Pessoal bom dia.
Estou com um peugeot 106 Soleil 1.0 8V UCE MA3.1 Motor TU1 realizei a leitura de compressão e apresentou os seguintes valores:
Cilindro 1:
8 BAR
Cilindro 2
8,5Bar
Cilindro 3
6,5Bar
Cilindro 4
8 Bar
OBS: Vávulas reguladas, sincronismo conferido e ok
O que me dizem desse diagnóstico?
Abraço pessoal
Respostas:
Prezado Merendador. Eu daria umas voltas com o carro para experimentar tentando forçar um pouco para sentir o comportamento. Ele é muito rodado? Está queimando óleo? Se passar nos testes acho que pode entregar ao cliente. Se não passar, aí já viu né...Tem que ver o que o cliente quer e quanto ele quer/pode pagar. O cliente vai querer fazer uma reforma nesse motor? Abração.
Obrigado Tuck pela ajuda.
Pois eh cara, o carro esta muito fraco, não queima óleo e esta com 190 mil Kms rodados. O carro eh um carro muito mau cuidado, o proprietário acabou de comprá-lo. O problema é que não encontrei em lugar algum a medida de compressão que deveria ser medida com o manometro, nem na Dr Ie tem essa informação.
Eu vi que tem válvula desregulada (presa) vou regular hoje para ver se melhora.
Tem muita coisa pra fazer no carro, ele tá com a suspensão ferrada tb, acho q esse carro o melhor a fazer é desmanchá-lo
Obrigado amigo.
>Prezado Merendador. Eu daria umas voltas com o carro para experimentar tentando forçar um pouco para sentir o comportamento. Ele é muito rodado? Está queimando óleo? Se passar nos testes acho que pode entregar ao cliente. Se não passar, aí já viu né...Tem que ver o que o cliente quer e quanto ele quer/pode pagar. O cliente vai querer fazer uma reforma nesse motor? Abração.
A taxa de compressao deste veiculo se não me engano é 9.4
MOTOR - Este e do Passion.
Dianteiro, transversal, 1.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; gasolina
Número de válvulas por cilindro 2
Diâmetro x curso 70 x 62 mm
Cilindrada 954 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 50 / 6.000
Torque máximo (kgfm / rpm) 7,5 / 3.700
Taxa de compressão 9.4
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto Bosch MA 3.1
TRANSMISSAO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
1a marcha - 3.42
2a marcha - 1.95
3a marcha - 1.36
4a marcha - 1.05
5a marcha - 0.85
Ré - 3.58
Redução do diferencial 3.94
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira
Diâmetro de giro 11 m
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, pseudo McPherson
Traseira Independente, semi-horizontal com barras de torção transversais
FREIOS
Dianteiros à discos
Traseiros tambores
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
45 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
215 litros
RODAS / PNEUS
4,5J x 13 / 145/70 R 13
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3,68 m
Largura 1,59 m
Altura 1,38 m
Distância entre-eixos 2,38 m
DESEMPENHO
Velocidade máxima 145 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,5 s
CONSUMO CIDADE / ESTRADA
15 km/l / 21 km/l
PESO
815 kg
PESO BRUTO TOTAL
1.295 kg
Fonte: Fabricante
Prezado. Fora a parte mecânica, tem a parte da injeção, com um monte de coisas a serem verificadas. Se você tem scanner pode fazer um check up e ver se tem mais alguma coisa pegando. Mas tem o outro lado, que é o do dono do carro que talvez não queira ou não possa bancar os reparos necessários. Converse com ele e veja o que ele quer. Conforme já foi amplamente discutido nesse fórum, meia sola e gambiarra pode ATÉ dar certo mas também pode dar errado e queimar o filme do profissional. Pense bem. Abraço
Obrigado mesmo Jerônimo, agora tenho condições de ajustar o motor, as válvulas estão presas, vou regular e conferir se a compressão melhora. Forte abraço
>MOTOR - Este e do Passion.
Dianteiro, transversal, 1.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; gasolina
Número de válvulas por cilindro 2
Diâmetro x curso 70 x 62 mm
Cilindrada 954 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 50 / 6.000
Torque máximo (kgfm / rpm) 7,5 / 3.700
Taxa de compressão 9.4
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto Bosch MA 3.1
TRANSMISSAO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
1a marcha - 3.42
2a marcha - 1.95
3a marcha - 1.36
4a marcha - 1.05
5a marcha - 0.85
Ré - 3.58
Redução do diferencial 3.94
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira
Diâmetro de giro 11 m
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, pseudo McPherson
Traseira Independente, semi-horizontal com barras de torção transversais
FREIOS
Dianteiros à discos
Traseiros tambores
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
45 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
215 litros
RODAS / PNEUS
4,5J x 13 / 145/70 R 13
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3,68 m
Largura 1,59 m
Altura 1,38 m
Distância entre-eixos 2,38 m
DESEMPENHO
Velocidade máxima 145 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,5 s
CONSUMO CIDADE / ESTRADA
15 km/l / 21 km/l
PESO
815 kg
PESO BRUTO TOTAL
1.295 kg
Fonte: Fabricante
Obrigado novamente Tuck,
Vou verificar com o proprietário até onde ele pretende chegar com a manutenção deste veículo.
>Prezado. Fora a parte mecânica, tem a parte da injeção, com um monte de coisas a serem verificadas. Se você tem scanner pode fazer um check up e ver se tem mais alguma coisa pegando. Mas tem o outro lado, que é o do dono do carro que talvez não queira ou não possa bancar os reparos necessários. Converse com ele e veja o que ele quer. Conforme já foi amplamente discutido nesse fórum, meia sola e gambiarra pode ATÉ dar certo mas também pode dar errado e queimar o filme do profissional. Pense bem. Abraço
>Pessoal bom dia.
Estou com um peugeot 106 Soleil 1.0 8V UCE MA3.1 Motor TU1 realizei a leitura de compressão e apresentou os seguintes valores:
Cilindro 1:
8 BAR
Cilindro 2
8,5Bar
Cilindro 3
6,5Bar
Cilindro 4
8 Bar
OBS: Vávulas reguladas, sincronismo conferido e ok
O que me dizem desse diagnóstico?
Abraço pessoal
boa noite merendador, vou te dar uma dica, este motor basicamente é um cht, endura, são motores valentes , mesmo com baixa compressão,falo por experiencia,
uma coisa é fato, que eu levo em consideração, muitas das veses damos atenção a um carro mais moderno, e não damos atenção aos modelos antigos, sou mais atender um cliente com um endura batedeira, este investe no carro uns 6 mil facinho, do que atender um golf 2012 que o infeliz não consegue nem comprar um jogo de velas