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Sim para fazer ckp
Por padrão e para oferecer um serviço completo ao clente, uma diagnose começa com anamnese e passa por testes de bateria e uma verificação de DTC's de todo componente eletrônico, sendo o uso de aparelhos de leitura como o scanner essencial em todos os serviços. Para melhor garantia do serviço, uma leitura de parâmetros antes e pós qualquer intervenção em sistemas eletrônicos é sinal de qualidade. Os motores SPE/4 da linha GM exigem que se faça o aprendizado do sensor de rotação, e a remoção da polia para a troca da correia torna então essencial este procedimento. Abraços!
Falam que se desligar os polos da bateria não desprogama o sincronismo.
Quando NÃO é necessário passar o scanner: • Veículos mais simples ou mais antigos, com sistema de ignição/distribuição mecânico ou sem sensores eletrônicos associados ao sincronismo. • Se o serviço foi feito corretamente com as ferramentas de calagem (gabaritos) e o motor foi sincronizado com precisão. ⸻ Quando é recomendável ou necessário passar o scanner: 1. Veículos com sensores de fase e rotação eletrônicos (injeção eletrônica moderna): • Se o motor estiver fora de ponto, a ECU pode registrar códigos de falha (ex: P0016 – correlação entre sensor de fase e rotação). • O scanner ajuda a verificar se está tudo certo, limpando erros e monitorando os parâmetros em tempo real. 2. Se o carro apresentar falhas após a troca: • Rendimento ruim, consumo elevado, falhas na partida ou engasgos. • O scanner ajuda a identificar se há algum erro de ponto ou leitura incorreta dos sensores. 3. Para resetar aprendizados da ECU (em alguns modelos): • Em carros que têm aprendizado de posição do comando de válvulas, pode ser necessário um relearn com scanner.
Quando NÃO é necessário passar o scanner: • Veículos mais simples ou mais antigos, com sistema de ignição/distribuição mecânico ou sem sensores eletrônicos associados ao sincronismo. • Se o serviço foi feito corretamente com as ferramentas de calagem (gabaritos) e o motor foi sincronizado com precisão. ⸻ Quando é recomendável ou necessário passar o scanner: 1. Veículos com sensores de fase e rotação eletrônicos (injeção eletrônica moderna): • Se o motor estiver fora de ponto, a ECU pode registrar códigos de falha (ex: P0016 – correlação entre sensor de fase e rotação). • O scanner ajuda a verificar se está tudo certo, limpando erros e monitorando os parâmetros em tempo real. 2. Se o carro apresentar falhas após a troca: • Rendimento ruim, consumo elevado, falhas na partida ou engasgos. • O scanner ajuda a identificar se há algum erro de ponto ou leitura incorreta dos sensores. 3. Para resetar aprendizados da ECU (em alguns modelos): • Em carros que têm aprendizado de posição do comando de válvulas, pode ser necessário um relearn com scanner.
Tem aprendizado do sensor de rotação.
Sim, tem que fazer o aprendizado do CKP
Existem casos e casos já vi carro que teve que fazer a aprendizagem do sensor de rotação com fase e já vi carro que não precisou fazer nada
Sim, reprogramar o sincronismo.
Sim na maioria das vezes
Sim fazer aprendizado de sincronismo
Com o tempo a correia desgasta e ao longo prazo o ajuste vai corrigindo, qdo se troca a correia sem vai alterar a posição, por isso precisa do ajuste, caso não fizer a luz da injeção ficará piscando e gerando falhas até cortes de cc.