O veiculo chegou na oficina, falhando muito, não ultrapassava 2500 RPM, fazendo uma observação, vi q a sonda é novinha, mas o atual dono do carro não soube me falar pq foi trocado ja q comprou esses dias. Passando o scanner, o meu é um KTS-200 da bosh, verifiquei q o valor registrado pelo MAP estava muito auto, de 500 a 630 kpa, e um forte cheiro de combustivel, tirei as velas e estavam mutao carbonizadas, troquei essas velas, e com 5 min. q funcionou as velas novas ja carbonizaram tudo de novo, limpei os bicos injetores no ultrasom, e nada mudou, resolvi tirar o cabeçote, mandei pra retifica e estava com as valvulas desgastadas, tocou as valvulas, sedes de valvulas, retentores das valvulas, acabei de montar e funcionar, por uns 25 min funcionou muito bem, mas qdo fui entrgar o carro para o cliente o problema reapareceu, qdo desliga o MAP funciona bem, seu valor ainda é auto, mas aceita aceleração normalmente, cheiro forte de combustivel, se desligar 1 bico, acerta a lenta com uma pequena falha por caausa do bico desligado, troquei o MAP por um outro usado mas q funciona bem e nada, continua a mesma coisa.
Estou sem saber o q fazer.
Por favor aceito dicas para resolver esse problema!
ABRAÇOS
WASHINGTON
Respostas:
jA IA ESQUCENDO O PALIO É 2002 SOMENTE A GASOLINA, COMPLETO.
A sonda marca rica ou pobre e o tempo de injeção? Aparece algum codigo no scanner?
rapaz to no almoço!!!!!!!
ja te passo essas informações daki a pouco
obrigado pela atenção...
iai blz....já peguei varios assim pode ter certeza que as valvulas estao presas....
Caro colega voçê mediu a vazão dos bicos pela tabela? Pressão da bomba? Mesmo a sonda sendo nova vc verificou o sinal? ele quente qual é a temperatura da água e do ar pelo scanner? Me informe també sobre o tempo de injeção!
FIQUE ATENTO QUANTO À VAZÃO DOS BICOS INJETORES PQ MUITAS VEZES ELES ESTÃO EQUALIZADOS MAS COM A VAZÃO ALTERADA!
Abraço ate++ aguardo resposta boa sorte!
verifica o aperto da pulia do motor e se não quebrou a chaveta ou valvulas presas
Bem amigos, aqui estão alguns dados q peguei pelo scanner:
temperatura arrefecimento normal, ventoinha entrando em funcionamento a+/- 90ºC
temperatura do ar 19ºC
tempo de injeção oscilando entre 13,5 a 14,2 ms
pressão no coletor de admissão acima de 820 hpa
tensão na sonda lambda chega a 300mv e não oscila mistura rica mstura pobre, a medida minma q chega é 180mv
agradço a atenção de todos!
obrigado pela dica, mas a chaveta esta perfeita, e qto as valvulas qdo tirei o cabçote ele estava com o mesmo problema de agora com o cabeçote arrumado e valvula reguladas.
mas msm assim muito obrigado se tiver mais alguma coisa q vc saiba para q eu possa estar resolvendo esse pepino!!!!
Olá amigo, verifique a aplicação da sonda elá deveria estar marcando em torno de 1V, ja que o carro tem exesso.
Se tiver um simulador de sonda coloque e veja se baixa o tempo de injeção ele está muito alto.
Faça os testes e retorne.
Qual scanner voce está utilizando?
a temperatura do ar tem que ser pelo menos a metade da teperatura da água!
pra mim a temperatura do ar está baixa!
Mede a alimentaçao do sensor! se a central esta enviando 5 volts o sensor é conjugado com o map!
abraço ate++
O meu scanner é o KTS-200 da BOSH, o sensor é conjugado sim, mas ja coloquei outro e a medida é a msm...
As medições de alimentação estão em ordem!!!!!!!
Até ++++
testa o chicote pode ter alguma coisa ai se o map fica alto tempo de injeção deve ter um curto e a medida desta sonda ta ruim tambem injeta um sprey wd para ver se ela bate na casa dos 900 mv mande as noticias para termos mais ideias
provavelmente você está com a sonda travada ou aplicação errada pois tem alguns conectores que dão certo mas as posiçõe dos fios são diferentes! aí o certo é verificar pino por pino com o esquema elétrico! a sonda nova é universal?
Amigo tá marcando 13 a 14 ms de abertura dos bicos e sonda marcando 180 a 300 mv ............... a sonda está matando o funcionamento ae era pra ta marcando 900 a 1,0v ......... troca a sonda e corre pro abraço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dias atrás eu postei um tópico sobre essas armadilhas da sonda, quase fiquei doido com um Celta, e nesse
caso eu não pensaria duas vzs em experimentar outra á título de eliminação...Abçs e boa sorte !!
desconecte o chicote na sonda monitore c/ multimetro a resposta da sonda instale um manometro cheque a pressao de
linha ou esta muito alta ou pressao muito baixa tambem da esse defeito pela resposta da sonda. estanque o tbi com
ele funcionando morreu blz funcionou ar falso e por ai vai.
Bom dia amigos!!
a sonda é nova mas paralela, uma marca q nunca vi, vou ver se consigo uma original para testar.
Vlw.
Amigo em casos assim eu sempre traço uma linha de raciocínio para ficar mais fácil.
Se ele esta tão rico e a sonda marcando pobre é por ai o caminho, coloque mesmo outra para teste, mas por favor NE sonda tem que ser Bosch ou Marelli, nem delph eu gosto.
Outra dica boa que vc recebeu ai foi a escape preso, também te daria esse defeito.
Ponto atrasado, válvula presa também faria isso mas não alteraria o valor da sonda para pobre e sim para rico, espero telo ajudado
Moçada agradeço a ajuda de todos e foi com essa ajuda que reslovi o problema.
SONDA LAMBDA!!!!!!!!!!!!!!
É ela msm, coloquei uma de um uno, e o carro voltou ao normal.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COLOCA NO TÓPICO (RESOLVIDO)
CICA EM EDITAR O TÍTULO DO PRIMEIRO TÓPICO!
ABRAÇO ATE++
Topico de nível muito elevado, otimas dicas que só enriquece o nosso conhecimento. Parabéns a todos!!!
Roberto, primeiro boa noite, amigo reparador. Por favor me esclarece uma duvida ( no sistema de injeção IAW 59F ) fiat uno 2003 se o sensor de temperatura tiver com defeito o ventilador de arrefecimento pode não desarmar fazendo o carro aquecer, já que o mesmo é controlado pela central.
Ele é responsavel por informar a temperatura do líquido do arrefecimento tanto na central quanto no painel!
se ele estiver com problema o eletroventilador pode não entrar em funcionamento! ou não desligar! se ele estiver em curto pois fica com a resistência muito elevada!
Espero ter ajudado! pois não entendi totalmente a pergunta! mas qualquer dúvida é so dar um grito! ABRAÇO!
>Topico de nível muito elevado, otimas dicas que só enriquece o nosso conhecimento. Parabéns a todos!!!
Realmente! Eu nunca peguei algo desse tipo onde a sonda alterava o valor do MAP! Valeu pelo retorno da solução! ;)