Quando NÃO é necessário passar o scanner:
• Veículos mais simples ou mais antigos, com sistema de ignição/distribuição mecânico ou sem sensores eletrônicos associados ao sincronismo.
• Se o serviço foi feito corretamente com as ferramentas de calagem (gabaritos) e o motor foi sincronizado com precisão.
⸻
Quando é recomendável ou necessário passar o scanner:
1. Veículos com sensores de fase e rotação eletrônicos (injeção eletrônica moderna):
• Se o motor estiver fora de ponto, a ECU pode registrar códigos de falha (ex: P0016 – correlação entre sensor de fase e rotação).
• O scanner ajuda a verificar se está tudo certo, limpando erros e monitorando os parâmetros em tempo real.
2. Se o carro apresentar falhas após a troca:
• Rendimento ruim, consumo elevado, falhas na partida ou engasgos.
• O scanner ajuda a identificar se há algum erro de ponto ou leitura incorreta dos sensores.
3. Para resetar aprendizados da ECU (em alguns modelos):
• Em carros que têm aprendizado de posição do comando de válvulas, pode ser necessário um relearn com scanner.
Quando NÃO é necessário passar o scanner:
• Veículos mais simples ou mais antigos, com sistema de ignição/distribuição mecânico ou sem sensores eletrônicos associados ao sincronismo.
• Se o serviço foi feito corretamente com as ferramentas de calagem (gabaritos) e o motor foi sincronizado com precisão.
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Quando é recomendável ou necessário passar o scanner:
1. Veículos com sensores de fase e rotação eletrônicos (injeção eletrônica moderna):
• Se o motor estiver fora de ponto, a ECU pode registrar códigos de falha (ex: P0016 – correlação entre sensor de fase e rotação).
• O scanner ajuda a verificar se está tudo certo, limpando erros e monitorando os parâmetros em tempo real.
2. Se o carro apresentar falhas após a troca:
• Rendimento ruim, consumo elevado, falhas na partida ou engasgos.
• O scanner ajuda a identificar se há algum erro de ponto ou leitura incorreta dos sensores.
3. Para resetar aprendizados da ECU (em alguns modelos):
• Em carros que têm aprendizado de posição do comando de válvulas, pode ser necessário um relearn com scanner.