que o veiculo não funcionava pelo motivo das velas ter literalmente derretido .
então comecei o dignostico para detectar o defeito , coloquei outro jogo de velas e fiz medições na resistencia dos cabos de vela e descobri que um estava em aberto e outro tinha resistencia muito alta , mas como já imaginava que teria feito esse fenomeno de derreter velas por falta de combustivel ou melhor dizendo falta de alimentação ,retirei os bicos injetores e fiz teste e limpeza de bicos , mas estava tudo em ordem , ai iniciei o teste do ponto de sincronismo da correia dentada , não achei nada que possa ter feito esse problema , mas acabei fazendo teste do cabeçote e descobri que tinha afetado as valvulas , destemperou a valvula de escape do terceiro cilindro , ai não teve jeito removi o cabeçote e estou no aguardo de ele voltar da retifica , alguem ja pegou esse tipo de problema. ?
Respostas:
por acaso nao colocaram velas normais ?
ou as originais Ngk Laser Platinum
se nao for derrete mesmo
estava as originais , segundo o cliente já aconteceu com velas bosch e agor com velas NGK
estava as originais , segundo o cliente já aconteceu com velas BOSCH e agora com velas NGK
bom entao pode ser mistura pobre
pre igniçao por ponto ou rebaixamento demasiado
falha no resfriamento do intercooler
e ou um cabo ruim pesando nos demais cilindros
troque os cabos limpe e meça as vazoes dos bicos
veja o ponto
veja a temperatura e use um aditivo bardhal na agua
ver sistema de ventilaçao e por fim da uma medida no escapamento
se nao ta meio preso
paschoalsom
Isso é tipico de mistura muito pobre, ai ocorre o efeito oxi-corte , falta o combustiveil normal e como a temperatura esta ideal e tem oxigenio sobrando ocorre uma oxidação violenta , como ocorre nos cortes de chapa de aço com oxi-corte , nos pistões não ocorreu nada , normalmente fica um pó branco nos pitões ou seja oxido de aluminio.
Olá boa tarde, tambem estou sofrendo com uma parati turbo, ela quebrou 4 vezes a turbina até descobrir que a central era chipada, aí trocamos a central por uma original onde deu bastante diferença (mais Fraca) só que acabou deretendo pistão, fizemos o motor trocamos velas e um monte de peças, só que a turbina não baixa a pressão de 1.5 kilo onde teria que trabalhar em torno de no máximo 0.9 kilo.
Já testei solenóide da turbina ta pulsando bem e não sei mais oque fazer
Alguem tem uma luz???
motor foi retificado ,trocada bobina que estava com pequenas rachaduras e velas bosch , carro funcionando normal até agora .
Também tive esse mesmo problema com vela derretida.
no meu caso como tinha acabado de fazer o motor e trocado varias peças como
bomba de combustivel, turbina, pistões etc... testei os bicos e a vazão estava ok
então desconfiei do combustível, fiz a troca de uma valvula e um pistão quebrado, as velas por simples mesmo. retiramos o combustivel e colocamos outro. o carro ta OK. mesmo com velas não especificadas com um combustivel não adulterado não derreteu mais... conclusão o posto foi processado.
Verifica se a vela que esta em uso e a que derreteu são estas pela NGK PFR7N-E ou Bosch F6DP0R. Se não for ocorre o que os amigos acima citaram.
Bom dia Rodrigo
Por acaso tens analise do combustivel que tinha no tanque .
O qual foi o produto utilizado na adulteração.
Provavelmente foi alcool dependendo da quantidade a mistura ficou muito pobre.
Pois gasolina G25 necessita de A/F 13,27/1
O A/F do alcool é 9/1 se foi colocado muito alcool por exemplo ficou uma gasolina G50 ou seja metade gasolina metade alcool o A/F seria 11,85/1 ai sobraria ar ocasionando mistura pobre.
A vela derreteu e quebrou um canto do pistão e da válvula de escape.
C:\fakepath\IMG_20140715_210238033.jpg
PESSOAL NO MEU CASO FOI UMA PARATI 1.6 ALCOOL, POREM FOI DEVIDO A QUEIMA DA JUNTA, QUE PERMITIA QUE A COMPRESSÃO DO 1° CILINDRO PASSA SE PARA O 2°, QUE DERRETU ATÉ A SEDE DA VAUVULA DE SCAP,
SE RESOLVEU COLOCA RESOLVIDO POR FAVOR, É SÓ EDITAR