Palio 1.0 Pisca a Luz de avaria e para de pulsar bicos 2 e 3
Galera estou com um Palio de frotista aqui com 95000km que está dando um defeito bacana...
O cliente relatou que de vez em quando a luz de avaria pisca e o motor afoga repentinamente, e depois de algum tempo e muitas tentativas de partida ele funciona. É um carro de serviço e todo mundo anda...
Alguém aí já pegou este defeito?
Respostas:
pode ser modulo ou alguma interferência externa como alternador
Colega:
Você e reparador automotivo?
O que já fez de análise, substituiu quais peças relé,chicote, central, digas as peças, em que circunstância apresenta o defeito ( Temperatura, veículo em movimento, em desaceleração, freada ?
Você presenciou o defeito?
att. Dias
Bom dia, eu tirei o chicote do motor, fiz teste de continuidade, avaliei conectores, avaliei velas, cabos e bobina, tensão em 13.8V, mexi no chicote do sensor de rotação durante funcionamento, pressão de bomba(na saída do tanque) 3,5Bar, códigos de falha P0300(falha ignição), P0302(falha ignição cilindro 2), P0303(falha ignição cilindro 3).Compressão 14,5 todos os cilindros, motor retificado há 25 dias, feito a troca de 1000km quarta-feira. Sondas não tirei pra ver ainda, mas estão lendo.
Uma coisa que achei estranho é que o avanço fica em -50 quase o tempo todo, está certo isso? Está usando gasolina aditivada.
Amanhã vou pegar outro palio igual(comprado junto) e tirar módulo, imobilizador e chave pra colocar nele e andar, se apresentar defeito descato a possibilidade de ser esse kit.
Respondendo a pergunta, ele apresentou a falha comigo depois de 60km asfalto/terra, mas foi no asfalto depois de andar a 160km/h durante um tempo e depois estava a 110km/h na hora da falha.Verifiquei que os bicos 1 e 4 pulsavam 4,9V no multimetro, mas os bicos 2 e 3 não dava nada, porem os 4 cabos de vela centelhavam, com isso descartei a possibilidade de sensor de rotação e fase...
Andei lendo e conversando com amigos reparadores da minha cidade e tbm de Goiânia que me disseram sobre as interferências eletromagnéticas de relê, cabos de velas entre outros, e amanhã vou verificar tudo isso...
Alguem já pegou algum defeito parecido?
bom dia Diogo,
Ele é flex sim, 2012, com central 4GF... Estou com o outro carro aqui agora e estou fazendo os testes...
infelizmente não tive dinheiro pra comprar um scanner completo, só tenho um Super Scan da Planatc, que não me dá essa leitura, porém a aceleração está muito rápida, ele tem força e anda bem...
O defeito ocorre com o carro em qualquer estado, inclusive agora mesmo apresentou 4 vezes, eu apaguei as falhas e por 4 vezes ele apresentou o defeito... Peguei os cabos do outro, que por sinal ainda são originais, e substituí pelos NGK aparentemente novios...
O defeito ocorre com o carro em qualquer estado, inclusive agora mesmo apresentou 4 vezes, eu apaguei as falhas e por 4 vezes ele apresentou o defeito... Peguei os cabos do outro, que por sinal ainda são originais, e substituí pelos NGK aparentemente novios...
O defeito ocorre com o carro em qualquer estado, inclusive agora mesmo apresentou 4 vezes, eu apaguei as falhas e por 4 vezes ele apresentou o defeito... Peguei os cabos do outro, que por sinal ainda são originais, e substituí pelos NGK aparentemente novos...
Que ano é este Palio ? Que motor ele tem ? Mas a princípio tem que avaliar se os pulsos para os bicos 2 e 3 estão saindo da UCE. Avaliar muito detalhadamente a integridade do chicote elétrico.
O defeito ocorre com o carro em qualquer estado, inclusive agora mesmo apresentou 4 vezes, eu apaguei as falhas e por 4 vezes ele apresentou o defeito... Peguei os cabos do outro, que por sinal ainda são originais, e substituí pelos NGK aparentemente novos...
O defeito ocorre com o carro em qualquer estado, inclusive agora mesmo apresentou 4 vezes, eu apaguei as falhas e por 4 vezes ele apresentou o defeito... Peguei os cabos do outro, que por sinal ainda são originais, e substituí pelos NGK aparentemente novos, mas não apresentou o defeito, coloquei os dele novamente e até agora não apresentou o defeito tbm...
mas estou aqui, tentando... se eu tivesse algum amigo aqui com osciloscópio seria mais fácil, mas na cidade, que eu saída, ninguém tem ainda... quero ser o primeiro!
Você diz que a luz pisca, será que não é aprendizagem da roda fônica, apesar de você não ter citado o ano
do carro.
Ela pisca andando e parado...
se fosse aprendizagem, seria um defeito de perda de aprendizagem, pois não é toda hora que apresenta o problema. Concorda comigo?
Desculpe gente por ter repetido a resposta tantas vezes, sou novo por aqui e não percebi que tinha mudado para a página 2, e como não visualizava minha resposta repeti para ver se aparecia... achei que poderia ser um problema no site, na minha rede, etc... É o hábito de procurar defeitos... : : :
>Você diz que a luz pisca, será que não é aprendizagem da roda fônica, apesar de você não ter citado o ano
do carro.
ele é 2012, com módulo 4GF
>
coloque um sensor de rotação pra testes e COM MUITA ATENÇÃO VEJA OS DENTES DA RODA FONICA se estão amassados, trincados ou a propria polia empenada.
Tirei a polia e observei com bastante atenção, mas não tem nada de errado.
Galera peguei a central de outro carro do meu cliente(comprado junto) coloquei nele e testei por um longo tempo e nada, daí peguei a dele e coloquei no "irmão" dele e depois de muito tempo deu as mesmas falhas. Vou enviar pra Cuiabá hj, pro Itamar Som, ele vai fazer uma análise pra fechar o diagnóstico. Aproveitando a situação montei o carro defeituoso com o kit do carro bom e entreguei pra ele trabalhar essa semana. Com isso vou saber se tem mais algum defeito ou não...
Quando tiver notícias eu posto!
depois de muitos dias sem poder aparecer por aqui, vim passar o resultado final do reparo.
Comprei uma central usada e coloquei no carro e resolveu o problema... já tem mais de 20 dias que está rodando e nenhum problema apresentou, graças a Deus! hehehehe
Obrigado a todos pela força, vcs são D+!
Abraço e sucesso a todos vcs guerreiros!
GALERA RESOLVIDO O PROBLEMA, ERA A CENTRAL COM DEFEITO, COLOQUEI UMA OUTRA E NÃO DEU MAIS PROBLEMA!
OBRIGADO A TODOS!
GALERA O CARRO VOLTOU COM AS MESMAS FALAHAS, DEPOIS DE QUASE 3 MESES RODANDO MUITOS KM TODOS OS DIAS...
COMPREI UM PDL 5500, MAS AINDA NÃO SEI INTERPRETAR FORMAS DE ONDAS, ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
O DIOGO AUTOMOTRIZ HAVIA DITO PARA TESTAR SIMULTANEAMENTE SENSOR DE ROTAÇÃO E PRIMÁRIO DA BOBINA, POSSO FAZER E POSTAR AQUI... COMPREI A PINÇA PARA TESTE DE SECUNDÁRIO, POSSO POSTAR TBM...
ALGUÉM PRA ME AJUDAR? TENHO WHATS TBM SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, POIS AGORA VAI SAIR DO MEU BOLSO, ESTÁ NA GARANTIA... 65-99900-5066/65-99289-4975
isso que é foda, tem algo queimando a central. voce verificou todo chicote se nao tem curtos ? pode ser algum cabo de vela ou bobina vazando, o que fez com a central velha? ela e híbrida? peque um bom multímetro digital e meça a queda de tensão nos fios de alimentação e aterramento, verifique o alternador pra ver se não há picos de tensão, desligue os cabos do alternador e observe se algo muda
>isso que é foda, tem algo queimando a central. voce verificou todo chicote se nao tem curtos ? pode ser algum cabo de vela ou bobina vazando, o que fez com a central velha? ela e híbrida? peque um bom multímetro digital e meça a queda de tensão nos fios de alimentação e aterramento, verifique o alternador pra ver se não há picos de tensão, desligue os cabos do alternador e observe se algo muda
Então Cezar_kz, o chicote foi o primeiro que mexi... tirei ele fora e abri todinho, fiz teste de tração e continuidade,e deu tudo OK.
Troquei bobina(Bosch),cabos e velas(NGK), sensor de rotação, fase, MAP, sincronismo, etc...
Motor tinha 1000km após retificado, primeira troca feita do dia anterior...
Antes meu scanner só fazia leitura e apagava falhas, daí comprei um PDL 5500, e ontem tirei umas leituras de Primário e Secundário com as bobinas nova e velha, mas deu tudo igual, e em nenhum momento deu o defeito...
Coloquei outra bobina nova e mandei rodar com o carro...
Prezado Tio Dionys. Primeiramente desejo que o amigo consiga resolver esse abacaxi. Depois aconselho a enviar essa central que aparentemente abriu o bico a um especialista para ter certeza do que aconteceu, e qual circuito especifico foi danificado. Conforme foi postado pelo pessoal, partir com paciência para uma analise minuciosa com osciloscópio ou outro aparelho que consiga pegar o que está danificando a central. Defeito danado...boa sorte e abraço.
Colega:
Veja a possibilidade da placa da central causando este defeito, sugiro que remova e veja soldas danificadas ou rompidas.Para garantia d serviço subst. central.
att Diaz
>Colega:
Veja a possibilidade do quadro de instrumentos causando este defeito, sugiro que remova e veja soldas danificadas ou rompidas.
att Diaz
Pior que não posso abrir a central, pq está com selo de garantia do técnico que me vendeu...
>mas a central voltou a funcionar?
A central volta a funcionar normalmente, basta desligar e ligar a chave... pode até fazer isso andando mesmo, quando dá o defeito...
É como se estivesse reiniciando o sistema, com isso ela fica normal, tem força, não oscila... Só que grava as falhas P0300/P0302/P0303.
Pode ser descarga eletromagnética no chicote, e com isso dá pane no driver dos bicos?
Já pensei em enrolar os cabos de vela e chicote com papel alumínio, será que resolve?
: Meu nobre porque nao liga o manometro efaz teste de rua na rodovia
vai que a bomba dpois de algum tmpo da aquela travada va por ai tive um logan com defeito identico,so apos algum tempo rodando acontecia se tem disposiçao liga o manometro e vai pra pista retorne.
>: Meu nobre porque nao liga o manometro efaz teste de rua na rodovia
vai que a bomba dpois de algum tmpo da aquela travada va por ai tive um logan com defeito identico,so apos algum tempo rodando acontecia se tem disposiçao liga o manometro e vai pra pista retorne.
Amigão eu discartei essa hipótese quando peguei o outro carro do cliente, comprado no mesmo dia, e coloquei Central/IMO e Chave com comutador do carro ruim nele, e depois de algum tempo apresentou as mesmas falhas...
Só pra desencargo de conciência, peguei o kit do carro bom e coloquei no carro defeituoso, e depois de muito tempo não apresentou nenhum defeito!
Foi aí que pensei ter "matado a charada", condenando a central do carro ruim...
Quase 90 dias indo para fazendas quase todo dia, andando na faixa de 800km por semana, agora que apresentou somente uma vez o defeito!
Entende?