Bom dia... no início fizemos o motor de um palio 1997 - injeção marelli 1G7 e agora está com forte oscilação na lenta - e ás vezes fica travado em 2000 rpm. Já fizemos:
- troca das 2 bobinas
- troca de 2 eletroinjetores
- sensores de ar, MAF e água
- aterramento revisado
- chicote da i.e ok
- sem entradas de ar falsas - foi até checado com smoke test
- scanner não acusa nada (ás vezes acendia a luz quando o eletroventilador ligava e acusava bobina 2) substituída parou.
- corpo da borboleta limpo, trocado os sensores de posição da borboleta e motor de passo
- alternador carregando ok - média de 14,5 volts
- foi medida compressão dos cilindros - está ok.
minha suspeita: módulo de injeção (pode ter perdido os parâmetros)
Não sabemos mais o que fazer: aguardo colaboração.
Respostas:
:) Ojovm,paramtros ok voce disse somente marcha lenta alta stes veiculos historico
tanto 1.0 1.5 e nessessario atualizaçao de software,procure alguem especializado e
reparo de centrais certamente resolvera seu b.o acretite,gamorra
Ola boa tarde Carlos tem uma ferramenta muito usada pelas oficinas hoje vc tem que ter um chip ferramenta pra fazer decode e reset do modulo esse problema é comum nessa central éla perde referencia de lenta e não tem quem acerte se não resetar o processador
foram usadas todas as ferramentas de fasagem, motor em perfeita sincronia... tanto é que na alta o carro anda bem... realmente estou desconfiando também do corpo da borboleta - ela está com uma folga lateral no eixo - fiz um teste com compressor de ar e realmente escapou ar pelo lado, exatamente onde conecta o cabo do acelerador. A central eu conheço o esquema do chip ferramenta - mas não tenho gravador de eprom - só se mandar a central em alguém especializado. obrigado pelas informações...
Amigo verifique se nao foi mexido no parafuso do batente da borboleta. Acontece muito.
>Antes de conferir a central, dá uma verificada na borboleta do acelerador, ela pode estar com desgaste nas laterais ou o batente muito regulado, deixando ela um pouco aberta na marcha-lenta. Deixe o carro ligado e vai tapando aos poucos o TBI para ver se a lenta vai baixando. Caso ficar bom o problema está aí onde falei acima.
Outra coisa pode ser sincronismo fora. Você colocou as ferramentas corretas na hora de montar?
essa dica é interessante, pq qdo fizemos o motor, detectei que tinham adulterado o parafuso do batente...mas eu regulei pra 0.5v na marcha lenta
Verificou pressao da bomda de combustivel? No scanner vc ve o atuador de marcha lenta funcionando , tem pulsos no chicote dele?
Digo isso pois ja pequei algo parecido e era o atuador que nao estava com funcionamento perfeito e travava em uma determinada posição.Se for o palio mpi quando ele tiver ligado acelerado vc tampa o furo onde entra o ar do atuador e veja se a rotação cai , o bom é acompanhar com um bom scanner .
Amigo sofri com um palio também 97 oscilando e as vezes acelerado mesmo defeito...
era a central. foi mandada a um especialista,reparada e solucionado o problema...
>Verificou pressao da bomda de combustivel? No scanner vc ve o atuador de marcha lenta funcionando , tem pulsos no chicote dele?
Digo isso pois ja pequei algo parecido e era o atuador que nao estava com funcionamento perfeito e travava em uma determinada posição.Se for o palio mpi quando ele tiver ligado acelerado vc tampa o furo onde entra o ar do atuador e veja se a rotação cai , o bom é acompanhar com um bom scanner .
esqueci de mencionar: foram trocados boba ( bosh), regulador de pressão...atuador da lenta foi colocado novo original marelli. sim, reparei que tampando a galeria que admite o ar para o atuador a rotação cai na hora - no scaner o sinal está ok, e quando vc manda acionar via sacaner funciona normal. problema que tinham adulterado o parafuso do batente da borboleta - deixei com 0,5v - mas vai saber.
>Amigo sofri com um palio também 97 oscilando e as vezes acelerado mesmo defeito...
era a central. foi mandada a um especialista,reparada e solucionado o problema...
então, eu suspeito fortemente da central - inclusive conversando com um amigo que recondiciona TBI, disse a mesma coisa: ele acha pouco provável que seja o TBI. Sabe o que o especialista fez? Usou o chip ferramenta? ou era pau eletrônico? abç
>Bom dia Carlos. E ai resolveu a Marcha lenta do palio.??
nada... pior que, de uma hora pra outra o FDP parou de dar o defeito! dá quando quer...apanhando aki véio - nunca passei por isso...
pessoal, uma luz no fim do túnel.. primeiramente retirei o módulo e detectei que ele já tinha sido aberto - acho que talvez pra retirar o code - mas não vi nenhum sinal de reparação nas trilhas - um bom sinal.
seguinte: realmente o batente da borboleta estava muito fora - a borboleta estava permanecendo ligeiramente aberta - acho que o cliente levou em outro lugar depois que fizemos o motor - e me deixou confuso. mas a melhor parte: peguei o sensor de posição da borboleta antigo - marelli - e recoloquei no lugar - eu tinha guardado ele, pq o cliente mandou trocar, e entregou junto com as peças do motor - aí eu instalei um VDO novo. não é que o carro virou outro com o sensor antigo? ele estava dando uns soquinhos quando andava com pouca aceleração (tipo só relando no acelerador). pronto o carro ficou com aceleração suave e progressiva. entreguei para o cliente testar e qualquer novidade eu posto aqui.
Pessoal, pode colocar como resolvido. Cliente trouxe o carro para troca de óleo e eu dei uma volta e o carro é outro. Também pararam os soquinhos e ele disse que melhorou o consumo. Agradeço a todos que colaboraram - e fica a dica: nem sempre a peça novinha tirada da caixa está boa. Testando com multímetro percebi muitas irregularidades no TPS. um grande abraço.