Boa tarde a todos voçês!
Estou na oficina com um palio 1.0 mpi ano 1996 sistema marelli g7 que apresenta marcha lenta em uma rotação acima do normal quando frio, e com o motor quente a marcha lenta passa a oscilar entre 1500 e 2000 rpm. Já testei atuador de marcha,sensor tps, sensor temperatura ect e map, todos estão bons e não está registrado nenhum codigo de defeito na leitura com o scanner. Limpei o tbi, procurei entradas falsas de ar, fiz a leitura do vacuo com vacuometro que esta um pouco abaixo de 15polmg, não aumendo muito com o motor acelerado, o que caracteriza um valor baixo. Limpei os bicos, medi pressão e vazão da bomba, já que o carro também apresenta um rendimento um pouco abaixo do normal, testei o pulsos no atuador de marcha lenta e continuidade do chicote, ta tudo legal. Se eu tentar com o dedo ir ajustando a rotaçãoatravés do bloqueio da entrada de ar para o atuador de marcha lenta na entrada do tbi, eu consigo fazer a rotação ficar legal, só que se bloquear totalmente o carro também apaga. Peço a colaboração de voçês com que também já encararam esse tipo de problema.
Respostas:
olá gustavo;
é como nosso amigo doutrinador dice ;é central .
leva em uma oficina de reparos em ecu que vai ficar perfeita, é somente
uma reprogramação do software interno.
A regulagem do batente da borboleta de aceleração eu já tinha verificado antes, no ato da limpeza do tbi e o mesmo não foi alterado. Agora a pouco despluguei os conectores do sensor de temperatura do ar e do motor com a ignição ligada, com o intuito de gravar um dtc na memoria, e logo após ter feito isso a marcha lenta regularizou, ao que indica esse problema estar relacionado ao software da UCE. Como em minha cidade não existe ninguem que trabalha com reparo de ecu, estou a procura de uma para teste. Voçês sabem me informar se nesse tipo de UCE para reinstalar software é necessário trocar a memória eepron, o famoso clip.
Não vi vc comentar se verificou o ponto com a ferramenta, ja q essa polia e meia louca.
E o regulador d preção sera q n esta furado, comferi ai p nos ver,
não precisa trocar a eprom ;o que vai ser verificado é se o checksum dela esta correto e
se a eprom for soldada direto na placa vai ter que tirar e colocar soquete para que possa
colocar uma eprom ferramenta (resetrob) para reconfigurar os parametros.
qual cidade voce esta? - talvez tenha alguem perto de voce que vai te ajudar ;ok
Eu já tinha conferido o sincronismo da correia dentada, e o regulador de pressão de combustível, esta tudo ok.
Agora a pouco despluguei os conectores do sensor de temperatura do ar e do motor com a ignição ligada, com o intuito de gravar um dtc na memoria, e logo após ter feito isso a marcha lenta regularizou, ao que indica esse problema estar relacionado ao software da UCE
Não creio que seja a uce. Quando você desplugou o sensor de temperatura a central enviou mais gasolina. Conecte um vacuômetro no sistema e veja como está.
central defeituosa, defeito bem comum nesse sistema amigo
Doutrinadoreu não possuo gravador de epron,nem interface para programação, apesar de ter muito interesse em adquirir uma.
Aduir,minha cidade éJoão Pinheiro-MG. Vou tentar conseguir uma ECU aqui segunda feira
oi colega boa noite,aqui na minha cidade ,tem um especialista em conserto de modulo.
cidade de limeira s.p, meu telef, `e 19 34427663, qualquer coisa `e so mandar pelo sedex 10
se interessar me liga para que posso mandar o endereço
Boa noite colega, eu já peguei dois casos assim de marcha lenta oscilando e era sensor de detonação, tava todo sujo de oleo e o chicote detonado, mais também concordo com os colegas a respeito da central. blz um abraço
ola meu amigo,sei do nosso esforco profissional,uma dica e neste site que tem o arq de reset de parametos de ML gratuito
espero que contribua com teu trabalho
www.autoeletronica.com.br
'ENTERDER O QUE EXISTE E FACIL, DIFICIL E DESCOBRI-LAS"
Bom dia!
Realmente pessoal o problema aqui do palio era a ECu mesmo, consegui uma outra aqui e efetuei o teste, e com a outra ecu a marcha lenta apesar de ficar um pouco alta depois que a gente acelera o carro, não demonstrou mais ocilação como estava antes, inclusive rodei com o carro um bom tempo para adaptar os parametros de funcionamento integrador e blm. Agradeço muito a todos voçês me ajudaram na solução deste problema, e também estou a disposição de voçês caso voçês de mim precisarem.