Caros, bom dia.
Seguinte: Eu moro em SP e desisti de procurar um mecânico na minha região. Apesar de eu ter só um Fiat Mille, não encontro UM mecânico que tenha as ferramentas de sincronismo da correia dentada, ou conte com um torquímetro para ser usado pelo menos nestas manutenções mais delicadas.
Achei UM, é verdade, mas que num bate papo me disse que o parafuso do comando de válvulas deveria ser apertado com no máximo 2kgfm de torque, quando a Fiat afirma que são 7kgfm! Ou seja, imagina trocar uma correia com o cara e essa polia do comando solta... Outrora disse que eu deveria por óleo 5w30 num Fiasa que era melhor do que o do manual... Enfim, não consigo confiar num profissional desse.
Como tenho o curso de mecânica motor Ciclo Otto, faço em casa grande parte das manutenções (eu gostaria de terceirizar o serviço, mas....) e meu Mille já está com 87mil km rodados e já me preparo para a manutenção dos 90mil km. Além de fazer tudo o que está recomendado no manual, há duas coisas me preocupando:
1- O FiatCode anda me dando dor de cabeça. Não raro preciso ligar e desligar a ignição um tanto de vezes até a luz apagar e eu conseguir dar partida no carro. São raras as informações sobre isso na internet e eu não sei muito bem se existe alguma "manha". Pensei em checar as conexões da antena que fica em torno do miolo da chave. Mas antes de abrir, queria mais informações.
2- Há alguns parâmetros de injeção meio fora do lugar. São eles:
Atuador de Marcha Lenta: Ele oscila entre 68- 73 passos ( correto: 50 - 70 passos)
Pressão no Coletor: 440mBar ( Correto: 320 - 420 mBar)
Carga no motor: 10,5 - 11 kg/h (Correto: 5 - 9 kg/ h)
Quando levei na concessionária com 30mil km, lembro-me da carga do motor estar acima do normal, mas o mecânico disse que era devido aos parâmetros terem sido medidos em Betim. Mentira. Há faixas toleráveis de referência justamente para dar conta das diversas condições ambientais. Isso não é carro carburado...
Agora que eu estou mexendo no carro, quero acertar isso.
Essa pressão no coletor alta, é positiva ou negativa?
Se for pressão positiva demais, devo procurar algum vazamento na junta do corpo de borboleta, ou algo assim.
Se for pressão negativa demais, devo procurar algum respiro entupido, talvez o respiro de óleo...
Talvez essa pressão alta no coletor tenha a ver com o atuador de marcha lenta trabalhando acima do normal, mas não sei se é causa ou consequência.
A carga no motor elevada, como resolver?
- Histórico do carro:
Troca de correia dentada feita a 60mil km, sem ferramenta mas com um profissional que parece ser bem confiável.
Regulagem de folga de valvulas feita a com 80mil km. Havia 4 valvulas com folga abaixo do especificado.
Foi seguido rigorosamente o manual. Assim, as velas já estão a ponto de serem trocadas (devo trocar com 87mil )
Vocês tem algum caminho a me ajudar com esses problemas?
Obrigado.
Respostas:
leva numa autorizada FIAT.e mesmo assim lhe asseguro que com certeza o reparo não será 100% como o fabricante determina...