Pessoal, oque vc acham que devemos fazer nestes casos.
caso 1 gII 16V nao pegava, estava com tampa e rotor rachados entao
colocou-se tampa rotor as 4 velas bosc sp6 e os cabos bosc pois tinha um com fita isolante e no mesmo dia foi mandado lavar motor no posto ,logo apos a tarde o cliente foi p outra cidade e veiculo encomodou ,foi a uma oficina
e o carinha disse que as velas erram incorretas e as trocou pelas da marca NG..e o cliente voltou dizendo que aplicamos velas incorretas.(obs isso ja ocorreu outra vezes em diferentes situaçoes)
caso 2 : vectra 97 soccorro na estrada ,bomba de combustivel nao acionava
troquei por uma nao original apos alguns meses o cliente foi ver alguma falha em determinada oficina tecnico condenou a bomba ,cliente veio me devolver tive que paga-la e fiquei quieto pois e bomba era segunda linha.
o curioso e que logo apos um amigo meu teve o mesmo problema e coloquei em seu vectra esta bomba condenada pelo tecnico e esta rodando ate hoje ,ja sao 4 meses ,e refiz teste de presao e vazao esta semana e continua tudo ok.
como proceder nestes casos ?
Respostas:
fabiano..
discutíamos sobre isso no tópico da junta do MI...
nos dois casos, os caras ganharam uma grana em cima de vc,
pq o cliente "sabia" que as peças não eram originais... !!!
no gol o kara só secou a tampa, mais no mínimo o cliente antes fez um relatório sobre as velas que vc não colocou originais, já era (ganhou um jogo de velas) ...
no caso da bomba, a mesma coisa...( no mínimo era fusível queimado ) ..srsrs
"peças originais... sempre
Bom Fabiano,ao meu entender, no caso 1 cabe à você pegar o catálogo da bosch e mostrar ao cliente que a aplicação feita por você é a correta e com profissionalismo mostrá-lo que você sabe o que está fazendo.No caso 2 você deveria explicar ao cliente a procedência dessa bomba e que o prazo de garantia dela seria menor que a de uma original.Sendo assim você se livraria de qualquer despezas com prejuízos mas se você não fez isso foi uma falha pois mesmo você explicando depois o cliente poderá achar que você é quem quis enganá-lo.Aqui deixamos bem claro aos clientes que qualquer problema relacionado aos nossos serviços ou peças,eles devem imediatamente nos comunicar e não deixar que ninguém mexa no que foi feito até apurarmos a causa pra evitar que ele perca a garantia.Isso tem que ser constado na nota fiscal pois ela não só protege os clientes como à nós mesmos.
por aqui tambem existem alguns casos assim espertoes a solta . mas explico ao cliente que nossos servicos tem garantia e as pecas tambem se ele levou em outro prof. ele acaba de perder a garantia e voce nao e obrigado a pegar a peca de volta e sim dar garantia no servico e na peca jamais devolucao da peca voce tambem poderia testar a peca na frente do cliente .
PRIMEIRO SE A PEÇA NÃO FOR ORIGINAL E O CLIENTE FOR MAL INTENCIONADO JÁ O DEIXA QUE ELE PRECISA PARA ARRUMAR CONFUSÃO E NÃO PAGAR PELO SERVIÇO POR ISSO DEIXE BEM CLARO PARA ELE, AI ELE FAZ UM SERVIÇO COM VC ARRUMA CONFUSÃO, VC MANDA ELE IR EMBORA NERVOSO AI PRONTO DE VC ELE JA CONSEGUI O QUE QUERIA AI ELE PARTE PARA OUTRO , E NO CASO DO MECANICO QUEIMAR OUTRO ISSO ACONTECE TEM MUITOS PICARETAS QUE NUNCA SAI DA B ....
E ACHA QUE FAZENDO ISSO VAI GANHAR CLIENTE RSRSRS MAS ELES DÃO UM PASSO PARA FRENTE E DEZ PARA TRAZ
Paulista_ escreveu:
Bom Fabiano,ao meu entender, no caso 1 cabe à você pegar o catálogo da bosch e mostrar ao cliente que a aplicação feita por você é a correta e com profissionalismo mostrá-lo que você sabe o que está fazendo.No caso 2 você deveria explicar ao cliente a procedência dessa bomba e que o prazo de garantia dela seria menor que a de uma original.Sendo assim você se livraria de qualquer despezas com prejuízos mas se você não fez isso foi uma falha pois mesmo você explicando depois o cliente poderá achar que você é quem quis enganá-lo.Aqui deixamos bem claro aos clientes que qualquer problema relacionado aos nossos serviços ou peças,eles devem imediatamente nos comunicar e não deixar que ninguém mexa no que foi feito até apurarmos a causa pra evitar que ele perca a garantia.Isso tem que ser constado na nota fiscal pois ela não só protege os clientes como à nós mesmos.
Concordo com o Paulista que prevalecer seu profissionalismo.
Graças na minha oficina não tenho esse aborrecimento,tem que mostrar confiança aos clientes,quando não é cliente especifica tudo na NF e manda assinar.
Lembre-se para não cliente vc é só um mecânico nada mais.
Para seu cliente vc é um profissional que nunca deixa ele na mão.
ABS.
NO CASO DO GOL, O FARDIM TEM RAZÃO... velas bosch...
geralmente as peças que vc colocou não voltam pra sua mão pra eventuais testes... e quando voltam, da pra usar ainda ??? ( cliente se ferrou, sabe que a culpa não é sua, mais não quer fikar no preju...) !!! B)
sinal verde!!! peças paralelas ,recom ,usada
desmenche,so com a autorizaçao e conhecimento do cliente.
e ruim de bancar peças paragueichas kkkkk ai fais mi rir onde fica
fabio bos noite.
concordo com os colegas que já deixaram suas opiniões.
bom, a melhor coisa é a correta aplicação de peças, sustamente se surgir qualquer emprevisto, temos como provar que executamos o serviço correto.
já aconteceu por aqui a mesma coisa,quando mostramos o catalogo de aplicação para o cliente,ele muda até o ton de voz.
quanto a aplicação de bombas de combustivel tabajara,em alguns casos , por alguns motivos,instalamos essas bombas,mas antes de executar o serviço, deixamos bem claro para o cliente que se a mesma (apresentar defeito em um curto periodo )se der problemas o cliente vai ter que pagar outra mão de obra.
hoje um cliente veio querer garantia de uma troca de correia dentada que foi feita a 5 meses atras,bom, quando o veiculo chegou no guincho,logo ja deu para perceber que foi mechido no suporte da valvula termostatica,ao entrevistar o cliente (muito bravo e mal educado)ele deixou escapar que um dia antes o veiculo ferveu e parou na zona sul em uma oficina e retiraram a valvula.
bom, dai não precisa nem falar, que garantia ele quer se para em outra oficina e por motivo de capas mal fixadas, quebrou um pedaço e por isso que a correia atropelou as valvulas.
depois de conversar, ele acabou deixando o serviço para fazermos,
beleza pessoal , mas vejam mesmo sendo peça de segunda linha a bomba de combustivel
voltou para minha mao e coloqei em um carro de um amigo meu pois ele aceitou a proposta e esta rodando ate hoje sem problemas (a bomba nao apresentava problema algum ). VALEU PESSOAL VOU SEGUIR AS DICAS.
No caso das velas independem, pois tanto a ngk como bosch. são excelentes, Com relaçao a bba de combustivle de 2 linha, a mesma também tem uma garantia. aqui quando faço reparos informo ao cliente a procendencia da mercadoria, pois original so quem vende sao as concessionarias e nós quando a compramos na concessionarias e revendemos, por exemplo a Vw uma epoca estar com a ngk e outra epoca estar com boshc. Ja a gm estar com a Acdelco, no caso de velas que sao as ngk disfarçadas.
Entào vc tem que ter segurança e conhecimento nos que estar vendendo. Fazendo isso, vc passa a ser menos enganado. segundo na nossa area sempre vai a aparecer um mais experto querendo levar vantagem.
hoje recebi na oficina uma strada 1.4 flex 2008, o cliente disse que fazia 12 a 13 na strada, a mesma deu uma pane na sua cidade em minas gerais, de não querer pegar. o mecanico disse que era correia dentada e velas. Trocou ammbas para o cliente - deixou dentes atrazados e as velas colocoua a BKR6EKC, quando deveria colocar a BKR6EZ. com isso o veiculo passou a fazer 06. Então e uma questao de principio. Isso cabe a cada um de nos saber usar.
Bom eu trabalhoa da seguinte Forma qd me chega um cliente com avaria em um componente de qualidaded duvidosa, que ele dis ter sido substituido a pouco tempo em outro local, eu simplesmente digo não poder fazer a substituição em garantia por não trabalhar com a marca em questão. Assim eu tiro o meu fora sem prejudicar o reparador anterior .... Mesmo questionado o que digo é que não conheço o produto e não posso falar sobre a qualidade dele, mas sempre resalto uma Fraze " Rapaiz os caras fazem um Foguete Gastam bilhões de dólares e por vezes em fração de segundos o explodem após o lançamento!
Outra coisa complicada é a aplicação de velas Bosch é uma vela de Alta qualidade, o problema é justamente este qd o cliente leva para outro o cara desconjura.
Uma coisa é certa Já trabalhei em conssecionáris Ford, Fiat, Renault e MB por Tabela, e troquei muita peça em garantia .... Original Também dá problemas!
Mais uma, qd vc efetua uma troca de peça em garantia a Montadora oferece a peça e paga a Mão de obra ao DA, então pq que geralmente as auto peças se negam nos pagar pelo serviço prestado em garantia ?
Aconteceu comigo uma historia sobre uma pick-up corsa que parou de funcionar perto de minha oficina e o problema era a bomba e troquei-a e o cara pagou meio reclamando no preço da bomba e era num feriado ainda e tudo bem.
depois de um certo tempo de +- 1 mes veio ate a minha oficina reclamando que enguiçou no transito causando congestionamento e ainda mais, e foi em outro mecanico pelo guincho que fez não sei o que,e este mecanico descendo o casete ne mim e trocou a bomba e que não era do corsa e então falei que a garantia era na minha oficina e não em outra . mas de tanto me encher o saco que ia me procesar e tudo foi pagado para ele o valor +- que tinha cobrado dele, e fiquei com a bomba que tinha colocado no corsa e que coloquei em outro veiculo para testar e esta rodando ja faz uns 5 meses.