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bom dia a todos, me enrolei aqui na hora na hora de postar mais tudo bem, galera recentemente chegou aqui pra mim um palio 97 1.5 8v falhando muito, o qual foi feito limpeza de bico com substituição de um queimado e outro que colocaram do santana 2000, enfim o carro ficou bom, mais não consegui resetar , enfim o cliente preferiu levar o carro com a luz de anomalia acesa e depois traria o carro pra resolver isso, ele voltou e segundo ele o carro estava fervendo, mais nada de mais só a tampa do reservatório de expansão ja cansado,feito a troca e tudo bem, aproveitei que o carro esta aqui pra resolver esse problema da luz acesa, não consegui de novo será que é o modulo pois apresenta os seguintes b.o.
DEFEITOS PRESENTES
1° cod; 114 temp. do ar
2° cod; 147 tensão da bateria
3° cod; 256 injetores 1+4
4° cod; 565 canister
5° cod; 559 rele a/c
6° cod; 271 param. autoadaptativo
7° cod; 494 erri na ECU
DEFEITOS PASSADOS
1° cod; 165 sensor da borboleta
2° cod; 116 sensor de temp do agua
3° cod; 114 sensor de temp do ar
4° cod 147 tensão da bateria
5° cod; 215 bobina 1
6° cod 565 canister
7° cod 353 rele de atuadorese
8° cod; 263 lamp de advertencia
9° cod; erro na ECU
10°cod; 195 rotação
11° cod; 386 cod. ch. não recebido
todas a vezes que tento resetar não consigo ele faz o seguinte procedimento
apagar memerio sim ou não? ( sim )
desligue e ligue a ignição e tecle sim ( desl. e ligo e sim )
ERRO DE COMUNICAÇÃO. mais o carro esta andando normalmente será que a ECU ta dando pau? abraços a todos
Colega Prado:
Com multimetro escala de Tensão, ( V ) selecione DC , e com o motor funcionando instale as pontas de prova na bateria, e veja o valor de carga , lembrando que não se pode passar de 14,5 , caso esteja acima substitua o regulador de tensão.
att, Diaz
Uso o napro e este veiculo é meio chato parra fazer o reset, tenta dois modo diferente
1 quando pedir parra desligar e ligar desligue aguarde uns 30s ligue + 30s e depois confirma.
2 não desligue e aguarde uns segundo e confirme.
um dos dois jeito deve fazer o reset, não lembro exatamente mas sei que já passei por isso algumas vez.
Tenta lá.
c não resolver remova o plug da central e faz limpeza,e teste de alimentação.
>Colega Prado:
Com multimetro escala de Tensão, ( V ) selecione DC , e com o motor funcionando instale as pontas de prova na bateria, e veja o valor de carga , lembrando que não se pode passar de 14,5 , caso esteja acima substitua o regulador de tensão.
att, Diaz
amigo Diaz com o carro ligado valor é: 13.90 v e desligado é 12.70 v
>Uso o napro e este veiculo é meio chato parra fazer o reset, tenta dois modo diferente
1 quando pedir parra desligar e ligar desligue aguarde uns 30s ligue + 30s e depois confirma.
2 não desligue e aguarde uns segundo e confirme.
um dos dois jeito deve fazer o reset, não lembro exatamente mas sei que já passei por isso algumas vez.
Tenta lá.
c não resolver remova o plug da central e faz limpeza,e teste de alimentação.
amigo vou tentar sim, amanhã cedinho a luz de anomalia as vezes pisca ameaçando apagar mais não apaga, amanhã dou um alo pra ver o que deu, abraços
Prados:
Remova esta bateria e coloque outra para teste. caso não resolva com este procedimento a possibilidade e grande de ser a Central que já era.
Obs: Cabo de massa da central e também o que e fixado com a porca a central .
att. Diaz
Amigo deve ser problema no massa dos sensores, o módulo fornece um único massa para vários sensores, essas unidades dão muito problema de perder esse massa, da uma olhada no esquema de injeção que vc encontra facilmente o pino massa dos sensores, assim que encontrar, com o carro ligado mesmo alimenta ele com negativo, na mesma hora o carro zera o funcionamento e a luz da injeção apaga sozinha, se acontecer isso vc manda reparar a unidade que fica perfeito!
Ola Prados, a alguns dias entrou aqui na oficina um palio 97 1.0, com sintoma parecido, feitos alguns reparos que era necessário, também não consegui resetar e apagar as falhas, apos algumas analises, verifiquei mal contato no cabo terra que vai para a carroceria, mal contato que causava ate o aquecimento do cabo, apos limpar e refazer a conexão do cabo o defeito foi sanado, verifica ai e posta alguma novidade aqui.
com o napro por exemplo nao consigo mais rastrear esse modelo,gera todos esse erros e nao da leitura certa,e tambem nao apaga memoria....veja com outro scaner pra tirar a duvida..
>Prados:
Remova esta bateria e coloque outra para teste. caso não resolva com este procedimento a possibilidade e grande de ser a Central que já era.
Obs: Cabo de massa da central e também o que e fixado com a porca a central .
att. Diaz
Diaz vou fazer o teste com outra bateria agora, não mexi nesse carro hoje estava resolvendo a injeção de um escort, mais voou fazer agora
>Amigo deve ser problema no massa dos sensores, o módulo fornece um único massa para vários sensores, essas unidades dão muito problema de perder esse massa, da uma olhada no esquema de injeção que vc encontra facilmente o pino massa dos sensores, assim que encontrar, com o carro ligado mesmo alimenta ele com negativo, na mesma hora o carro zera o funcionamento e a luz da injeção apaga sozinha, se acontecer isso vc manda reparar a unidade que fica perfeito!
amigo Otaka pra ser sincero não lembrei de olhar esse detalhe, mais com certeza vou olhar, to indo lá agora, ja ja dou um alo pra ver se deu certo valeu
>Ola Prados, a alguns dias entrou aqui na oficina um palio 97 1.0, com sintoma parecido, feitos alguns reparos que era necessário, também não consegui resetar e apagar as falhas, apos algumas analises, verifiquei mal contato no cabo terra que vai para a carroceria, mal contato que causava ate o aquecimento do cabo, apos limpar e refazer a conexão do cabo o defeito foi sanado, verifica ai e posta alguma novidade aqui.
to indo lá ver isso agora amigo, obrigado, dou sim um toque pra ver o que deu.
>com o napro por exemplo nao consigo mais rastrear esse modelo,gera todos esse erros e nao da leitura certa,e tambem nao apaga memoria....veja com outro scaner pra tirar a duvida..
amigo miros imaginei que fosse o carro mesmo que era chatinho, meu scaner é simples rasther 1 o qual to muito satisfeito, presente de DEUS e do nosso amigo j fleck, mais já que não ta conseguindo com o napro da pra ver que o carro é chato mesmo,mais vamos a luta abraços
N'uma ocasião não conseguia conversar com uma criança dessa. espetei um Massa no Massa do conector e conversei com a criança !
( ah, já deixei o Massa lá, p/ próximo companheiro não ter problemas )
Prados:
MUITA ATENÇÃO NO ATERRAMENTO DA CENTRAL COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE O PINO 16 DA CENTRAL ELE FAZ O MASSA PARA TODOS OS SENSORES QUE ESTA DANDO O DEFEITO.
Outro que já te passei e deve ser feito, agora vou passar mais a fundo e tente fazer:
Terminais da Central 16 / 17 massa dos sensores e atuadores verifique e reforce estes aterramentos, aproveite remova o aterramento da tampa de válvulas limpe.
Segue um teste para linha de comunicação.
Você já fez o que te passei, coloque uma bateria de outro veículo e veja se dá resultado.
Pino da central 10 vai até o conector de diagnose
Pino da central 15 vai até o conector de diagnose
E um dos terminais e massa ( Aterramento )
Prado e a dica mais importante, quando a situação está ruim pesa a Deus para estar perto de você, e tudo vai dar certo.
Att. Diaz