Como uma das coisas que mais aparece de problema nas oficinas (minha e de meus colegas) é de injeção eletrônica, e esses dias tava assistindo aqui no site a palestra do Rogério, da MTE Thomson.
É bem interessante e tem bastantes dicas.
Link:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php?option=com_hwdvideoshare&task=viewvideo&Itemid=250&video_id=89
O vídeo tem 6 partes, e esta é só a 1ª. Assistam todas pois vale a pena (pra mim pelo menos ajudou a resolver o problema de 2 monzas que queimavam módulo de ignição direto).
Respostas:
Valeu administrador, não sabia qual era o site do material de apoio.
Andrade assisti esses videos pelo You Tube, realmente é coisa muito boa. E tem muitos outros lá também.
A informação é excelente, é claro. Sobre isso não se resta a menor dúvida.
Também gostei da dica sobre as fugas de corrente que danificam o módulo Hei...
Entretanto, o instrutor se “embananou” totalmente quando tentou explicar como funciona o circuito divisor de tensão de um termistor NTC (plug eletrônico ou sensor de temperatura).
O "tio" é gente fina, mas por estar representando uma marca de renome e por ser o especialista da questão, deveria ter estudado mais o assunto...
Ele acabou se confundindo ao tentar explicar como variam resistência elétrica e tensão nesse tipo de circuito (circuito do sensor de temperatura da água). Vejam:
http://www.oficinabrasil.com.br/tv-oficina-brasil.html?task=viewvideo&video_id=87
Na verdade, devido ao circuito NTC, quando a resistência diminui (motor aquecido) a tensão também diminui. Por isso, se o motor estiver a 20 graus Celsius, tanto a tensão de sinal do sensor como a resistência do mesmo serão altas, ao contrário do que ele afirmou.
: