Palio 1.3 8v 2003 com BC sistema IAW 4FB gasolina.
Defeito interessante: O cliente relatou que o veiculo foi desligado e depois nao pegou mais.
Acontece o seguinte: gira a chave as luzes de injeçao e code acendem e apagam em seguida(funcionamento normal)
a bomba de combustivel é acionada durante alguns instantes e desliga tbm em seguida(funcionamento normal)
Quando tenta-se dar a partida a bomba é acionada de novo normalmente e tbm sao gerados centelhas na velas.
Só que o motor nao entra em funcionamento por que os 4 injetores nao recebem pulsos da central.
Com scaner pode-se verificar o sinal de rotaçao que esta normal.
Na memoria da UCE tinha uma falha referente ao imobilizador que foi apagado e nao voltou a aparecer,mas mesmo assim
o defeito continua.
Os parametros de UCE e BC estao ok com relaçao a chave de igniçao e reconhecimento etc...
Testes realizados : alimentação,fios dos injetores,fios da comunicaçao CAN,tudo ok.
Acredito ser defeito na UCE,já que ha centelha porém nao ha pulsos.
Se alguém tiver alguma dica agradeço.
SoluçÃo: troca da uce
Respostas:
Olá ivaneu,tente verificar o funcionamento do sensor de posição do comando de valvulas.Ele é responsavel pelo fasamento dos bicos injetores.
verifica se nao tem nenhuma alarme no caminho... se nao possivel defeito na ecu-...
Alarme está descartado,sensor de rotação está eliminado por que ha centelha nas velas e com scaner é possivel ver o seu funcionamento.
Nao entendi o que vc falou netoscar:
Olá ivaneu,tente verificar o funcionamento do sensor de posição do comando de valvulas.Ele é responsavel pelo fasamento dos bicos injetores.
>Olá ivaneu,tente verificar o funcionamento do sensor de posição do comando de valvulas.Ele é responsavel pelo fasamento dos bicos injetores.
Neste sistema( Marelli 4AFB) a central faz via software o fazamento da injeção, se tudo está em ordem possível problema na ECU da injeção, este tipo de defeito da com uma certa frequência, da pra fazer o concerto ou troca da ECU da injeção, mas no caso da troca complica um pouco mais por conta do immo se for ECU usada.
>teste a continuidade dos fios que vão para os bicos, ou, teste os sinais pulsante na saída do módulo...se tudo tiver ok...provavelmente módulo...mas faças todos os testes possíveis pra ter certeza...até porque queimar as duas saídas de uma vez é difícil, mais, em se tratanto de carro amigo, tudo é possível...boa sorte
Somente pra esclarecer este sistema utiliza 4 saidas para os eletro injetores(injeção sequêncial) e não 2 saidas, o sistema de 2 saidas(injeção Banco a Banco) era para o motor FIASA MPI, no caso dos motores FIRE é uma saída pra cada eletro injetor. Quando da defeito neste tipo de central geralmente acontece de parar o funcionamento de todos os eletro injetores.
Levicar disse AI VAI SER SONDA OK
Por que vc acha que é sonda?
Troquei a UCE para teste e funcionou o veiculo,realmente o defeito é a UCE.
Agora vou correr atrás de uma outra do mesmo modelo para conseguir trocar.
Assim que eu resolver postarei resposta e obrigado pela ajuda dos colegas
especialmente o amigo Canal,que na minha opinião deveria ser chamado de o Cara ...hehehehe
Valeu galera.
pq se sonda estiver com defeito tem central que de desabilita os bicos quando da partida
Levicar em quais veículos isto acontece?
Eu não vi isto acontecer ,agora fiquei curioso para saber quais modelos
ocorre esse fato.
Bom mesmo assim retornarei quando resolver por completo o defeito deste veiculo.
Abraço a todos e um Feliz Natal.....
moto fire eu ja peguei dos um tava amasado o escape e outro sonda estava com o chicote em rolado ai central ela desabilata e intedeu que esta com mistura rica muito rica ok
interessante,eu nunca vi isso ocorrer mas não se pode duvidar de nada hj em dia
já que existem várias formas de gerenciamento interno das UCEs de injeção.
Levicar que aparelho é este na foto?
é um osciloscópio?
vc conserta uces?
muito interessante,o que é possivel simular e quais centrais vc consegue testar?