PESSOAL CHEGOU EM MINHA OFICINA ESSE VEICULO EM REFERENCIA, SISTEMA BOSCH MOTRONIC ME7.9.6, O VENTILADOR NAO FUNCIONAVA AI O PROPIETARIO LEVOU A UMA AUTO ELETRICA, O ELETRICISTA SEGUNDO O PROPIETARIO RETIROU O RELE DO ELETROVENTILADOR COM O VEICULO FUNCIONANDO, PASSEI O ESCANER DEU OS SEGUINTES CODIGOS DE FALHA 1602 O QUAL NAO CONSEGUI SABER QUAL É, TAMBEM AQUECIMENTO DA LAMBDA E PRIMARIO DA BOMBA, E O SINTOMA DO VEICULO É FALHA NA ACELERAÇÃO, DA PEQUENOS CORTES COMO SE FOSSE SENSOR DE ROTAÇÃO, CHEQUEI TODA A FIAÇÃO SENSORES E ATUADORES,CX DE FUSIVEL DO VÃO DO MOTOR, SEGUI O CHICOTE ELETRICO MAIS NÃO ACHEI NADA, MANDEI A CENTRAL PRA TESTE POIS SUSPEITO MUITO DELA, MAS AONDE ME FAZEM ESSE SERVIÇO DISSERAM QUE NÃO TEM COMO TESTA-LA, TENTEI CONSEGUIR OUTRA CENTRAL MAS TAMBEM NÃO CONSEGUI, UM DETALHE MUITO INTERESSANTE É QUE NA SONDA OS FIOS DE AQUECIMENTO TEM POSITIVO NOS DOIS, SENDO QUE O Q DEVERIA RECEBER TERRA PELA CENTRAL TAMBEM TEM POSITIVO, ALGUEM TEM ALGUMA DICA, DESDE JÁ AGRADEÇO.
Respostas:
Parte elétrica, tipo enrolamento, o positivo entra e sai por falta de massa, isto é coisa básica. No mais é ver e compreender o esquema elétrico.
Se não me engano, este sistema usa sonda planar, resistência de aquecimento com positivo direto apenas protegido por um fusível e negativo pulsado vindo do módulo, cuidado com as medições que vc pode ferrar a central.
OK WALTER, É SONDA PLANAR SIM, SÓ QUE AS MEDIÇÕES QUE FIZ APOS DETECTAR QUE ESTRAVA TRAVADA PELO ESCANER, EU O FIZ COM A CANETA DE POLARIDADE E REALMENTE O POSITIVO QUE VEM DO RELE ESTA OK, O QUE EU NAO CONSEGUI ENTENDER É QUE A CENTRAL É QUE TERIA QUE CHAVEAR O NEGATIVO NO ENTANTO ESTA TENDO POSITIVO DIRETO. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO ESTOU TRABALHANDO NO VEICULO SE CONSEGUIR ALGO EU POSTO. GRACIAS COMPANERO
Meu caro Ademir, é como o Junior falou: se há positivo nos 2 fios é porque é igual a uma lâmpada, condução através da resistência portanto vc precisa testar o negativo que vem do módulo.
WALTER É COMO EU DISSE, EU NUMCA PEGUEI UM PROBLEMA ASSIM, JA TESTEI TODA A FIAÇÃO E OS NEGATIBOS E POSITIVOS ESTAO OK, MAS VOU DAR MAIS UMA RE -PASSADA, BLZ, TAMBEM DESCONFIO DA FIAÇÃO MAS NÃO ACHEI NADA Q PUDESSE ME DAR UMA LUZ. OBRIGADO E T+
ESTOU POSTANDO A SOLUÇÃO DO PROBLEMA, O QUE SEMPRE FAÇO QUANDO O RESOLVO, SOMENTE ONTEM(23/03) CONSEGUI OUTRA CENTRAL, E PRA QUEM SÓ FICA NO TERRA, EU ACERTEI NA MOSCA TROQUEI A CENTRAL E PIMBA, PROBLEMA RESOLVIDO, AGRADEÇO A TODOS OS QUE POSTARAM, E VALE LEMBRAR QUE QUANDO POSTEI EU FUI CLARO EM DIZER QUE HAVIA CONFERIDO TODOS OS ATERRAMENTOS E ESTAVAM OK. ENTÃO NEM SÓ DE TERRA SE FUNCIONA UM VEICULO MAS TAMBÉM DE SINAIS, QUE PODEM SOFREREM INFLUENCIA DENTRO DA CENTRAL.
Obrigado pelo retorno e parabéns pela solução.
Só queria reforçar aquela história do negativo da resistência da sonda planar, seja qual for o sistema, a resistência da PLANAR é de 9,0 ohms, recebe 12V+ direto e negativo pulsado pelo drive PWM dentro do módulo, a sua resposta é de ~ 2hz e como trabalha em regime duty-cicle o sinal sofre oscilações de tensão mas jamais deveria aparecer como positivo, isto demonstra claramente que alguém já havia testado com tensão positiva e torrou o drive PWM.
Outra coisa, a simples remoção de um relê as vezes pode sim, provocar a perda do módulo, é a mesma coisa que vc estar desligando repetidamente um PC pela tomada.
Lembro tb que a aplicação de sonda planar em sistemas que deveriam usar sondas finger é errada pois estas não duram mais de 1 mês devido a resistência se manter continuamente ligada, tenho visto freqüentemente estas aplicações erradas e inclusive as autopeças estão mandando os mecânicos usarem as planares em substituição às finger.
CARACA! ESSE CARRO NUNCA MAS VAI SER O MESMO HEHEHEHEHEHEHEHEHEHHEEHHEEHEHEH QUE LAMBANÇA HEHEHEHEHEHE
WALTER OBRIGADÃO COMPANHEIRO E, QUALQUER COISA ESTAMOS AS ORDENS, CREIO QUE SEJA ESSE O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE FORUM, NINGUÉM É MAIS SABIO DO Q O OUTRO, PODE SER Q TENHA UM POUCO MAIS DE CONHECIMENTO,E TEMOS QUE NOS AJUDARMOS, POIS AS COISAS ESTÃO SE COMPLICANDO.
OLHE JULIO, EU SEMPRE OBSERVEI SEUS POST, E SINCERAMENTE, EU NÃO VOU ENTRAR NA SUA POIS DESDE Q EXISTE ESSE ESPAÇO SE EU NÃO POSSO CONTRIBUIR, EU APRENDI Q BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA, NÃO USO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PRA DESABAFO, SOU HOMEM, COMPANHEIRO, NÃO QUERO TE OFENDER, MAS COMO PROFISSIONAL, PROCURO FAZER O MELHOR PRO CLIENTE, E TE GARANTO QUE O VEICULO FICOU, CEM POR CENTO, VALEU IGUAL PELA SUA PARTICIPAÇÃO POIS, ISSO TORNA O ESPAÇO MENOS EXTRESSANTE, UM ABRAÇO, E SE ALGUM DIA VC PRECISAR DE AJUDA E EU PUDER O FAZE-LO, ESTOU AS ORDENS.
sei não!..continuo achando que esse carro nem pro paraguai serve hehehehehehe