Em conversa com um engenheiro mecanico, falavamos sobre o oleo utilizado nos motores da GM como comprei um corsa 1.4 falei que segundo o nmanual atual, havia necessidade sempre da troca pelo 5w30 e não o 20W50 como anteriormente.segundo o engenheiro a troca pelo oleo mais fino se da porque os motores flex poluem mais que os somente a gasolina dai a necessidade da troca pelo 5w30.pelo visto me parece que não tem como vejo relatos de que quando utilizado o 20W5o não teria nenhum problema para o motor ,somente a emissao maior de poluentes na atmosfera.
Respostas:
Então meu amigo, se o manual pede e o engenheiro confirma o por que do óleo 5W30. aplique, afinal, eles não chegaram a esta conclusão em "relatos por ai", e sim em cima de pesquisa.
rgalvao escreveu:
Então meu amigo, se o manual pede e o engenheiro confirma o por que do óleo 5W30. aplique, afinal, eles não chegaram a esta conclusão em "relatos por ai", e sim em cima de pesquisa. Se tu for mecânico, tambem sabe os danos que a aplicação de um óleo incorreto pode trazer ao veiculo, com o passar do tempo, fica na sua conciência.
RGalvao
Não sou mecanico e sim um proprietario.
minha pergunta se baseia numa declaração de uma pessoa que tem o conhecimento(um engenheiro que da aulas no senai e e consultor de revenda gm)e como passei a ser proprietario de um veiculo da marca achei que seria legal colocar o assunto aqui em discusao entre os que aqui assim como eu apreciam mecanica e automoveis.
Ja que tu é proprietário te aconselho a seguir o manual, pois a kilometragem de um óleo sintetico para um mineral muda e muito, a quantidade de adtivos e seus efeitos duramte o trabalho mudam, o comportamento do óleo durante os diversos regimes de trabalho variam e muito, e se tu olhar a viscosicade então, nem o que comentar, volto a lhe dizer, custo X beneficio não compença, existem reparadores que lhe dirão, o motor é o mesmo, só querem ganhar dinheiro vendendo óleo, ou óleo é tudo igual só muda a marca, as montadoras estão fabricando motores mais compactos e arancando o maximo possível de potência, e isto exige muito do motor, e o que garantirá grande parte da vida utíl do motor sem duvida é o lubrificante utilizado e o respeito quanto a aplicação e trocas corretas observando a troca quanto a kilometragem ou tempo, o que vier primeiro.
Utilizo como exemplo o CROSSFOX da VW ele pede semi sintetico 10w40, porem ja aconteceu de eu aplicar o oleo especificado e ficar batendo tucho, ai apliquei o 5w30 e problema resolvido. e ja vi relatos de varios reparadores aqui no forum que tiveram o mesmo problema. E pelo que ouvi de um colega dentro da agencia a fabrica não condena a pratica até incentivam. o motivo não tive o conhecimento. mas o que quero lhe mostrar que óleo lubrificante influencia e muito no funcionamento do veiculo, hoje as folgas entre os componentes do motor estão menores, exigindo assim um óleo com viscosidade menor.
pelo q já estudei e cursei, classificação do óleo 5w30, 20w50 isso é temperatura(congela e ebule a DET. temperatura, )qto a poluição estamos regredindo então, a vw aposenta o AP por poluir muito,lança uma nova geração e flex(para póluir mais) a gm lança um motor com varias inovações e mapeamento de injeçaõ alta velocidade e vai corrigir no óleo aplicado,então não haveria necessidade da injeção eletronica, só mudar o óleo e o problema do CO e co2 estaria resolvido, VC COM SEU "ENGENHEIRO ME PROVEM O CONTRARIO", ABERTO A NEGOCIAÇÕES , HEHEHEHEHEHEHEHE
pelo q já estudei e cursei, classificação do óleo 5w30, 20w50 isso é temperatura(congela e ebule a DET. temperatura, )qto a poluição estamos regredindo então, a vw aposenta o AP por poluir muito,lança uma nova geração e flex(para póluir mais) a gm lança um motor com varias inovações e mapeamento de injeçaõ alta velocidade e vai corrigir no óleo aplicado,então não haveria necessidade da injeção eletronica, só mudar o óleo e o problema do CO e co2 estaria resolvido, VC COM SEU "ENGENHEIRO ME PROVEM O CONTRARIO", ABERTO A NEGOCIAÇÕES , HEHEHEHEHEHEHEHE
Pelo visto meu objetivo foi alcançado.
E esse para mim o objetivo deste forum, ter todas as opinioes sobre os assuntos apresentados.
como disse sou um proprietario que ja acessa este site desde 2004 tendo todas aas minhas duvidas respondidas por diversos reparadores.alguns não,mas na maioria das vezes tenho minhas duvidas resolvidas
Tive um palio 1.0 16v que por um bom tempo utilizei oleo castrol special 20W50 SEM NENHUM PROBLEMA. dai nos ultimos anos com ele(fiquei com ele por 8 anos) passei a utilizar o shell helix 10w40 em vez do selenia 15w40.obrigado pelas opinioes
rgalvao escreveu:
Ja que tu é proprietário te aconselho a seguir o manual, pois a kilometragem de um óleo sintetico para um mineral muda e muito, a quantidade de adtivos e seus efeitos duramte o trabalho mudam, o comportamento do óleo durante os diversos regimes de trabalho variam e muito, e se tu olhar a viscosicade então, nem o que comentar, volto a lhe dizer, custo X beneficio não compença, existem reparadores que lhe dirão, o motor é o mesmo, só querem ganhar dinheiro vendendo óleo, ou óleo é tudo igual só muda a marca, as montadoras estão fabricando motores mais compactos e arancando o maximo possível de potência, e isto exige muito do motor, e o que garantirá grande parte da vida utíl do motor sem duvida é o lubrificante utilizado e o respeito quanto a aplicação e trocas corretas observando a troca quanto a kilometragem ou tempo, o que vier primeiro.
Utilizo como exemplo o CROSSFOX da VW ele pede semi sintetico 10w40, porem ja aconteceu de eu aplicar o oleo especificado e ficar batendo tucho, ai apliquei o 5w30 e problema resolvido. e ja vi relatos de varios reparadores aqui no forum que tiveram o mesmo problema. E pelo que ouvi de um colega dentro da agencia a fabrica não condena a pratica até incentivam. o motivo não tive o conhecimento. mas o que quero lhe mostrar que óleo lubrificante influencia e muito no funcionamento do veiculo, hoje as folgas entre os componentes do motor estão menores, exigindo assim um óleo com viscosidade menor.
CONCORDO PLENAMENTE COM O AMIGO RGALVAO EM GENERO E NUMERO QUEM SOMOS PARA MUDAR O QUE OS ENGENHEIROS LEVARAM ANOS PESQUISANDO PARA VER O QUE É MELHOR E VEM UM SIMPLES MECANICO E FALA QUE É TUDO A MSM COISA