Por favor antes de tudo não vejo motivo para a administração apagar as fotos postadas, tudo é para nosso conhecimento .
Curso técnico de OSCILOSCÓPIO
aplicado á Injeção Eletrônica de Automóveis
em São Paulo/SP
Programa do curso:
Habilitar o participante a operar o osciloscópio automotivo, aplicando no veículo as funções do aparelho para interpretar as formas de ondas geradas pelos sistemas de controle de bordo do veiculo.
(faz-se necessário já ter o curso técnico de injeção eletrônica e de multímetro).
Carga horária: 30 horas.
Data: a definir no mes de ABRIL após a AUTOMEC
Local: São Paulo capital (a definir esta semana)
Informações e reservas de vagas:
Clarides Vieira - (51) 3077-4663 - [email protected]
Flavio Xavier - (51) 3077-4663 - [email protected]
Base técnica do treinamento:
Hantek DSO 3064 (principal);
Minipa MS1005 (secundário);
Bosch KTS 550 (secundário);
Curso de OSCILOSCÓPIO AUTOMOTIVO
Osciloscópio
Forma gráfica de um sinal elétrico
Tipos de ondas
Ondas senóides
Ondas quadradas e retangulares
Ondas triangulares e dente de serra
Compostas
Pulsos ou escalas
Tensão elétrica alternada e continua
Tensão alternada
Onda senoidal
Amplitude do sinal elétrico alternado
Freqüência do sinal elétrico alternado
Tensão contínua
Amplitude do sinal elétrico contínuo pulsado
Freqüência do sinal elétrico contínuo pulsado
Ondas quadradas e retangulares
Período e Freqüência;
PWM ou Ciclo de trabalho (%)
TENSÃO DE BASE ou Sensibilidade vertical (Tensão de amostragem)
Configuração e ajustes de TENSÃO DE BASE de cada canal de leitura
Erros de ajuste de TENSÃO DE BASE
TEMPO DE BASE ou Sensibilidade horizontal (Velocidade de amostragem)
Configuração e ajustes de TEMPO DE BASE de cada canal de leitura
Erros de ajuste de TEMPO DE BASE
Configuração de 2, 3 ou 4 canais do osciloscópio
Aplicação prática do osciloscópio na leitura de sinais de sensores e atuadores dos sistemas de bordo
- Sensores potenciométricos
Sensor de fluxo de ar (VAF) para UCE´s analógicas
Sensor de fluxo de ar (VAF) para UCE´s digitais
Sensor de posição de borboleta de aceleração (Sistema com acelerador eletrônico)
Sensor duplo de posição do pedal do acelerador por potenciômetro;
Sensor de posição do pedal do acelerador por sensor Hall;
Sensor de posição do pedal do acelerador com sinal em PWM;
Sensor duplo do pedal do acelerador
Sensor de posição da borboleta do estrangulador do freio motor;
Sensor de posição da válvula EGR;
Análise de ruídos elétricos e desgaste de potenciômetros
Análise de sinal com 2 canais.
- Sensores térmicos
Sensor de temperatura do motor;
Sensor de temperatura do ar;
Sensor de temperatura do óleo do motor;
Sensor de temperatura do óleo diesel;
Sensor de temperatura do óleo do câmbio automático.
Análise de ruídos elétricos no sinal decorrentes de falhas de aterramentos.
- Sensores de carga
Sensor de pressão absoluta do motor;
Sensor de pressão do turbocompressor do motor;
Sensor de pressão atmosférica;
Sensor de pressão do tanque de combustível;
Análise de fugas de válvulas do motor com 2 canais ou mais.
Análise de ruídos elétricos no sinal decorrentes de falhas de aterramentos.
- Sensores de massa de ar por filme aquecido ou fio aquecido
Sensor de massa de ar analógico;
Sensor de massa de ar digital;
Análise de sensor com contaminação
- Sensores de movimento por efeito indutivo
Sensor de rotação do motor;
Sensor de fase do comando de válvulas do motor;
Sensor de velocidade do sistema ABS;
Sensor de velocidade para o TCM;
Análise de roda fônica amassada.
Análise de enquadramento da roda fônica com sensor de fase de comando com 2 canais.
- Sensores de movimento por efeito hall
Sensor de rotação e PMS do motor;
Sensor de fase do comando de válvulas do motor;
Sensor de velocidade do sistema ABS;
Análise de roda fônica amassada.
Análise de enquadramento da roda fônica com sensor de fase de comando com 2 canais.
- Sensores de oxigênio
Sensor de oxigênio por célula de zircônio;
- Sensores de vibração por cristal piezelétrico
Sensor de detonação;
- Reles
Bomba elétrica de combustível;
Alimentação do sistema;
Alimentação do sistema ABS;
- Solenóides elétricos
Eletroinjetores monoponto;
Eletroinjetores multiponto;
Válvula de purga do cânister;
Válvula de controle da EGR;
- Motores elétricos
Bomba elétrica de combustível;
Bomba de recuperação do ABS;
Bomba de injeção secundária de ar;
- Atuadores de marcha lenta
Motores de passo a passo;
Atuador de marcha lenta por solenóide elétrico;
Atuador de marcha lenta eletropneumático;
- Estágios de potência transistorizados para controle de ignição
Lógica de trabalho do transistor
Diagrama esquemático de ligação do estágio de potencia de ignição
Como testar um transistor NPN
Como testar um transistor PNP
- Sistemas de ignição e Transformadores elétricos
Bobina de ignição convencional;
Bobina de ignição dupla (DIS)
Bobina de ignição individual (COP)
- Sistema elétrico
Alternador;
Teste de saída dos diodos do alternador;
Queda de tensão em reles de carga;
Queda de tensão em aterramentos;
Ruidos elétricos;
Tensão presentes em canos de descarga e catalisador;
Medição de compressão do motor
Respostas:
Parece ser bem legal hein...
Mas e o preço, qunto sai por favor?
É dado somente em SP?
Obrigado
Fiz esse curso com o Flávio aqui em Canoas/RS no centro de treinamentos dele. Digo que é ótimo!!!! Quem estiver querendo se aprefeiçoar na área e tem interesse em usar um osciloscopio, esse é o curso ideal!!!
ola douglas, tudo bem?
queria saber como entro em contato com o cara q voce fez o curso em canoas, sou de canguçu e acho a em canoas deve ser o lugar mais proximo para mim fazer este curso!
abraço
>Parece ser bem legal hein...
Mas e o preço, qunto sai por favor?
É dado somente em SP?
Obrigado
E ai meu amigo mecfly blz , eu estive praticamente fora o dia todo hoje por isso não tinha respondido sua pergunta , como nosso amigo douglas disse é só entrar em contato pelo email [email protected] , avisar aqui eu até tento , agora discutir valores rsrsrs, podem tirar até o topico do ar , o Flavio é gente boa , suaves parcelas rsrsrs.
WWW.FLAVIOCURSOS.COM.BR
Aproposito vc conseguiu ver as imagens ?
as imagens, pelo menos pra mim, num abriram não.
Abraço e obrigado
Pedal FORD RANGER 3.0 COMMON RAIL com falha
PedalRANGER3.0comfalha.JPG
RPM + TTL bobina cilindro 1 e 4 + TTL bobina cilindro 2 e 3
RPMTTLbobinacilindro1e4TTLbobinacilindro2e3.JPG
VW Voyage 1.0 4GV comando TORTO ("agarrou" o mancal do comando de válvula do cilindro 4 e torceu, provocando a falha de sincronia)
VWVoyage1.04GV.JPG
Peugeot Boxer 2.8 HDI com cremalheira do volante corrida (roda fonica fora de fase)
PEUGEOTBoxer2.8hdicremalheira.JPG
Ford CARGO Sensor APS pedal acelerador com falha contato de marcha lenta
FordCARGOSensorAPSpedalaceleradorcomfalhacontatodemarchalenta.JPG
Escavadeira hidráulica XCG 230 LC-8 Comando atuador bomba injetora
EscavadeirahidrulicaXCG230LC-8Comandoatuadorbombainjetora.JPG
Citroen ZX comando processador + comando estágio ignição
CitroenZXcomandoprocessadorcomandoestgioignio.JPG
Citroen ZX estágio ignição + primário bobina
CitroenZXestgioignioprimriobobina.JPG
Fiat PUNTO 1.4 CKP+CMP+INJ
FiatPUNTO1.4CKPCMPINJ.JPG
Fiat PUNTO 1.4 sonda com falha de aterramentos
FiatPUNTO1.4sondacomfalhadeaterramentos.JPG
E aí Flávio!!!! Está de parabéns pelas imagens. Que tal bolarmos algum lugar para criar um banco de imagens com osciloscopio para o pessoal que fez o curso contigo? Essas imagens são ótimas para o dia a dia. Um abraço
você poderia me passar datas e valores quando já estiver determinado?
Obrigado
ola pessoal eu tenho interrese em adquiriri um osciloscopio mas aqui a onde eu moro fica dificil fazer um curso o lugar mais perto para min e curitiba pr alguem sabe m disse s tem algum lugar em curitiba que d ese curso s alguem souber m mande o enderço por favor.
agora pergunto aos colegas sera s eu adqiuri um sem fazer o curso eu conseguiria i trabalhando aos poucos,trabalho com scaner multimetros n area mecanica e eletrica mas nunca tive a oportunidade d v um osciloscopio por favor d suas opinioes.
o
que eu pretendo comprar e um via pc com 2canal dso 2090
desde d j obrigado pela atençao d todos
um detalhe so teremos automec em 2013
http://www.automecfeira.com.br/
essa feira acontecea cada 2anos
em 2012 não tem automec
um abraço Flavio
Bom dia a todos
Eu estava afastado do fórum devido a compromissos gerais de nosso centro de treinamento técnico veicular aqui no sul, onde ministramos cursos em nossa escola e viajamos pelo BRASIL levando estes treinamentos.
Recentemente estavamos nas cidades de TELEMACO BORBA e PONTA GROSSA, no belo estado do PR.
Se a agenda se cumprir, nos devemos estar em BELO HORIZONTE/MG no fim do mes de MARÇO para aplicar os cursos de:
- Treinamento técnico de OSCILOSCÓPIO aplicado á Injeção Eletrônica de Automóveis;
- Treinamento Técnico de Injeção Eletrônica Diesel COMMON RAIL
- Treinamento Técnico de Sistemas Eletrônicos de Controle de IGNIÇÃO
Este ano ainda estaremos no NORDESTE do Brasil aplicando treinamentos em geral, inclusive no estado do CEARÁ.
Eu NÃO TINHA visto o post sobre OSCILOSCÓPIO que tinha sido criado pelo nosso amigo JOVINO, o DOUGLASBROCK comentou comigo sobr este post, encontrei e achei EXCELENTE, do mais alto nivel técnico, o JOVINO está de PARABÉNS pelas dicas citadas por lá....tudo aquilo que ele fala é FATO e muito mais coisas que ele não deve ter comentado ainda.
O scope tem um campo da aplicação MUITO VASTO, que podemos citar:
- Sinais de INJEÇÃO ELETRONICA geral de AUTOS, MOTOS, DIESEL em geral, MÁQUINAS AGRICOLAS, MÁQUINAS DE COMPOSIÇÃO, NÁUTICA e vários outros
- Componentes ELÉTRICOS em geral;
- Sinais de componentes de FREIOS ABS;
- Alimentações elétricas de sistemas eletroeletrônicos
E muito mais, que fica dificil de explanar aqui.
No dia 10 de ABRIL, estaremos aplicando uma PALESTRA no TVOFICINABRASIL, com 2hs de duração, sobre OSCILOSCÓPIO e uma apresentação de sinais de sensores e atuadores do HONDA NEW CIVIC 1.8 Flex.
Hoje estamos começando um treinamento técnico de injeção eletrônica de AUTOS aqui em nossa escola, e estamos com tarefas durante todo o dias, mas estaremos respondendo os emails no decorrer sobre as questões levantadas.
Qualquer duvida estamos as ordens
Gratos a todos e um ótimo inicio de semana.
Um abraço
Flavio xavier
www.flaviocursos.com.br
AUTOMEC PESADOS 2012
- ano IMPAR (2009-2011-2013-2015) é AUTOMEC AUTOS
- ano PAR (2010-2012-2014-2016) é AUTOMEC DIESEL
ONDE VC MORA OSM??? nos estaremos aplicando este curso em CURITIBA em MAIO a principío...
O 2090 é uma ótima opção para começar sim....
Bom dia meu amigo DIOGO.....
Sim, estamos fazendo uma força para promover estes curso na região, temos vários contatos por ai que estão sedentos por informações...
Eu tentei fazer aqueles contatos que vc me passou, mas não consegui, se puder passar de novo, tentarei mais uma vez.
Com ficou o sinal do EEC4 que me mandou???? fez o que lhe disse??? tirou o short plug????
Estou montando um banco de dados VASTO de sinais e falhas comuns.....
Um abraço
ola flavio e bom sabe desse curso eu moro na regiao metropolitana colombo pr bem d ladinho d curitiba.
tem como vc m passa o dia a hr eo lugar eo valor do curso por favor s vc quise mande n email [email protected] . valeu um abraço
QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE FAZER O CURSO, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE, GARANTO QUE É DE GRANDE VALIA NO NOSSO DIA A DIA, SE EU PUDESSE FARIA SEM PENSAR DUAS VEZES.
ABRAÇO AOS AMIGOS REPARADORES.
Boa tarde
A principio DEPOIS da AUTOMEC, vamos estar orgzanizando vários treinamentos em SP....
Vou avisando aqui na sequencia.
Grato a todos