Bom dia amigos. Ja apresentei meu caso, com erro 41, pajero full, 3.2 2006. Solenoide do TBI.
Acendem as luzes do controle de estabilidade e Bomba injetora. O motor fica oscilando a rotação em baixa, 800 a 1000 rpm, e acendem e apagam as luzes. Nada mais, o carro anda que é uma beleza, consumo bom, não fumaça, etc. Trocamos o conjunto solenoide, erro 41, completo. Vem com 4 solenoides e mangueiras novas. Não resolveu o problema que continua o mesmo. E ai, alguem ja passou por isso? A BI tbm é nova, tem 20 mil km, foi trocada zero na caixa. Alguem me ajuda?
Respostas:
Meu querido confira as mangueira das solenoides alguma pode estar entupida ou fora de posição vou dar uma procurada aqui acho que tenho um material tecnico aqui depois coloca o email .
Fala Dogão, obrigado pela resposta. O conjunto solenoide vem completo, inclusive com mangueiras novas! Então não pode ser entupimento ou algo parecido. Assim como descarto posição das mangueiras pois o problema surgiu do nada (sem inversão) e já mudei todas as posições possíveis em teste. Por fim tenho 3 opções, Borboleta do TBI mandando pressão errada, pane elétrica intermitente ou módulo eletrônico. O que acha?
Toda ajuda é válida, quando puder manda o esquema técnico aí pra mim, já to ficando louco!
Abs
Finalmente resolvido! Pessoal é o seguinte:
Erro 41 Valvula solenoide TBI
1- Limpei todos os conectores e mangueiras - Nada :(
2- Mudei a posição dos solenoides e mangueiras - Nada :
3- Troquei a peça que só vem completa, inclusive mangueiras, etc. - Nada
Por fim, recorri a um amigo mecânico da CCS, que resolveu. O segredo, além da peça nova foi um procedimento de remapeamento pois existe um protocolo para instalação dos novos solenoides. O carro precisa estar numa determinada temperatura, etc. Assim, seguido o ritual, apagou o erro no scanner e pronto! Perfeito, sem erro e painel apagado novamente!
Qualquer duvida entrem em contato comigo.
Abs a todos e obrigado Dogao.