Olá pessoal, tô com esse carro q veio de outras oficinas e trocaram quase q o motor inteiro...............
resumo, palio 2002 1.0 8v fire sem codigos de falha na memoria, injeção IAW 59FB, anda bem, não falha, redondinho, mas com alto consumo, a proprietaria tem o veiculo a mais de 3 anos e antes, no mesmo trajeto fazia mais de 500km com um tanque de combustivel, agora no mesmo trajeto faz somente 300, velas trocadas, cabos corpo de borboletas, pressão do combustivel ok, Alguem tem uma dica?
Respostas:
amigo ja verificou o tempo de injeção? verifica se a sonda lambda ta travada....
>
reclamação de consumo é igual a chifre,se o dono do carro coloca na cabeça , ninguem tira
bom, tudo tem que ser levado em consideração da nossa parte como avaliadores e reparadores
o veiculo em questão ja tem mais de 12 anos de uso ok
uma forma bem eficiente de avaliação seria avaliar as emissões de poluentes, HC e CO, com base nestas duas leituras daria para passar um orçamento para o cliente, agora muitos clientes correm da solução
porque reclação de consumo geralmente esta ligado a falta de dinheiro para abastecer ok
Obrigado amigos, mas por incrível q possa parecer, tempo de injeção e sonda estão trabalhando certinho.
Isso é verdade, tirar da cabeça do cliente é bem complicado.
já falou para ele que a gasolina esta com 25% de álcool ao invés de 20%?
de qualquer forma eu apostaria na sonda.
Falei com ela sobre a possibilidade de ser combustivel, ela disse q ja esta rolando de oficina em oficina a mais de 6 meses e só gastando dinheiro, com segundo ela picaretas pq ninguem resolve o problema do carro dela e com combustivel extra.
Isso não mas vou levar no meu mecanico pra ver, pois trabalho só com sistemas eletricos, mecanica deixo pra quem entende.
Sp7 FR 6 D+ Pela tabela bosch, esta correto o ano do veiculo e tipo de motorização
Boa tarde, dá uma verificada no sensor de temperatura desse carro, se ele não estiver funcionado direito o carro consome mais.
Bosch FR6+ é indicada, no catálogo, para motor flex; para motor a gasolina, a indicada é a FR7+
Pessoalmente, não gosto das velas Bosch: em meu Fiasa 1.0, carbonizou com menos de 2.000 km. Prefiro NGK.
Mas a primeira questão, no meu entender, é saber se o combustível utilizado é confiável. Aliás, o OB está com uma parceria com a Shell/Raizen sobre esse tema: http://www.oficinabrasil.com.br/autoridade/
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Há também a possibilidade que o colega acima levantou, vai que o problema seja de temperatura, vai que algum "esperto" tirou a termostática...
>
reclamação de consumo é igual a chifre,se o dono do carro coloca na cabeça , ninguem tira
bom, tudo tem que ser levado em consideração da nossa parte como avaliadores e reparadores
o veiculo em questão ja tem mais de 12 anos de uso ok
uma forma bem eficiente de avaliação seria avaliar as emissões de poluentes, HC e CO, com base nestas duas leituras daria para passar um orçamento para o cliente, agora muitos clientes correm da solução
porque reclação de consumo geralmente esta ligado a falta de dinheiro para abastecer ok
Obrigado amigos, mas por incrível q possa parecer, tempo de injeção e sonda estão trabalhando certinho.
Isso é verdade, tirar da cabeça do cliente é bem complicado.
A sonda costuma a travar numa voltagem que o rastreador não pega, você deve prestar atenção na variação de acordo com a aceleração.
Olá!!!
A sonda ta trabalhando normal, o sensor de temperatura, quando chegou a 88ºC deu varias osciladas até -40ºC, ja troquei ele, minha duvida, Pq raios quando desconecto o sensor ele marca no scanner 42ºC ao invés dos -40????? Estrategia de funcionamento? Exemplo, carro parado, chave ligada, motor desligado, sem conectar o plug do sensor de temperatura marca os 42ºC, quando conecto ele marca a temperatura da agua no momento q esta exatamente a 36ºc...................To ficando maluco? Não vi se tem valvula termostatica e esse defeito do sensor o scanner não detectou, foram varias osciladas rapidas, sera mais uma anomalia do alfamerda????? Acompanhei tudo com uma pistola de temperatura laser.
amigão , troca o sensor de temperatura para ver se para esta anomalia , depois saia com o veiculo na rodovia com o scanner ligado e monitore a temperatura para ver se não abaixa demais indicando valvula termostatica travada aberta , ou sem ela , sonda mesmo tando lendo , é bom desconfiar,e não trocar pelas universais neste carro , eles costumam não aceitar , acho que o problema ta ai , já tive varias experiencias deste tipos
Ok, o sensor de temperatura ja troquei mas e essa loucura dele com o carro parado? Bom não descarto nada vou fazer os testes, se tiverem mais dicas vão postando ai por gentileza, em algum momento o problema vai sumir. valeu
Isso de voce desligar o sensor e o modulo continuar indicando temperatura e estrategia do modulo,nao quer dizer que omodulo ou sensor estao ruins.Resolver problema de consumo e foda,muitas vezes o scaner ta te mostrando tudo normal,e se voce nao tem analizador de gases pior ainda,como voce trabalha so com eletrica ,se eu fosse voce dispensaria o serviço,a dona ja falou mal das outras oficinas,e se nao ficar 100% vai falar mal de voce tambem..
Bom dia pessoal!!!!
miros: Concordo com vc miros, mas vou tentar mais um pouco.
camilors: Essa dona, anda sempre da mesma maneira, o carro dela ta impecavel, mas não descarto suas colocações e vou bater um papo com ela a respeito de tudo isso, sobre a valvula, ela esta lá e ta funcionando beleza, uma mangueira quente e outra gelada, até uns 80ºc depois ficam as duas quentes, eletroventilador liga certinho, sobre o analisador de gazes vou descobrir quem tem isso aqui na cidade,e fazer uma analise.
>Sp7 FR 6 D+ Pela tabela bosch, esta correto o ano do veiculo e tipo de motorização
sp7 c for flex c só gas. é a sp3 fr8d+ muita atenção ao aplicar velas.
>Olá!!!
A sonda ta trabalhando normal, o sensor de temperatura, quando chegou a 88ºC deu varias osciladas até -40ºC, ja troquei ele, minha duvida, Pq raios quando desconecto o sensor ele marca no scanner 42ºC ao invés dos -40????? Estrategia de funcionamento? Exemplo, carro parado, chave ligada, motor desligado, sem conectar o plug do sensor de temperatura marca os 42ºC, quando conecto ele marca a temperatura da agua no momento q esta exatamente a 36ºc...................To ficando maluco? Não vi se tem valvula termostatica e esse defeito do sensor o scanner não detectou, foram varias osciladas rapidas, sera mais uma anomalia do alfamerda????? Acompanhei tudo com uma pistola de temperatura laser.
analisa com o multímetro o sinal real. quanto scanner vc pode ter uma oxidação no conector, problemas de fiação, ou até central, ainda pode ser estratégia,, mas c for a ventoinha deve ligar após uns 30 segundos, c. liga ventoinha checa interferências no sistema e pontos de aterramento.
elimine esta falha por primeiro pois c central não reconhece temp de trabalho ela aje com enriquecimento da mistura.
TIRA A VALVULA TERMOSTÁTICA FORA E VE SE CRUZA AGUA DIRETO COLOCANDO A VALVULA NA AGUA DA TORNEIRA. GERALMENTE ELA GASTA O ASSENTO DO METAL DA VALVULA COM A CARCAÇA
>Bom dia pessoal!!!!
miros: Concordo com vc miros, mas vou tentar mais um pouco.
camilors: Essa dona, anda sempre da mesma maneira, o carro dela ta impecavel, mas não descarto suas colocações e vou bater um papo com ela a respeito de tudo isso, sobre a valvula, ela esta lá e ta funcionando beleza, uma mangueira quente e outra gelada, até uns 80ºc depois ficam as duas quentes, eletroventilador liga certinho, sobre o analisador de gazes vou descobrir quem tem isso aqui na cidade,e fazer uma analise.
Berguinha não sei c seu scanner permite mas c sim rode com o carro em modo continuo monitore sensor de temp. tempo de injeção map. e outros detalhes q vc julgar necessário.
como esta esta sonda?mais de 70 000 km pode trocar!!! mais um detalhe sobre sonda deste motor. Uma vez peguei 1, mostrava-se aparentemente normal mas troquei para teste, logo em q funcionei o carro percebi uma leitura de mistura rica na nova sonda, o tempo de injeção começou abaixar e logo normalizou o sinal da sonda, apos alguns dias quando tive retorno do cliente com um parecer de tudo ok, fiz uma altópicia na sonda adivinha!!!! estava com óleo na câmara eterna da sonda, mesmo ela estando com o elemento sensor ok o óleo alterava o sinal de o2 de referencia, alterando a real informação.
outro detalhe para c dar muita atenção neste carro é o vácuo do motor neste modelo da muito problema de enforcar válvula e reflete direto no vácuo,ok
>Olá pessoal, tô com esse carro q veio de outras oficinas e trocaram quase q o motor inteiro...............
resumo, palio 2002 1.0 8v fire sem codigos de falha na memoria, injeção IAW 59FB, anda bem, não falha, redondinho, mas com alto consumo, a proprietaria tem o veiculo a mais de 3 anos e antes, no mesmo trajeto fazia mais de 500km com um tanque de combustivel, agora no mesmo trajeto faz somente 300, velas trocadas, cabos corpo de borboletas, pressão do combustivel ok, Alguem tem uma dica?
reclamação de consumo é igual a chifre,se o dono do carro coloca na cabeça , ninguem tira
bom, tudo tem que ser levado em consideração da nossa parte como avaliadores e reparadores
o veiculo em questão ja tem mais de 12 anos de uso ok
uma forma bem eficiente de avaliação seria avaliar as emissões de poluentes, HC e CO, com base nestas duas leituras daria para passar um orçamento para o cliente, agora muitos clientes correm da solução
porque reclação de consumo geralmente esta ligado a falta de dinheiro para abastecer ok
> Essa dona, anda sempre da mesma maneira, o carro dela ta impecavel, ...e vou bater um papo com ela a respeito de tudo isso,
qual percurso ela costuma fazer? cidade? br.?quantos minutos ela demora parra faser o percurso? profisao dela é a mesma? trajéto q faz é o mezmo desde q tem o carro? leva o mesmo tempo para fazer o mesmo percurso sempre? combustivel é de boa cualidade?
(cuando peguei o meu carro fiz téste com varios postos e no mesmo trajéto deu uma diferensa de até 2 km litros).
c tudo esta ok no carro muitas vezes basta analisar um pouco as possibilidade.
quando o cliente chega nesta of.reclamando de consumo coloco scanner e deixo ele dirigir pois não raro pego motoristas antigos q pensão saber o melhor jeito de dirigir e são os piores para consumo.
Berguinha, se vc ja testou tudo, está tudo nos parâmetros, não tem nenhuma anomalia... eu te aconselho a falar para o seu cliente andar até passar um pouco da reserva e encher o tanque com gasolina podium e testar o consumo, a nossa gasolina é batizada de fabrica com 25% de etanol, isso é muito para um carro original a gasolina. Faz este teste, já passei por isso e foi o que eu fiz e resolveu o problema, o combustível é mais caro mas compensa na economia.
Ok, pessoal, obrigado pelas informações, vou analisar e testar todas elas, valeu mesmo!!!!!
>
sp7 c for flex c só gas. é a sp3 fr8d+ muita atenção ao aplicar velas.
Nesse caso sendo as velas erradas pode ocasionar alto consumo de combustivel?
Berguinha, não coloque velas "8" nesse motor, vai dar caca...
Pela ordem:
1) instalar velas conforme especificadas no manual do veículo;
2) se não tiver o manual, consulte literatura específica (p.ex., fabricantes de velas):
2.1) velas NGK indicadas (favor confirmar na página 19): BKR6EZ / BKR6E-D / BKR6E
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf
2.2) velas Bosch (de que eu não gosto, favor confirmar na página 21): FR7D+ para motores a gasolina / FR6D+ para motores flex
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/catalogo-velas-de-ignicao-2012-2013.pdf
Velas erradas influenciam no consumo, mas também na carbonização ou até mesmo impacto nos pistões.
Puts e agora???? Quem ta certo? Qual vela é a correta? Vou dar uma olhada na concessionaria.
Mas continuo aceitando opinioes dos colegas, certo?
>Berguinha, não coloque velas "8" nesse motor, vai dar caca...
Pela ordem:
1) instalar velas conforme especificadas no manual do veículo;
2) se não tiver o manual, consulte literatura específica (p.ex., fabricantes de velas):
2.1) velas NGK indicadas (favor confirmar na página 19): BKR6EZ / BKR6E-D / BKR6E
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/automoveis2012-2013.pdf
2.2) velas Bosch (de que eu não gosto, favor confirmar na página 21): FR7D+ para motores a gasolina / FR6D+ para motores flex
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/download/catalogo-velas-de-ignicao-2012-2013.pdf
Velas erradas influenciam no consumo, mas também na carbonização ou até mesmo impacto nos pistões.
coléga nunca tive problemas com vélas da Bosch no entanto tenho um catalogo mais detalhado q o do link vela sp2 é do palio fire8v G. 03.2000 a02.2003 q realmente não mencionei a sp3 é do palio fire8v G. 11.2003 a07.2005 e no sistema fire mpi 06.2002a 02.2005.
e berguinha as velas são especificadas com base em motorização, mapa de injeção, taxa de compressão, não usar vela correta pode provocar reações imprevisíveis, desde consumo até queima de central. jamais confie em conversão por outra marca, pois a mesma tem q ter todo um processo de teste para estabelecer a melhor aplicação, e por isso também esta sujeito a alterações.
na duvida coloque a da marca na qual as especificações seja mais claras possíveis. ainda recomendo a todo manutentor, ter um catalogo bem atualizado em sua of.
Boa tarde Webmecanico
Todas as gasolinas em venda nos postos brasileiros tem adição de 25% de Alcool Etilico.
A unica gasolina que não contem Alcool é a de aviação , mas não é vendida ao publico em geral
laguna
Boa noite laguna, a podium não é pura?
>Boa tarde Webmecanico
Todas as gasolinas em venda nos postos brasileiros tem adição de 25% de Alcool Etilico.
A unica gasolina que não contem Alcool é a de aviação , mas não é vendida ao publico em geral
laguna
>Boa noite laguna, a podium não é pura?
Boa tarde Webmecanico
Todas as gasolinas em venda nos postos brasileiros tem adição de 25% de Alcool Etilico.
A unica gasolina que não contem Alcool é a de aviação , mas não é vendida ao publico em geral
laguna
O diferencial da gasolina podium é a octanagem, enquanto a comum tem 87 octanas ela tem 95.
Lembrando que a octanagem é o poder antidetonante da gasolina.
Nos carros flex onde a taxa de compressão é elevada pode acontecer a detonação com a gasolina comum devido a octanagem.
E ela também contem álcool anidro.
Qual é a logica da coisa????
A dona desse carro em questão alega q quando liga o ar quente da um forte cheiro de combustivel dentro do veiculo?????? Em outra oficina a solução q eles encontraram foi desligar o aquecimento, mas pq? Amanha o carro vai estar comigo e vou analisar essa questão. Se alguem tiver algum comentario sobre isso, postem ai, valeu?
Boa noite Braguinha
Uma sobrinha teve uma Palio que quando ligava o ar aparecia cheiro de gasolina no interior , fui verificar tinha conexões quebradas junto ao canister
Da uma verificada pode ser por ai o cheiro e parte do consumo
laguna
de uma boa analisada nas mangeiras e conexoes pois algunas reclamacao de consumo alto na familia fiat com cheiro de combustivel ou era vedacao do tanque ou flange trincado.
>" era vedacao do tanque ou flange trincado".
Olá chico!!!!
Quando vc fala vedação, seria de qual parte? e flange seria a parte onde se conecta os fios da boia e bomba de combustivel?
Olá Laguna!!! Ok, vou verificar, obrigado a todos.
>" era vedacao do tanque ou flange trincado".
Olá chico!!!!
Quando vc fala vedação, seria de qual parte? e flange seria a parte onde se conecta os fios da boia e bomba de combustive.
o próprio.
sua borracha de vedação, os engates rápido, furo nas mangueira da linha de combustível, ou pode ter mangueira de retorno dobrada. mas o ultimo daria para ver no manômetro.
a antes q eu esqueça, c for tanque de lata tb costuma dar problemas neste carro.
c checou tudo e não encontrou nada pesa para a cliente q retorne com o tanque cheio para uma inspeção visual.
abra.
É chico ta complicado mesmo!!!! Não encontrei nada, tanque ta até as guelas e sem sinal de quebra ou mesmo fissura em lugar algum, não quero e não gosto de entregar os pontos, mas to sem saber o q fazer!!!!!
Braguinha
Tu revisou o Canister e suas conecções
lagu na
Berguinha, essas velas são de quantos eletrodos? se for de 1 só aumenta a regulagem dela para 1mm e faz o teste....
Canister revisado, embaixo do paralamas dianteiro direito, tudo em dia, e as velas devo colocar 1mm no total? ou somar 1mm ao atual? Acredito ser no total, né?
Fala Reinaldo!!!!!
Tudo na paz? É cara isso aqui ta me tirando do serio, ja revisei tudo e revisei novamente, ainda mais q ja veio de outras oficinas, não quero q a minha entre para o numeral das q não resolveram a bronca, ainda não desisti, mas a vontade é grande.
Revisei as velas e são como dito anteriormente novas e estão com 1mm em todas elas!!!!
coléga berguinha conseguiu andar com o carro conectado em modo continuo? medi folga de válvula, deve esta em torno de 35 a40 analise o combustível para saber o percentual de alcoo c precisar me manda um email q lhe explico como fazer.
Essa parte de mecanica até compreendo ela, mas não possuo ferramental, ai passo prum amigo meu e falo o q ja fiz e ele só continua, qual a media normal desse carro dentro da cidade? e qual a media de rodovia?
o q diz os manuais sobre esta media não sei não me baseio muito nisto o q analiso muito e questiono meus clientes é sobre o treto q percorre.
costumo levar por está linha de raciocínio .
com motor frio o carro usa uma estratégia similar a de um afogador mas feito eletronicamente. c o trajeto é curto não da tempo de aquecer o motor consumo alto conheço pessoas q andão bastante mas trajetos curtos consumo alto.
tem pessoas q andão muito em cidade mas trajetos livres poucas paradas em sinaleiro consumo muito bom para cidade.
em minha cidade a uma característica bem interessante é composta por um misto de plano e tb terrenos acidentado como em cidade no geral não da parra andar a mais q 60 kh então muitas vezes oriento meus clientes como fazer uso do destpost isto é suficiente muitas vez para c ter uma boa economia de combustível minha principal cliente e esposa conseguiu com domínio desta técnica e o um recurso q instalei (trata-se de um LED q pisca com o injetor) melhorou em 2 km L.
> então muitas vezes oriento meus clientes como fazer uso do destpost isto é suficiente muitas vez para c ter uma boa economia de combustível minha principal cliente e esposa conseguiu com domínio desta técnica e o um recurso q instalei (trata-se de um LED q pisca com o injetor) melhorou em 2 km L.
me fala mais sobre sua técnica por gentileza se preferir manda no meu e-mail. obrigado
Camarada, confere as valvulas adm 0,30 escap 0,40. Se estiver fora da regulagem o carro tem alto consumo e não exibe nenhum código.
Confere também la na roda fonica, retire a engrenagem e confere se não está com a chaveta quebrada, se estiver você pensa que o carro está no ponto mas a roda fonica fica fora de posição.
Então... mas como está a temperatura do motor em trânsito normal?
O proprietário só se queixa da temperatura se o ponteiro "passar do meio", mas estar "abaixo do meio" também é problema, em especial com aumento de consumo e das emissões.
Como está o reservatório do líquido de arrefecimento? Escuro? E o líquido em si, tem cor de lama? E a temperatura, cai bastante em velocidade constante? Caso positivo, a termostática pode estar travada na posição aberta.
Apesar de "concorrente", indico este link por tratar de Palio Fire, o que facilita a compreensão: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=426&edid=38&topicid=2
Ah, caso venha a aplicar aditivo, dê preferência ao Petronas Coolant 11 (verde), que é o antigo Paraflu 11 indicado pela Fiat. Este contém etilenoglicol, ao contrário de muitos aditivos de preço inferior (ok, tem quem se agrade com esses aditivos a base de polímeros, mas ainda não estou convencido de sua eficiência contra a corrosão, pois a água prevalece em sua composição).
verifique a sonda se ja foi trocada e nao mudou verifique se tem entra de ar antes da sonda
com isso pode dar mistura pobre onde aumenta o consumo
Ocorreu-me outra possibilidade...
Estava pensando nas semelhanças entre mecânicos e médicos: atendem "doentes", alguns com problemas óbvios e visíveis, outros de difícil detecção, outros hipocondríacos... e muito dependem da confiabilidade das informações fornecidas pelos "pacientes".
Aí resolvi ler novamente sua postagem inicial: palio 2002 1.0 8v fire sem codigos de falha na memoria, injeção IAW 59FB, anda bem, não falha, redondinho, mas com alto consumo, a proprietaria tem o veiculo a mais de 3 anos e antes, no mesmo trajeto fazia mais de 500km com um tanque de combustivel, agora no mesmo trajeto faz somente 300, velas trocadas, cabos corpo de borboletas, pressão do combustivel ok
Em suma, a única reclamação resume-se a um "alto consumo".
Demonstrando esse "sintoma" de outra forma, ele equivale a comparar um consumo de 10 l por x km com um consumo de 16,7 l pelos mesmos x km, ou seja, um aumento abrupto de 67%!
Não sei se os colegas podem cogitar algum problema mecânico que justificasse tamanho aumento de consumo, pois eu não consigo, ainda mais quando você menciona que "as velas estão novas", o que entendi como elas estando sem sinais de carbonização ou outros que pudessem indicar excesso de combustível na queima, portanto o alto consumo não poderia ser creditado a isto.
Vejo duas possibilidades, começando pela menos provável:
1) alguém está furtando gasolina do tanque;
2) a proprietária vai ao posto, encontra aquele frentista super simpático, pede para abastecer R$ 50, o camarada limpa o parabrisa, "verifica" o óleo e a água, enquanto ela não sai do carro e está distraída em seu celular consultando o facebook... mas o frentista super simpático programou a bomba para R$ 30, recebeu R$ 50, embolsando assim R$ 20 (fora a gorjeta pelos "bons serviços")...
Muita coisa influencia no consumo, por exemplo: Tampa do bocal de abastecimento, alteração do carro( rodas, suspensão), forma de dirigir, trajeto, sistema de injeção, sistema de arrefecimento, posto de combustível.
Ontem na tv passou uma reportagem que mostrava alguns postos do Rio e São Paulo( acredito que acontece no Brasil todo) adulteravam a quantidade de combustível que é colocado no tanque, ou seja, você paga por 50 litros e entra no tanque 45, e por ai vai....
Bom dia Braguinha
Como diz um amigo meu e a luta continua .
Braguinha verifica se o cano de descarga desse carro não esta com muita fuligem seca , faz o seguinte passa o dedo na descarga se sair preto lava só com agua se ficar limpo é sinal de fuligem seca e de queima incompleta , se for fuligem com oleo ai pode ter outros problemas.Faz isso e coloca aqui o que encontrastes.
laguna
Bom pessoal andei lendo essas OTIMAS dicas e amanha vou analisar cada uma delas, hoje começou a chover aqui na cidade, então ela levou o carro, amanhã ele estara de volta
Nmg: A sonda esta lendo normal e sem entradas de ar falso.
Leon Cavour: Não tinha pensado nisso, tudo é possivel hoje em dia.
Leancriss: Ja revisei tudo, arrefecimento legal, rodas e de pneus originais, pressão de pneus, geometria, forma de dirigir acredito não ser, pois ela sempre faz o mesmo trajeto a 3 anos e tem um jeito de conduzir normal............
laguna: Farei isso assim q o veiculo estiver aqui.
No mais agradeço a atenção e tempo dedicados ao meu problema. Obrigado, tendo novos resultados posto aqui. Valeu.
só deve ter algum fazamento de gasolina muito escondido porq tempo de injeção normal sem rodas travadas muito difícil de dizer algo prefiro velas ngk as velas bosch costumão dar interferência na centraal