Bom dia amigos. Sou novo aqui no forum e é o meu primeiro tópico.
Pelo que li, pude ver que aqui tem bastante pessoas sérias e com vontade de ajudar.
Eu to com um problema na minha oficina e gostaria de saber se alguém aqui poderia me ajudar?
Estou com um cabeçote de uma palio 16v, e to com dificuldades na montagem. Aparentemente montar seria o café com leite normal, mas eu gostaria de saber se tem algum pulo do gato na hora de montar? os tuchos de admissão e descarga são todos iguais?
Desde já agradeço pela ajuda, estarei ajudando na medida do possível em outros tópicos.
Respostas:
casa do diesel diz:
Caro colega montamos uma viatura da PM essa semana, não é nossa especialidade, mas sem a ferramenta fica dificil, tem que travar os comandos.
casa do diesel diz:
Caro colega a ferramenta é para colocar no ponto!
Virabrequim em PMS, com marca 0 no volante;
Ferramentas nos comandospois as polias dos comandos são loucas sem chaveta.
Desculpa mas acho que me expressei mal na colocação da resposta.
NAO TEM DIFERENÇA DE TUCHOS NAO TODOS SAO IGUAIS MAIS SEM UMA FERRAMENTA ESPECIFICA VC NAO VAI COLOCAR O PONTO CORRETAMENTE, SO NAO ENTENDI QUAL A SUA DUVIDA,O PROCEDIMENTO E SIMPLES MAIS 2 OU 3 DENTES FORA JA SAO SUFICIENTES PARA DANIFICAREM O CABEÇOTE NA MONTAGEM.ABRAÇAO!!!
Tuchos são iguais. Descarregue todos antes da remontagem ao montante.
Posicione os tuchos no montante do cabeçote. Para eles ficarem presos ao mesmo, na montagem, passe um pouco de graxa nas laterais do tucho, para o mesmo ficar "preso" ao montante.
Atente para a posição de sincronismo dos comandos. Precisará de duas ferramentas de posicionamento (aquela que prende na lateral do montante), uma para ADM outra para ESC. Ao colocar os comandos em posição de sincronismo,, aperte o parafuso da engrenagem traseira. Monte a polia da correia dentada, mas não de torque final na mesma (ela é "louca").
Pistões devem estar devidamente alinhados. Numero 1-4 devem estar em movimento descendente. Se posicionar em ascendente, não haverá problema físico (dano em válvulas)... mas o motor não irá funcionar ;)
Monte a correia dentada, tensione a correia (o tensor tem guia), torqueie a polia do comando e faça giro manual do motor. Confira a tensão da correia pelo rolamento tensor... se necessário, re-tensione.
Depois, é proceder com o resto da montagem.