Pessoal, estou fazendo diagnóstico em um Q7 3.0 superchager e gostaria do auxílio de vocês. O carro está com 43 mil quilômetros rodados e é de segundo dono. A queixa do proprietário é a luz da injeção acesa. Ao verificar com o scanner verifiquei os dois códigos: P1136/P1138 - banco 1 e banco 2 - mistura pobre. Lembrando que esse veículo usa ainda banda larga. O que foi trocado: canister (estava saturado); válvula do canister (recomendação pela troca do reservatório do canister); membrana do respiro do motor (estava furada); juntas do coletor de admissão (estava com cola). Exceto as juntas, que foram feitas sob medida, e a membrana, que foi comprada no Mercado Livre, o resto das peças são todas originais.Mesmo assim a luz da injeção acende e continua gerando os mesmos códigos. Já verifiquei quase tudo, senão tudo. Não tem nenhuma leitura fora do parâmetro. Detalhe é que o carro não tem perda de potência. Não tem partida longa. Não tem nenhum comportamento anormal. A luz demora para acender. Da última vez que entreguei o veículo só acendeu após 4 dias. E quando acende não acontece nada com o carro. Nenhum comportamento estranho, como dito. Segundo o cliente, ele está rodando com o carro dessa maneira há mais de 1 ano. Já trocou de posto. Já abasteceu com gasolina premium e nada mudou. Ele solicitou a verificação dos injetores. Lembrando que o sistema de injeção é direta. Nenhuma máquina atualmente é capaz de testar esse tipo de injeção com precisão. Não creio que seja o problema. De qualquer maneira, alguma sugestão?
Respostas:
Já verifiquei todas possíveis entradas de ar e não encontrei nenhuma avaria. Vou avaliar hoje a questão do conector da central de injeção.
"MISTURA POBRE NESTES VEICULO COM INJEÇÃO INDIRETA SIGNIFICA FALTA DE COMIDA(COMBUSTIVEL)ACREDITO QUE O INJEÇÃO DIRETA NÃO SEJE TÃO DIFERENTE ASSIM,EU FARIA UMA BOA REVISÃO NO CARRO(BICOS,FILTROS,VELAS,ENTRADAS FALSAS DE AR,CHICOTE ELETRICO...)E POR ULTIMO TESTARIA UMA SONDA..ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!
Toda parte de injeção direta já foi verificada, menos os injetores. Pois não existe nenhuma máquina atualmente que teste com cem por cento de precisão.
Olá,
Verificou se não há nenhuma fuga na pressão do turbo ou se os flaps do coletor não estão travando causando alteração na estratificação da mistura?
Sim. Já verifiquei. Nada de anormal.
Bom dia. Não existe limpeza para esse tipo de sistema de injeção. Aí é que está a minha dificuldade.
Eu tentaria testar o sistema de combustivel de baixa e de alta fazendo um monitoramento, e com um purifador tentaria ver senao tem alguma entrada de ar falsa causando esses codigos de falha na mistura do veiculo.
Tenta ir a uma Bosh onde faca teste te injetor diesel e perguntar se eles fazem o teste nosinjetores gasolina injeção direta por causa da pressao. Como eles teem maquina de teste que regulam a pressao dos injetores, talvel possa ser que testem os de gasolina, so uma sugestao, pois nao sei se da, mas vale a pena tentar.
Outra coisa e testar o regulador de pressao e modulo de combustivel do sistema de baixa.
Outra coisa que esqueci, verifica o sensor de temperatura e o sensor maf, limpe o e volte a testar, pode estar interferindo nas meidcoes e fazendo o carro injetar mais ou menos.
Bom dia. Essa parte já foi testada.
Esse carro não tem sensor MAF.
Entendi.
Consegue analisar o comportamento dos injetores com uso de osciloscópio?
Infelizmente, não. O superchager fica por cima dos injetores.
Estava comum amigo conversando sobre esse problema e ele me disse que pegou um Audi uma vez com problema no vacuo do hidrovacuo perdendo pressao, microfissura na mangueria causando mesmo sintoma que voce relatou, da uma verificada nisso, mangueria de vacuo.
Já verifiquei isso também. O carro usa uma bomba de vácuo. Da saída até o servofreio eu já verifiquei. Todas as possíveis mangueiras de vácuo eu já verifiquei. Está bem complicado.
Meça na tomada do chicote ou do módulo.
Boa sorte.
Quanto tá a pressão da linha de alta e de baixa na marcha lenta e em plena carga?
Atualizando. O cliente levou os injetores para testar e nada de anormal foi encontrado. O que Eu reparei é que os flaps de variação do coletor não estão com a mesma abertura. Um está mais aberto em referência ao outro.
Pois então.
Defeito comum nesses modelos.
Agradecemos o retorno.
Boa sorte.