É uma boa idéia. Sempre digo que oficina tem que se especializar.
Diogo não sou proprietariado mas deixo aberto aqui um espaço ao dialogo pois coordeno está parte de eletrônica com autonomia .
acho sua ideia de grande valor.
é uma boa,siga os amigos do grupo goe,nea,grupo 15,etc
gostaria como que iria funcionar tipo uma determinada regiao ou celulas espalhadas pelo pais
amigo comece ai na sua região como os amigos disseram pois nosso país é gigante e costumes diferentes e te digo mais falar a mesma língua com divs. cabeças pensantes não é facil, junte algumas oficinas da região e comece a fazer reuniões e colhendo idéias e ai sim vc começa os trabalhos.
Amigo Auto Motriz,
É uma excelente ideia, realmente são poucos que se dedicam a parte da eletrônica embarcada, e como somos a minoria, as vezes realmente fica muito difícil seguir sozinho pois algumas vezes nos deparamos com defeitos cabeludos, e o pior ainda somos obrigados a ouvir que é só colocar o computador que ele diz tudo, hoje mesmo ouvi isso de um cliente, mal eles sabem o trabalho que dá medir chicotes, conferir sensores e etc.,aqui em minha região são pouquíssimos além de mim que trabalham na área da eletrônica embarcada.A ideia de formar um grupo voltado para a área seria ótimo com todo o suporte que a tecnologia hoje nos oferece para nos comunicar e trocar ideias fazer propagandas, ter uma marca , padrões diferenciados e etc. Quando sai da autorizada e resolvi abrir minha oficina aproveitei muito que aprendi sobre padrões de comportamento, arrumação, diagnóstico e etc., e implantei em minha oficina, posso garantir que o retorno está sendo muito bom.Claro que sempre tem uns caroços no caminho mas a maioria dos clientes aprovam, pois tentamos dar um atendimento diferenciado do que tem hoje no mercado.
A sugestão é um bom caminho... é preciso padronizar não somente a qualidade do atendimento como valores cobrados e toda a infra estrutura necessária. Estariamos sendo vistos de outra maneira. Isso em parte acontece com o uso deste fórum, fale em desfavor de um fornecedor e veja se ele não corre atras para resolver...
Isso traduzido em um grupo é um poder e tanto.
Mas esbarra na dimensão continental e defasagem de valores de salarios para funcionários, custos individuais de aluguéis, iptu´s, taxas e outras obrigações acessorias como o proprio ISS e ICMS com suas substituições mesmo no sistema Simples.
Nada que impeça uma força tamanha como a que ficaria esse grupo de negociar em cada estado, municipio e local, sindicatos, poder judiciario, orgãos de defesa do consumidor e tantos custos incidentes e aborrecimentos desnecessários.
Ganhariamos muito com essa 'união'. O que vejo como mais trabalhoso é reunir diversas culturas e formações nesse ambiente único....
Eu to dentro e vou disseminar e apoiar essa ideia. Quero participar e sugerir algumas colocações com o progresso e desenvolvimento desse ideal.
Como funciona seu padrão de diagnóstico? Conte-nos um pouco mais sobre suas ideias para que possamos também contribuir...
Olha eu faço parte de um nucleo de oficinas mecanicas , são duas cidades vizinhas, estamos em 21 oficinas, temos um cordenador, um tesoureiro, e um secretaria. A gente faz uma reuniao mensal, cada vez em uma oficina , discujtimos necessidades em coumun , como cursos. , vizitas tecnicas ,palestras , viagems a feiras de auto peças etc. Nós conseguimos trazer o instrutor de cursos para nossa cidade, quase nao nos deslocamos,a gente paga por curso fechado, hotel e passagens, e dividimos pelo numero de participantes, conseguimos colocar sempre 20 Pessoas por curso que é o numero ideal que o instrutor recomenda.temos parcerias com fornecedores de auto peças onde o nucleo compra uma cota por mes, e o atacada passa um percentual das vendas para o nucleo , esse dinheiro a gente consegue subsidio nos cursos que elaboramos, tudo inicio em uam parceria com o progeto emprender do sebrae junto com a cic de nosso municipio, no inicio o sebrae nomeou um cordenador, depois de anos nos apoiando o progeto foi instinto e nós continuamos tocando o nucleo e nomeamos um cordenador por ano, um vice corodenador, tesoureiro e secretario , faz mais de 10 anos que estamos tocando o nucleo e ouve muitos ganhos com isso, melhorias na organizaçlão e limpeza nas oficinas, funcinario unifirmizados, banheiros limpinhos, sala de espera, cada oficina tem um baner do nuclelo fixado na parede, com as carateristicas de quem compoe o nucleo. Qualquer informação estou a disposi.ção.
Hoje não se vemos mais como concorrentes e sim como parceiros, um ajuda o outro, nos emprestamos ferramentas qdo necessario, trocamos ideias e dicas tecnicas, nos auxiliamos qdo alguém tem uma certa dificuldade de resolver um defeito, e assim vai.
Aqui na minha cidade tentaram fazer uma rede de oficinas .mas nao deu certo .pois os grandes nao tem o mesmo pensamento dos pequenos que as vezes nao querem crescer .
é uma ideia interessante, se não me falha a memoria, este tipo de associação ou perecido, ja funciona no Rio Grande do Norte. La parece que é em função de preços para compra de peças.
A união faz a força poderia botar um programa on line para associados ao invés de
freguencias,no caso em to Brasil . cursos, diagnósticos entre outros...
Boa tarde amigos do forum,atuo na area de eletrica automotiva a 19 anos e fiquei contente em saber que tem profissionais que possuem o mesmo interesse que eu ...aqui na cidade onde trabalho temos uma certa união entre as oficinas eletricas e nos ajudamos muito na troca de informações sobre defeitos e soluções,mesmo com oficinas mecanicas da cidade ...Tenho grande interesse em participar de algo tão importante para nos reparadores pois alem das ajudas que temos atraves deste forum,uma associação entre profissionais é de grande relevancia pra todos ,podem contar com minha ajuda para tal empreitada,pois a união entre nos é muito importante num mundo cada vez mais voltado para a eletronica embarcada e onde as montadoras não nos dão o suporte necessario.Qualquer coisa so entrarem em contato pelo meu email e trocamos mais informações.
Agradeço se puder mandar para o meu e-mail. Mais atuo também em eletronica embarcada