boa tarde...
bom trabalhei por 3 anos em uma oficina como ajudante como eu estou quase saindo e pretendo continuar trabalhando com mecânica, como ainda tenho algumas dúvidas, por exemplo sobre óleos lubrificantes, vou pegar como exemplo o meu carro: tenho um astra 2006/07 flex com 279.980 km rodados e só uso óleo 15w40 semissintético por ele estar com uma kilometragem alta é aconselhável continuar usando este óleo ou devo mudar as especificações? Qual o mais indicado?
2-um carro que usa óleo 15w40 semissintético pode mudar para 10w40, 5w30, 5w40 semissintético ou vice versa?
3- um carro que usa mineral pode mudar para semissintético ou vice versa?
desculpem se as perguntas parecerem bestas, na verdade eu era ajudante de mecânico, cuidava do escritório, fazia serviço de banco etc etc....
sempre que as duvidas surgirem estarei aqui incomodando vcs?
Respostas:
Utilize o recomendado pelo fabricante independente de quilometragem, pois se tivesse alguma mudança de óleo após determinada quilometragem a montadora apresentava no Manual de Proprietario.
Não utilize produto não homologados pelas montadoras,
Pelo pouco conhecimento que tenho com oleo lubrificante. Posso te adiantar o seguinte, se estiver errado que me corrijam.
Os importados vão ficar cheateados, mais vou citar as quatromontadora brasileira. Para não pensararem que estou defendendo A ou B.
Gol G¨- como sabemos o oleo indicado é o 5w40;
Strada 1.4 -2010 - 5w30;
Gm Corsa 1.0 2010 - 5W30
Fiesta 1.0 2010 - 5w30.
Este são os oleos indicados pelo fabricante, que deve ser usados nos veiculos, não importa a km. Pois se o mesmo tiver todo ok, sem nehuma perda de oleo, que não seja por vazamento. Se for perda por consumo, antes de se colocar um oleo diferente, deveria ser sanado o problema. Pois o lubrifcante hoje influe ate no consumo do veiculo. Não deve-se também misturar marcas distintas de oleo. Pois os detergentes utilizados no mesmo para limpesa. são diferente e ao longo do uso vem a comprometer o motor. Teria mais n motivos para citar aqui. Pois tanto o reparador na hora de colocar o lubrifancte no veículo ou o seu proprio propietario pensando em economizar, deve pensar melhor.
É apenas minha opinião, cada um tem a sua e temos que respeitar.(Me esqueci de acrescentar)
bom cada cabeça uma sentença , eu particularmente, quando em quilometragem avançada eu gosto de colocar um óleo mais grosso , para as montadoras vale como o motor saiu da fabrica aki fora é outro problema gosto muito de respeitar as especificações api de cada fabricanteinclusive usando sempre a mais moderna no caso agora a api sn mas e sempre manter : sinteco , semi sinteco ou mineral mas a viscosidade a partir dos 100.000 kms já começo a engrossar rsrs, sei la é minha maneira de trabalhar e nunca tive problemas , sempre que tem problemas com óleo ,como borra etc.... não era cliente nosso .
Uma das coisas eu ter perguntado isso foi pelo seguinte ele baixa um pouco de óleo no máximo 1 litro entre uma troca e outra, geralmente troco óleo e filtro a cada 7000km, e começou a fazer um pequeno barulho na partida de manhã ou se eu ficar muito tempo sem funcionar e como eu tô usando "15w40 semi da lubrioil", será que a marca do óleo que estou usando pode estar contribuindo?
qual uma marca de óleo boa e confiável?
7.000 kms é muito no maimo 5.000 , e marca não quer dizer nada e sim a classificação e serviço dele o api . e se ele ta baixando 1 litro cada troca e batendo a primeira partida , teu motor ta dando dando tchau , para vc ta chegando no final da vida útil ., e vc for continuar rodando sem fazer a retifica vai ter que engrossar mais .,mas na oficina que voce " trabalha" vão te informar direitinho
Óleo lubrificante não são todos iguais, Veja assuntos do Oficina Brasil.
Montadoras fazem testes, como durabilidade, testes com veículos de frotistas entre varios testes caso tivesse que mudar o óleo após certas quilometragem a montadora especificava nos manuais.
Óleo tem a sua formulas quimica diferenciadas, não se deve colocar óleo diferente do especificado por motivo qualquer. motores atuais são diferente dos antigos , tem peças e componentes que podem ser danificados em lomgo prazo ou mesmo em curto.
no manual do Astra 2006/07 que o caso do meu eles falam que o óleo recomendado são os seguintes:
5w30,
5w40,
15w40,
20w40 ou
20w50,
no meu caso o carro com mais de 279 mil rodados e baixa um pouco de óleo qual o óleo vocês recomendariam?
bom quer dizer que não estou totalmente errado já que a montadora te da varias viscosidades de óleo , eu iria colocar no seu caso o 20w50
Depende do modelo e do ano nene. Por que a citação acima do Astra 2006/2007, utilizar o 20W50, acredito que não pois inclusive a classificação do 20W50 é SJ. com relação a o veículo baixar oleo. A linha fiat por exemplo vinha não sei se vem mais no manual, a cada 5000km é considerado normal baixar ate 1lt de oleo. Existe manuais de oleo e sua devida aplicação para cada veiculo. A mecanica 2000 tem dois ou tres tipos, Inclusive para cada ano do veiculo. Como tb existe os gratuitos.
ola jeronimo ,bom dia , no manual do veiculo te da estas opções levando em consideração o clima em que o carro esta e até a quilometragem , quanto a abaixar óleo , nos sabemos que apesar das montadoras falarem não é normal é só um jeito deles se esquivarem de problemas com alguns casos .
>no manual do Astra 2006/07 que o caso do meu eles falam que o óleo recomendado são os seguintes:
5w30,
5w40,
15w40,
20w40 ou
20w50,
no meu caso o carro com mais de 279 mil rodados e baixa um pouco de óleo qual o óleo vocês recomendariam?
tem vários tipo de óleo no mercado de forma gerar 00w00 reference a viscosidade do óleo e classificação api ao tipo de óleo sintético semi ou mineral tem óleo 5w30 mineral, qual a diferença? um 5w30 mineral perdê sua capacidade de manter a viscosidade a uma temperatura mais baixa q um 5w30 semi este ultimo tb tem o ponto de perda de viscosidade a uma temperatura inferior aos sintéticos,
os motores modernos estão sendo projetados para trabalharem sobre alta temperatura, sendo assim vc até pode trocar de viscosidade mas não de tipo ou seja um óleo semi sintético 10w 30 semi. pode ser trocado por um 15w40 semi ou se tiver sintético mas jamais por mineral. vamos para efeito didático colocar assim: vc tem um motor q trabalha super quente tipo um zetec e o óleo é sintético 5w30, mantem lubrificação até uns 130 graus, vc coloca um semi 15w 40, semi e o mesmo só mantem o filme lubrificante até uns 120 graus. em um caso de sobreaquecimento com qual óleo seu motor fundira primeiro? os valores de temp. são didático mas a sequência de perda de lubrificação real.
no mercado já existe alguns óleos com tenologia q atende a classificação api e são desenvolvido para motores com um gral de desgaste mais elevado.
não nene1, mais no google. vc consegue ver tabelas onde a mesma vai te dizer em que temperaturas o tipo de oleo que vc quer ver vai te dizer. Acredito que todos que temos aqui no Brasil, eles trabalham em motres com temperato abaixo de 0°.
Aqui na minha oficina, costumo seguir a viscosidade e se for semi, mineral ou sintético ( que alias não gosto muito) sigo também, a marcá é que algumas montadoras colocam como homologadas por elas, somente por fechamento financeiro na minha opinião como a GM por ex, já ai no caso do rapas do Astra agora que vc já esta usando esse 15w40 terá que ficar nele na minha opinião, porque se vc voltar a colocar o 5w30 que seria o correto no inicio, agora vai ter problemas mascarados digamos por esse óleo mais grosso.
Este assunto ficou tão bobo e o manual do carro só especifica uma e não várias.
Coloque óleo 90
Se não achar 130 com açucar
>Este assunto ficou tão bobo e o manual do carro só especifica uma e não várias.
Coloque óleo 90
Se não achar 130 com açucar
a quanto tempo vc não le um manual ?
Olha Mane, eu te pergunto também a quanto tempo chegou a carro em Machado M.G, então respeite e veja o porte da prestadora de serviços que eu trabalho,
Agora se vc quer ficar falando de óleo fica por ai.
>Olha Mane, eu te pergunto também a quanto tempo chegou a carro em Machado M.G, então respeite e veja o porte da prestadora de serviços que eu trabalho,
Agora se vc quer ficar falando de óleo fica por ai.
meu apelido não é mané não, é nene , vc não me conhece , não conhece machado , agora falar de respeito com prestadora de serviço que vc trabalha é complicado faz o seguinte faz de conta que vc entende de alguma coisa e fica fora do que vc não quer falar , não precisa de arrumar inimizade com ninguém principalmente com que não se conhece .
pô galera eu não tinhas intensão de criar esse tipo de discursão, com a minha pergunta .
Volto a pedir, os mais inteligentes, o maioral, respeite os que sabem menos, se não tem paciencia de ajudar, não participe e não olhe o topico. Admiro todos que estão aqui, mesmo sem conhecer nenhum. Não vamos menosprezar os que estão aqui. Eu posso da uma informação errada, por não saber. Gostaria que as pessoas que fazem o forum, não me chamasse de otario, não sabe de nada. em vez disso me corrija e me ensine a ser um bom reparador amanha. Por que não somos nada, principalmente quando vamos embora, que não levamos nem um punhado de terra. Mais uma vez, pensem no que diz, todos nos não gostariamos de ser magoados, portanto não vamos magoar ninguem. Um forte abraço a todos e uma boa noite.
>pô galera eu não tinhas intensão de criar esse tipo de discursão, com a minha pergunta .
pode ficar sossegado vc não arrumou discussão , eu só acho que lubrificante não é um assunto tão bobo assim , é até muito complexo sei que vc não trabalha em nenhuma oficina , mas o que vc ta pedindo é esclarecimento, e é o que to tentando fazer , agora como o amigo dias falou respeito é bom e cabe em qualquer lugar , não devemos manus presar ninguém por sabermos um pouco a mais ou termos mais tempo para pesquisar , por que na verdade esta é a intenção forçar a estudar e pesquisar , eu partcipo deste forum desde o começo e já vi muitas situações destas , mas no final tudo da certo se não der certo é porque não é o final .
>Volto a pedir, os mais inteligentes, o maioral, respeite os que sabem menos, se não tem paciencia de ajudar, não participe e não olhe o topico. Admiro todos que estão aqui, mesmo sem conhecer nenhum. Não vamos menosprezar os que estão aqui. Eu posso da uma informação errada, por não saber. Gostaria que as pessoas que fazem o forum, não me chamasse de otario, não sabe de nada. em vez disso me corrija e me ensine a ser um bom reparador amanha. Por que não somos nada, principalmente quando vamos embora, que não levamos nem um punhado de terra. Mais uma vez, pensem no que diz, todos nos não gostariamos de ser magoados, portanto não vamos magoar ninguem. Um forte abraço a todos e uma boa noite.
vc disse tudo , apesar da pouca idade eu tenho 37 anos de graxa e 27 que tenho minha empresa de reparação tive uns tempos afastado do fórum por falta de tempo , no dia a dia não da e anoite eu tava morando na chácara e por mais que tentei não consegui colocar internet , só agora que voltei a morar na cidade e que estou de volta o numero do meu cadastro era 101 até uns hackers entrarem e bagunçarem todo o fórum , e depois foram surgindo discussões banais o que foi desestimulando muita gente , mas depois vai se acertando .
>pô galera eu não tinhas intensão de criar esse tipo de discursão, com a minha pergunta .
pode ficar sossegado vc não arrumou discussão , eu só acho que lubrificante não é um assunto tão bobo assim , é até muito complexo sei que vc não trabalha em nenhuma oficina , mas o que vc ta pedindo é esclarecimento, e é o que to tentando fazer , agora como o amigo dias falou respeito é bom e cabe em qualquer lugar , não devemos manus presar ninguém por sabermos um pouco a mais ou termos mais tempo para pesquisar , por que na verdade esta é a intenção forçar a estudar e pesquisar , eu partcipo deste forum desde o começo e já vi muitas situações destas , mas no final tudo da certo se não der certo é porque não é o final .
agradeço a ajuda, mas ate o final da semana passada trabalhei sim em uma oficina: Minas JC Mecânica e Auto Peças Quadra 04 -Setor de Expansão Econômica de Sobradinho-DF
mas como eu disse eu não ficava só na oficina fazia muito serviços de rua e na parte administrativa e por causa disso fiquei com algumas duvidas e queria esclarecimentos...
>pô galera eu não tinhas intensão de criar esse tipo de discursão, com a minha pergunta .
pode ficar sossegado vc não arrumou discussão , eu só acho que lubrificante não é um assunto tão bobo assim , é até muito complexo sei que vc não trabalha em nenhuma oficina , mas o que vc ta pedindo é esclarecimento, e é o que to tentando fazer , agora como o amigo dias falou respeito é bom e cabe em qualquer lugar , não devemos manus presar ninguém por sabermos um pouco a mais ou termos mais tempo para pesquisar , por que na verdade esta é a intenção forçar a estudar e pesquisar , eu partcipo deste forum desde o começo e já vi muitas situações destas , mas no final tudo da certo se não der certo é porque não é o final .
agradeço a ajuda, mas ate o final da semana passada trabalhei sim em uma oficina: Minas JC Mecânica e Auto Peças Quadra 04 -Setor de Expansão Econômica de Sobradinho-DF
mas como eu disse eu não ficava só na oficina fazia muito serviços de rua e na parte administrativa e por causa disso fiquei com algumas duvidas e queria esclarecimentos...
do que depender de min pode contar , eu já pássei minha oficina para meu filho mas continuo atuando na parte de ar condicionado .
aqui na oficina, oleo bom é o que esta na pratileira, ,o importante é vender, e na troca de oleo sempre aproveitamos para empurrar uma carguinha de gas,kkk
esse assunto de troca de oleo é que nem bunda, cada reparador tem sua opinião, tem sua experiencia do dia dia de oficina,,cada um sabe onde o calo doi,,kkkkkkkk
vai seguindo manual para trocar oleo,kkkkkkkkk na hora que o cliente vem pra cima, é dono de oficina,chefe de oficina,todo mundo corre pro banheiro,kkk
sou da seguinte opinião, levo em consideração, o pouco de experiencia que tenho, intuição, ter uma base tecnica,mas se a base tecnica vai dar merda,kkk ai não sigo não kkkk
por isso que muitos reparadores do forum preferem trocar ideias de dia dia de oficina em off line,
marquinhos,faça o seguinte, tire o dinheiro da poupança, quem mora em brasilia tem dinheiro, venha pra são paulo, vamos fazer uma retifica completa neste motor,e você a partir da retifica volta a usar oleo recomendado,ok
você tem que ajudar a economia do brasil crescer, estamos em rescessão, temos que vender alem do oleo, uma bomba de oleo ,tuchos,etc
brincadeira colega,
boa sorte nesta nova fase em sua visa
O Diaz foi em cima!
Independente do Km do carro não se deve trocar especificação de óleo.
Ex: Se no manual diz 15W40 SL, é 15W40 SL, SM ou SN até o fim!
Os números nunca devem ser mudados, mais a qualidade do óleo, lógico que sim!
Outra coisa que não pode ou não deve ser feito é regredir....
Se um carro usa 20W50 SJ (SJ é bem antiga) jamais coloque um SF por exemplo em projeto SJ acima...
Vejam isso..
http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&ved=0CAUQjBw&url=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg24%2F1041%2Fevoluodosapisaolongodos.jpg&ei=GyEBVef4HomYgwSyqILQCQ&psig=AFQjCNFbFZ7kzrwj8zAcdRvWZhZhkyXjgQ&ust=1426223771584268
Então o óleo certo pra cada motor é o que esta descriminado no manual do proprietário..
Com 10.000 rodados ou 1.000.000... não importa! o "sangue" tem que ser o mesmo até o fim.
Ola, Glaudimei trabalhamos juntos na Fiat se pode me liga Almir ( Kabeção) Oficina Assistencial
Cara, nem te conto andei sendo caminhoneiro por lado do Nordeste, mas agora montei uma oficia em contagem no bairro praia.
E vç onde esta com oficina?
Tenho a oficina no Bairro Flamengo , concorrente da concessionária Marinelli. aquele veio xarope.
Você se lembra do Lucimar (elétrica ) sempre faço proposta pra ele trabalhar em minha oficina ele e jogo duro.
Mas no mais tá bom. até a Ana Maria saiu também da Fiat.
Diaz tenho um centro Automotivo gostaria de um material q vc fala sobre C4 Pallas q nao funcionou tenho um aq na minha oficina...B)
Gostaria de saber se vc tem alguma tabela de aplicaçao de oleo em carros
Obrigado Diaz... tenha um otimo dia..
NO MEU SO USO 5W 30 SAIU COM ELE DE FABRICA COMO DIZ O MANUAL ,PRA QUE TROCAR ?? RETREI O CARTER A POUCO TEMPO PRA CONFERIR A PENEIRA E ESTAVA TUDO OK ..LIMPINHO ,,,NADA DE BORRA
boa noite galera,
Resolvi o barulho do motor do meu carro, a mais ou menos 3 meses abri e fiz por completo o motor, pela quilometragem ate que o danado estava bem conservado por dentro com 285.000km rodados não tinha borra nenhuma e a embreagem ainda era original, que aproveitei para trocar logo, o virabrequim nem precisou de retífica, mandei encamisar o bloco e ficou tudo stander de novo, no dia dia que terminamos de montar e colocar o motor no lugar eu coloquei o "selenia semisintetico 15w40 sn" mas tenho uma dúvida sera se eu posso substitui-lo pelo sintetico 5/30 ou o 5w40 pois ja perguntei para diversos mecanicos amigos e uns falam que não tem problema mas outros dizem que não e recomendavel. ( infelizmente depois de arruamar o motor perdi o emprego por causa da crise :( )
Caro Marquinhos Pinheiro,
Legal você retornar e atualizar o post com a solução.
Aproveitando o seu interesse por lubrificantes, entre no nosso site e se inscreva no programa de especialista em lubrificantes da Shell. É gratuito e com certeza vai ajudá-lo a sanar muitas dúvidas. O link para inscrição é:
http://www.oficinabrasil.com.br/especialista/
Bom curso e boa sorte na recolocação!
Abs
Caro Marquinhos Pinheiro,
Legal você retornar e atualizar o post com a solução.
Aproveitando o seu interesse por lubrificantes, entre no nosso site e se inscreva no programa de especialista em lubrificantes da Shell. É gratuito e com certeza vai ajudá-lo a sanar muitas dúvidas. O link para inscrição é:
http://www.oficinabrasil.com.br/especialista/
Bom curso e boa sorte na recolocação!
Abs