Estou com uma pajero sport 2009 flex v6
Ela acende a luz de óleo em marcha lenta
Trocamos óleo e filtro
Sensor de pressão
Revisamos o chicote
Quando acende a luz, o barulho do motor muda
Medimos a pressão de óleo e cai muito em marcha lenta
O motor não bate, não dá rajada e não fuma
Desmontamos a parte de baixo e não tem nenhum desgaste irregular ou borra
Desmontamos a bomba de óleo e também não encontramos nenhum desgaste
Outra informação pertinente, quando desmontamos, a linha de óleo, acima do filtro, estava vazia.
Estamos aplicando o filtro da fram cod. PH 3593A
Entrei em contato com a frabrica da fram e me pediram pra levar o filtro para eles testarem, como estou proximo da fabrica, vou levar até eles pessoalmente.
Respostas:
Outra informação pertinente, quando desmontamos, a linha de óleo, acima do filtro, estava vazia.
estamos aplicando o filtro da fram cod. PH 3593A
Entrei em contato com a frabrica da fram e me pediram pra levar o filtro para eles testarem, como estou proximo da fabrica, vou levar até eles pessoalmente.
Bom dia REINALDO, obrigado por perguntar.
Usamos o óleo 15w 40 lubrax tecno semissintético.
O motor está desmontado.
Mas antes de desmontar verificamos que a pressão em marcha lenta fica próximo de 0.8 e 3 aos 3.000 rpms.
Verificamos também os selos do virabrequim e não tem nenhum faltando.
Prezado Cabeça. Acho que o filtro é inocente. A pressão está baixa mesmo. Chuto que esse motor está no limite de desgaste. Qual a Kilometragem do bixo? Acho que você vai ter que medir tudo, inclusive checar detalhadamente a bomba de óleo. Será que ela está boa mesmo? será que tem alguma válvula com a mola fraca ou até quebrada (já vi esse filme). Abraço. Poste o andamento para sabermos a doença e a cura do doente.
Boa tarde a todos, obrigado por se pronunciarem.
O motor dela esta com pouco mais de 104 mil kms, o óleo foi trocado a ultima vez com 99 mil kms, não tive retorno ainda do apoio técnico da fram, (que alias é péssimo), o técnico, que deve ter sido treinado na NASA, cheirou o filtro e disse que o óleo estava contaminado. :
Segundo um mecânico especializado em mitsubishi, esse problema é comum nas pajeros flex, e que se aumentarmos a viscosidade do óleo resolverá. :?: :!:
Como não encontramos nada que pudesse causar essa queda de pressão, resolvemos montar a bomba de óleo com um calço de 1mm na mola de pressão e vamos colocar o filtro de óleo original com óleo 15w40 semissintético da lubrax. :
Caso não obtenha um resultado satisfatório, irei adicionar um Militec.
Amanhã cedo terei mais informações sobre o caso.
Continuem por favor, mandando suas sugestões.
Obrigado
Prezado Cabeça. E a história do barulho do motor mudar quando a luz acende? Tome cuidado porque conforme você falou, o óleo não estaria subindo para lubrificar o motor. Se continuar sem subir o óleo, desmonte tudo e procure descobrir algum sistema folgado por onde o óleo prefere fluir. Colocar óleo mais grosso não me parece bom. Abraço.
Bom dia, hoje, por volta das 10 hrs da manhã funcionamos a marvada, ficamos surpresos com o resultado, frio com o motor a 25 graus centigrados ficou com 4,5 bar de pressão em M.L. e 6,3 a 3 mil.
Ao atingir a temperatura de trabalho e após manter por 5 minutos a 3 mil rotações, o motor chegou aos 93 graus na saída do cabeçote e 98 graus no carter do motor, ficou com 1,6 em M.L. e 5,5 a 3 mil.
Mas agora, devo ressaltar que não trocamos nada além do óleo e filtro e também vedamos a tampa das engrenagens da bomba e colocamos um calço de 1 mm na mola de pressão. As únicas coisas que me chamaram a atenção foi o fato de a tampa das engrenagens da bomba estar sem vedação alguma e o filtro de óleo, segundo o técnico da FRAM, "com seu nariz altamente treinado pela NASA" que disse que o óleo estava contaminado.
Mas não tive retorno da Fram ainda, disseram que ainda não tirem retorno do laboratório.
Vamos ter que aguardar o retorno da Fram para concluirmos o caso.
Obrigado a todos.
Prezado Cabeça. Você colocou óleo mais viscoso? Outra: você deu uma checada caprichada na bomba? Talvez ela esteja com folga nas engrenagens, e aí é fatal. Com o óleo frio fica bom mas quando fica quente, ele fica fino igual a água, só vai dar boa pressão se estiver justinha. Abraço.