Bom dia
Estou com problema dificil de resolver num Palio weekend 1.6 16v 1997. O carro foi feito motor a 50mil km atras passado para 0.60. Agr a pouco tempo o carro so tem piorado, esta fraco tanto na gasolina quanto gnv, esquenta muito e muito rapido, visto que esta sem valvula termostatica. Foi trocado radiador,bomba dágua, junta do cabeçote, cabeçote medido pela retifica e nao esta morto, escapamento verificado e nao esta entupido, eletroventilador, cebolao, rele e resistor do ar novos. A primeira ligada do dia é muito longa, algo que nao era assim, mas depois de 2 min trabalhando se desligar e religar liga no tempo de partida normal. As vezes quando um pouco acima da temperatura normal de trabalho o carro demora a ligar, como se acusasse bateria fraca, sendo que esse carro esta rodando com 2 baterias. Outro detalhe é que se deixar a chave virada sem ligar o carro, após um certo tempo a luz da bateria começa a piscar intermitente. Todas as mangueiras verificadas, ponto verificado inumeras vezes com ferramenta correta. As vezes o carro da forte cheiro no escapamento, mas é raro esse cheiro. Gostaria de uma ajuda. Isso é um defeito só ou são varios defeitos? Alguem ja viu isso? Pois estou nessa novela a 4 meses
Respostas:
Sr. Huckao, passou o scanner neste veiculo, verificou os parametros apos a ventuinha entra em ação pela primeira vez, os parametros estao corretos ou existe algum fora. Na ida do cabeçote para retifica vou feito o teste de pressao para ver se tinha trinca. Apos todos estes testes se estiver tudo ok. Ai verifica a unidade, chicote, fusiveis, reles, outra este veiculo nao deve ficar sem a valvula, verifica o sincronismo. Este veiculo para se colocar no sncronismo, deve ser feito com as ferramentas e não no olho, como alguns fazem. Espero ter ajudado em alguma coisa.
Incrementando a ótima dica do Jeronimo, quanto ao chicote, faça verificação daquelas de desencapar e ver o estado de possíveis emendas na instalação do gnv já que fazem muitas gambiarras, quando testa passa sinal, mas quando anda ou aquece, corta , enloquecendo proprietário e reparador.
jeronimo50, cabeçote testado e avaliado positivamente. Sincronismo verificado com ferramental proprio. Ele esta sem a valvula por motivo de mesmo sem ela esta esquentando muito rapido, ou seja, esta sem para poder ganhar mais tempo para teste.
edsonoficina, o gnv ja foi retirado e nao houve alteração. esta com ativado novamnete por alto consumo e cliente nao pode ficar sem carro enquanto estudo defeito.
Amigo, eu tenho uma Palio Weekend 99 1.6 16v e enfrento problemas parecidos.
Ela já teve GNV instalado e agora só anda na gasolina. Não resolvi todos os defeitos, mas vão lá algumas dicas.
Partida Longa: Ela tem uma luz no painel com o símbolo de um injetor que acende e apaga no virar a chave. Deve se aguardar esse processo antes da partida. Se não fizer isso, demora a pegar até que o processo seja feito.
Cheiro de Combustível: A minha também tem. Vem do bocal do tanque, perto da roda. Ainda não resolvi esse problema, mas parece ser algum problema no respiro, porque quando abro o tanque há vácuo.
Consumo: É alto nesse momento. Parece que a flauta de retorno dos bicos injetores costuma trincar. Pode ser uma associação ao problema anterior.
Bateria fraca: O miolo da chave está com mau contato. Quando giro 100% para dar a partida, geralmente dá como se a bateria fraca. Se giro apenas 90% ela pega de primeira, exceto quando eu esqueço de esperar apagar a luz.
Chicotes elétricos: Praticamente todos os fios elétricos que ligam os bicos e sensores estavam emendados por conta da instalção do GNV. Fiz uma limpa e soldei todos os fios que estavam cortados. Logo devo encomendar algum chicote novo para substítuílos.
Temperatura: A ventoinha aciona quando ainda está frio, mas para e depois volta a ligar quando atinge 90º. Sei que nesse motor a válvula termoestática está em um conjunto que faz a leitura de temperatura do motor. Uma peça com duas funções. Pode estar ali o problema.
Falhas: A Palio falha quando está fria e corta o motor por 1s devez enquando. Tudo leva a crer que seja a temperatura afetando o desempenho e também o consumo. Me parece que esses motores são muito sensíveis á faixa de temperatura. Quando está na temperatura normal fica tudo bem.
Espere tê-lo ajudado.
Rafael Aun
OBrigado Rafael, mas infelizmente seus problemas sao diferentes do meu. O carro já teve autonomia de 12km/l. A partida longa sermpre espero para ligar. O cheiro de gasolina vem do escapamento. Miolo novo e 1 bateria de 65A na dianteira e uma de 110A na traseira, considere ainda motor de arranque feito com peças Bosch.
Obrigado pela ajuda, talvez sirva para outras pessoas.
ola, amigo deixa eu ti conta uma que aconteceu comigo uma vez! vi teu tópico e lembrei na hora! certa vez peguei um gol 16 válvulas que tinha se não me engano o mesmo diagnostico que o seu problema ai! bom depois de trocar pecas e mais peças para teste, chegando até retirar o cabeçote para uma retifica analisar e te dito por eles ( ta tudo ok) ai eu aqui coloquei junta nova e por ai vai! cheguei até fazer uma junta de mecânicos amigos meu para enfim acaba com o problema, mas sem solução!
para encurtar a historia, entreguei o gol para o dono do mesmo jeito, e eu até me sentindo mal com aquilo por não te solucionado o problema dele! acabei nem cobrando mão de obra!
depois de um mês o cara chego e me disse que tinha resolvido, sabe o que era??
( defeito na tampa) não prestava mais. ele levou em outra retifica e la sim viram o defeito!
então depois deste experiência, cheguei a conclusão que retifica também erra e hoje em dia procuro duas opiniões na área! fica a dica..
O Rodrigo Fonseca está totalmente certo,errar é humano e por esse motivo que eu trabalho com 3 retificas, já tive erros com retificas certificadas pelo conarem, Portanto leve em outra retifica para analisar e uma dica veja se a base do bloco não está empenada, já peguei muito fiat assim.
infelizmente cabeçote 100%, mas agr ele nao pega mais nenhum passe, chegou ao limite
Leia: DEFEITO: Esta Palio Weekend estava com consumo excessivo de combustível, chegando a dar um forte odor nos gases de escape do carro.
CAUSA: Iniciamos os teste com o uso do rastreador e observamos que os parâmetros de sinal da sonda lambda e tempo de injeção estavam altos o que não é normal, segundo a dica de Tempo de Injeção X Sinal da sonda lambda isso não seria possivel, pois se o sinal da sonda estiver alto automaticamente a central diminuiria o tempo de injeção para que a mistura se regularizasse. Fizemos a leitura do sinal da sonda e do tempo de injeção utilizando um multímetro só para ter certeza e obtivemos os seguintes parâmetros:
Tempo de Injeção (TI): travado em 5.66 ms
Sinal da sonda Lambda: travado em 900 mV
Notamos tambem que quando acelerávamos a sonda reagia abaixando seu sinal mais o TI continuava fixo em 5,66 ms.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição da central e o defeito foi resolvido.
O que ocorria era que a central ( U.C.E.) não estava corrigindo o tempo de injeção, fazendo com que o carro consumisse mais combustível.
Muitos reparadores tem medo de dar um diagnostico quando envolve a U.C.E., com receio de não ser nela o problema, mas eu garanto que é muito comum ocorrer defeito de central e com o domínio de técnicas como o de Tempo de injeção X Sonda Lambda fica fácil descobrir onde esta o defeito, como neste caso acima, se a sonda esta funcionado e todos os outros sensores tambem e mesmo assim a central não corrige a mistura, o defeito só pode estar U.C.E.
Outra dica da partida longa pode ser o sensor de temperatura da injeção.
Nesse link tem um montão de comentários de pessoas com o mesmo problema:
http://www.dicasmecanicas.com/2011/06/fiat-palio-palio-weekend-brava-1-6-16v-partida-do-motor-muito-longa/
pela contidade de dfeito tambem acho que é a central