ola nobres colegas, estou com uma palio 1.8 8 v na oficina que ja queimou tres sondas. A primeira vez chegou na oficina embolando, passei o scaner e a sonda estava travada, substitui a danada por uma sonda delphi, durou uma semana, então voltou a oficina com o mesmo defeito, um fato gozado e curioso e que no conector da sonda havia um liquido como se fosse oleo de motor, era bastante mesmo, fiz a limpeza dos conectores, montei e nao teve jeito a sonda nao funcionou, então colocamos outra da marca mobiletron, durou uns dois meses, e hoje o cliente chegou na oficina com o mesmo problema, passei o scaner e tava la a danada da sonda travada, e o conector dela com o bendito oleo, que acredito que seja o causador da queima da sonda, ja fiz os testes de continuidade no chicote e esta ok. POr ultimo agora colocamos uma sonda ntk original, so que to ate pensando se daqui uns dias o cliente volta la com ela queimada de novo.
Fico pensando se aquele oleo que se forma no conector nao e resultante de alguma reação quimica, mas e muito estranho, gostaria da ajuda dos colegas pra tentar desvendar esse misterio. Ja pensei ate em montar uma mini camera e ver se nao tem ninguem colocando oleo la no conector dela.
Respostas:
Vc deve ver a tabela se a sonda é convencional ou planar, no site da NTK eles vao te informar, mas vc tera que passar os dados do carro, ano ,motor ,cil,comb, inj.,etc
Verifique com o multimetro se a sonda trabalha , no fio preto da sonda vc poe um fio do mult. e o outro vc aterra no motor, se ela tiver oscilando estara boa.
Mande mais noticias
quando coloca a sonda nova ela atua no 12 fica show de bola so que passa uns dias ela queima ai quando desconecto ela o conector ta cheio de oleo, coloquei ate uma sonda com o chicote maior e mudei ele de posição pra ver se parava de queimar mas nao adiantou.
voce deve cuidar muito com a aplicação correta desta sonda. pois ha sondas com resistencia de aquecimento com amperagem diferentes umas das outras podendo até queimar a ecu . Isso no caso de usar uma sonda com resistencia de maior consumo do que a original
Estou com um palio igual e exatamente o mesmo defeito , ja limpei tres vezes o conector da sonda , cheguei a lavar o conector com gasolina secar com ar e passar limpa contato e secar bem , alguns dias depois a sonda trava em baixa e tem oleo na tomada da sonda ,ja nao sai mais oque fazer o carro nao tem vazamentos. se resover o teu ai me avisa
ai autoere aqui foi resolvido colocando uma sonda original ntk, nunca mais o carro deu problema , depois disso ja fiz ate outros reparos ea sonda ta show de bola.
Vou dar um pitaco maluco.
Se o motor não tem vazamentos que possam ir para o conector e pós limpesa voltam a ter oleo acredito que possa ser do proprio material do conector que com calor gere esse oleo.
Seria o caso de eliminar esse conector e fazer ligação direta entre os terminais ,para efeito de teste.Nessa situação todos testes são validos,visto que ocorre em outros veiculos iguais.Este oleo deve danificar a sonda por envolver todos terminais,do conector.
No aguardo de respostas dos colegas,Fuuiiiiii
pois é eu coloquei uma sonda ntk zero e poucos dias depois voltou novamente e tinha oleo no conector é coisa de loco nao da pra entender de onde vem esse oleo.