Senhores, boa noite!
Estou com um problema em um GM Omega CD 3.0 93/93.
O carro só roda final de semana e fica o resto da semana inteira com a bateria desligada para não descarregar.
Ocorre que há cerca de 1 mês, quando fui ligar o carro para sair, ele pegou normalmente (como de costume). Só que depois de funcionar por cerca de 30 ou 40 minutos, o veículo "morreu" e não pegou mais.
Verifiquei que o carro simplesmente não "centelhava" mais. O Motor virava mas não pegava. Após examinar bobina, cabos, velas, rotor e distribuidor nada foi constatado. Então tentei ligar o carro novamente e ele pegou no "estalo". Funcionou perfeitamente. Mas após alguns minutos aconteceu o mesmo problema e nada de centelha nas velas. Verifiquei fusíveis, reles e sensor de rotação, mas nada aparentava problemas. Então troquei a bobina para testar. Nada adiantou. Após 30 ou 40 minutos de funcionamento o carro parava de "centelhar" e após 10 ou 20 minutos voltava a "centelhar" normalmente.
Certa vez peguei um problema exatamente desse tipo em um Versailles 1.8 95. O problema era o rele de potência com "solda fria". Após a troca do rele o problema foi solucionado.
Minha dúvida é a seguinte: o Omega tem algum rele de injeção, de partida ou de potência que possa ocasionar esse problema??
Alguém que já pegou algum Omega com esse problema ou possa sugerir alguma solução??
Desde já agradeço pela ajuda!
Abraços.
Respostas:
Exatamente isso. A luz de injeção não acende e não dá nenhum código de falha.
E quanto ao sensor de rotação, acho que se fosse realmente ele o carro num pegaria em hora nenhuma.
entao checa o rele duplo..nesse esquema com foto aqui mostra sua localizaçao http://img85.imageshack.us/img85/1873/omegaj.png
Hot escreveu:
entao checa o rele duplo..nesse esquema com foto aqui mostra sua localizaçao http://img85.imageshack.us/img85/1873/omegaj.png
;) relê duplo faz isso, é quase certo q é ele, veja e nos de retorno.
Primeiro passo é verificar se chega alimentação e se tem pulso na bobina quando dá o defeito né cumpadi.Se tiver alimentação e pulso tbm,despreze o sensor de rotação e troca a bobina que vai resolver.Mas põe de preferencia origi,pq coloquei umas Marflex que foi só para fazer o serviço duas vezes.
Beleza. No final de semana vou testar e coloco qual foi o resultado aqui.
Obrigado.
Junior, eu fiz esse teste e não tinha alimentação. Mesmo assim coloquei uma bobina Bosch original e não resolveu.
Olá Bruno,
Tópico muito antigo mas vou tentar resposta mesmo assim.
O meu Omega 3.0 passa pelo mesmo problema, chegou a alguma solução?
Troquei quase tudo menos o próprio motor.
Obrigado
Junior
>Hot escreveu:
entao checa o rele duplo..nesse esquema com foto aqui mostra sua localizaçao http://img85.imageshack.us/img85/1873/omegaj.png
;) relê duplo faz isso, é quase certo q é ele, veja e nos de retorno.
Só pra esclarecer.............o rele duplo é aquele q fica la na torre do amortecedor lado esquerdo, certo? Se sim............É q não conhecia por relé duplo, só como relé da bomba de combustivel............."todo dia é dia de aprender"