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Respostas:
<t><p>Então meu amigo, se o manual pede e o engenheiro confirma o por que do óleo 5W30. aplique, afinal, eles não chegaram a esta conclusão em "relatos por ai", e sim em cima de pesquisa.</p></t>
<t><p><b>rgalvao escreveu:</b> </p> <p>Então meu amigo, se o manual pede e o engenheiro confirma o por que do óleo 5W30. aplique, afinal, eles não chegaram a esta conclusão em "relatos por ai", e sim em cima de pesquisa. Se tu for mecânico, tambem sabe os danos que a aplicação de um óleo incorreto pode trazer ao veiculo, com o passar do tempo, fica na sua conciência.</p></t>
<t><p>RGalvao </p> <p>Não sou mecanico e sim um proprietario. </p> <p>minha pergunta se baseia numa declaração de uma pessoa que tem o conhecimento(um engenheiro que da aulas no senai e e consultor de revenda gm)e como passei a ser proprietario de um veiculo da marca achei que seria legal colocar o assunto aqui em discusao entre os que aqui assim como eu apreciam mecanica e automoveis.</p></t>
<t><p>Ja que tu é proprietário te aconselho a seguir o manual, pois a kilometragem de um óleo sintetico para um mineral muda e muito, a quantidade de adtivos e seus efeitos duramte o trabalho mudam, o comportamento do óleo durante os diversos regimes de trabalho variam e muito, e se tu olhar a viscosicade então, nem o que comentar, volto a lhe dizer, custo X beneficio não compença, existem reparadores que lhe dirão, o motor é o mesmo, só querem ganhar dinheiro vendendo óleo, ou óleo é tudo igual só muda a marca, as montadoras estão fabricando motores mais compactos e arancando o maximo possível de potência, e isto exige muito do motor, e o que garantirá grande parte da vida utíl do motor sem duvida é o lubrificante utilizado e o respeito quanto a aplicação e trocas corretas observando a troca quanto a kilometragem ou tempo, o que vier primeiro. </p> <p> Utilizo como exemplo o CROSSFOX da VW ele pede semi sintetico 10w40, porem ja aconteceu de eu aplicar o oleo especificado e ficar batendo tucho, ai apliquei o 5w30 e problema resolvido. e ja vi relatos de varios reparadores aqui no forum que tiveram o mesmo problema. E pelo que ouvi de um colega dentro da agencia a fabrica não condena a pratica até incentivam. o motivo não tive o conhecimento. mas o que quero lhe mostrar que óleo lubrificante influencia e muito no funcionamento do veiculo, hoje as folgas entre os componentes do motor estão menores, exigindo assim um óleo com viscosidade menor.</p></t>
<t><p>pelo q já estudei e cursei, classificação do óleo 5w30, 20w50 isso é temperatura(congela e ebule a DET. temperatura, )qto a poluição estamos regredindo então, a vw aposenta o AP por poluir muito,lança uma nova geração e flex(para póluir mais) a gm lança um motor com varias inovações e mapeamento de injeçaõ alta velocidade e vai corrigir no óleo aplicado,então não haveria necessidade da injeção eletronica, só mudar o óleo e o problema do CO e co2 estaria resolvido, VC COM SEU "ENGENHEIRO ME PROVEM O CONTRARIO", ABERTO A NEGOCIAÇÕES , HEHEHEHEHEHEHEHE</p></t>
<t><p>pelo q já estudei e cursei, classificação do óleo 5w30, 20w50 isso é temperatura(congela e ebule a DET. temperatura, )qto a poluição estamos regredindo então, a vw aposenta o AP por poluir muito,lança uma nova geração e flex(para póluir mais) a gm lança um motor com varias inovações e mapeamento de injeçaõ alta velocidade e vai corrigir no óleo aplicado,então não haveria necessidade da injeção eletronica, só mudar o óleo e o problema do CO e co2 estaria resolvido, VC COM SEU "ENGENHEIRO ME PROVEM O CONTRARIO", ABERTO A NEGOCIAÇÕES , HEHEHEHEHEHEHEHE</p></t>
<t><p>Pelo visto meu objetivo foi alcançado. </p> <p>E esse para mim o objetivo deste forum, ter todas as opinioes sobre os assuntos apresentados. </p> <p>como disse sou um proprietario que ja acessa este site desde 2004 tendo todas aas minhas duvidas respondidas por diversos reparadores.alguns não,mas na maioria das vezes tenho minhas duvidas resolvidas </p> <p>Tive um palio 1.0 16v que por um bom tempo utilizei oleo castrol special 20W50 SEM NENHUM PROBLEMA. dai nos ultimos anos com ele(fiquei com ele por 8 anos) passei a utilizar o shell helix 10w40 em vez do selenia 15w40.obrigado pelas opinioes</p></t>
<t><p><b>rgalvao escreveu:</b> </p> <p>Ja que tu é proprietário te aconselho a seguir o manual, pois a kilometragem de um óleo sintetico para um mineral muda e muito, a quantidade de adtivos e seus efeitos duramte o trabalho mudam, o comportamento do óleo durante os diversos regimes de trabalho variam e muito, e se tu olhar a viscosicade então, nem o que comentar, volto a lhe dizer, custo X beneficio não compença, existem reparadores que lhe dirão, o motor é o mesmo, só querem ganhar dinheiro vendendo óleo, ou óleo é tudo igual só muda a marca, as montadoras estão fabricando motores mais compactos e arancando o maximo possível de potência, e isto exige muito do motor, e o que garantirá grande parte da vida utíl do motor sem duvida é o lubrificante utilizado e o respeito quanto a aplicação e trocas corretas observando a troca quanto a kilometragem ou tempo, o que vier primeiro. </p> <p> Utilizo como exemplo o CROSSFOX da VW ele pede semi sintetico 10w40, porem ja aconteceu de eu aplicar o oleo especificado e ficar batendo tucho, ai apliquei o 5w30 e problema resolvido. e ja vi relatos de varios reparadores aqui no forum que tiveram o mesmo problema. E pelo que ouvi de um colega dentro da agencia a fabrica não condena a pratica até incentivam. o motivo não tive o conhecimento. mas o que quero lhe mostrar que óleo lubrificante influencia e muito no funcionamento do veiculo, hoje as folgas entre os componentes do motor estão menores, exigindo assim um óleo com viscosidade menor. </p> <p>CONCORDO PLENAMENTE COM O AMIGO RGALVAO EM GENERO E NUMERO QUEM SOMOS PARA MUDAR O QUE OS ENGENHEIROS LEVARAM ANOS PESQUISANDO PARA VER O QUE É MELHOR E VEM UM SIMPLES MECANICO E FALA QUE É TUDO A MSM COISA</p></t>