Carregando os tópicos... por favor aguarde
:) MEu nobre ja que este veiculo,teve gnv confere,ar falso,batente do sensor,da borboleta parafusinho,alimentaçao motor de passo,central costuma por estrategia cortar alimentaçao,desliguea,por uma hora e meia,sem nenhum,defeito gravado,depois faça aquele procedimento,ligar edesligar chave 10 vezes respeitando 5 seg entre ligar e desligar,depois funcione sem pisar no acel,ate ligar ligar,ventilador.boa sorte.
Boa tarde!
Chegou em minha oficina oriunda de outra oficina um VW Santana Quantun 1.8 Álcool MI 2002 com oscilação na marcha lenta.
Notei que já fora substituído a sonda lambda, o motor de passo e o sensor TPS.
Fiz os testes de rotina (diagnóstico eletrônico, teste no motor de passo, no sensor tps, verifiquei entrada falsa de ar em mangueiras. O carro ajustava corretamente, mas depois voltava a desregular a marcha lenta.
Testei outra marca de motor de passo e tps, isolei o respiro da mangueira do ar, porém continuava a desregular sozinho depois de um certo tempo.
Quando estava quase retirando a central ECU para teste em especializada verifiquei na leitura do PDL-4000 que a redução e progressão do atuador da marcha lenta estava em 0. Foi aí que decidi retirar a tubagem do coletor de admissão para verificar a junta mesmo não ouvindo nenhum barulho semelhante a de junta queimada.
Pronto, o problema estava ali. A junta estava quebrada e entrava ar falso ocasionando a desregulagem da marcha lenta sozinho.
Substituído a junta, reset com Rasther 3 e o carro estava bom de novo.
Espero ter ajudado os colegas com o problema semelhante.
Resumindo:
Problema com a marcha lenta
- Testar Motor de passo;
- testar sensor tps;
- testar entrada falsa de ar (nos bicos, em mangueiras, no coletor de admissão, no tbi, etc);
- realizar ajuste com o scanner.
- limpeza do tbi;
Espero ter ajudado
Abraço