Boa tarde,
Estou com um uno 1.4 evo 2011 com os códigos P0009 e P0011
Sendo respectivamente, falha de sincronismo e falha na eletroválvula do comando.
Testei o sincronismo no osciloscópio e bate com a imagem daqui do fórum de um fiat 500 com mesmo motor.
O carro não apresenta falhas na aceleração, apenas as comuns a este motor como pequena vibração em lenta, e proprietário reclama da potência.
Proprietário também disse que a falha existe dês de que saiu zero da concessionária, onde os mesmos pediram um absurdo para resolver, mas não informaram o problema (ou o cliente não lembra) e dai ficou assim mesmo até hoje.
eu não sei como testar essa válvula, só medi a resistência, que deveria ser de 8ohms +ou-0,5ohms e esta dando 9,7ohms.
Vou aplicar tensão 12v direto nela e checar o funcionamento fora do cabeçote, já digo como foi.
Alguém tem alguma sugestão?
Respostas:
MEU IRMÃO EM PRIMEIRO LUGAR CONFERE EM PRIMEIRO LUGAR O PONTO DESTE CARRO COM AS FERRAMENTAS CORRETAS DE SINCRONISMO DE UMA ATENÇÃO ESPECIAL A CHAVETA DA ENGRENAGEM DO VIRA SE ELA NUM TA KEBRADA OLHE ATERRAMENTOS ACREDITO QUE VC VAI ENCONTRAR ESTES DEFEITOS OBSERVANDO ESTAS COISAS QUE TE FALEI ABRAÇOS E BOA SORTE!!
Caros Mauro e Marlon, obrigado pelas dicas, eu ainda não tenho essas ferramentas de fasagem, se o cliente autorizar a troca da correia eu vou comprar.
Porque a troca da correia?? Vejam a foto abaixo, olhem só o que eu encontrei:
20170216_161100.jpg
Correia pelo jeito ta raspando no tensionador, que provavelmente esta desalinhado, não desmontei pois a cliente ainda não deu o aval, ela disse que não faz 6 meses que trocaram.
É sobre a eletrovalvula do comando, eu tirei ela e joguei 12v, está atuando normal, ela abre e fecha os dutos com facilidade e rapidez, faz um barulho tipo "tec" bem forte, porém estava bem suja, a entrada de óleo estava praticamente entupida:
2017026_161100.jpg
Eu limpei bem ela e instalei novamente, e testei ela em atuadores, não aciona do mesmo jeito quando aplico 12v direto, parece que atua bem devagar, como se não recebe-se corrente suficiente, fazendo um zumbido por uns segundos e para, até eu mandar atuar novamente.
E eu testei com12v direto após limpar e ainda estava com igual o teste anterior, atuando rápido com um barulho de fechando e abrindo forte, que considero normal.
Não cheguei a testar Chicote da eletrovalvula...
Outro detalhe, no scanner aparece em marcha lenta que o avanço está em 4000 e poucos graus, mas motor funciona praticamente normal, com uma leve oscilação da lenta, se eu acelero o avanço vai pra cerca de 12 graus 20 graus, variando...acredito ser um bug do scanner nessa injeção...
Vou esperar a cliente dar aval pra trocar a correia e então continuo com os testes.
Prezado Ernani. com a válvula instalada no motor, quantos volts o sistema está mandando para ela? Se a válvula estava suja, o dono do carro não deve trocar o óleo com a Kilometragem correta. Procure saber com quantos Km ele troca. A correia deve ter sido montada fora de sincronismo sem as ferramentas adequadas. Poste o andamento do serviço. Abraço.
Que oleo esta usando ? uma vez pesquisando vi falar que se colocar oleo errado pode dar problema na eletrovalvula . (se tiver errado me corrijam por favor)
Finalmente a cliente autorizou a troca da correia e limpeza da tampa de valvulas e dutos.
Troquei a correia, que por incrível que pareça estava no ponto, apesar do antigo mecânico ter montado o tensionador ao contrário, o que ocasionou o dano na correia conforme imagem.
O ponto está perfeito, utilizei as ferramentas, não tinha muita sujeira na tampa, e os canais de oleo dela não estavam entupidos.
Eu entreguei o carro, a luz apaguei no scanner e dei uma volta e não acendeu.
Porém hoje cliente voltou reclamando que voltou a acender.
No scanner mesmo código, p009 e p0010 referentes a válvula de comando variável.
Medi ela com o carro ligado.
Na lenta fica em 0v, ao acelerar vai pra uma média de 5v.
Tirei a válvula e testei em atuadores, mesma o valor de tensão.
Porém percebi que ela não abre o segundo canal, que manda óleo pra polia variável.
Se eu coloco 12v direto nela, veja que abre orretamente o segundo canal.
Ai fica a dúvida, qual a tensão média dessa válvula? Digo média porque ela é pwm, funciona em duty cycle.
Pergunto isso porque ela funciona bem em 12v, mas em 5v não abre totalmente, não deixando o óleo nem ir pro canal de retorno, nem ir pro canal da válvula variável, em 5v fica no meio, enquanto em 12v abre a passagem normal, que, acredito eu, deveria ser assim, mas não posso ter certeza, nunca chequei o funcionamento de uma válvula dessas.
Colega:
Qualquer sistema o reparador automotivo tem que entender que e essencial o conhecimento como funciona para dar a solução ao inconveniente.
Não se prendendo as modinhas que OSCILOSCÓPIO descobrirá tudo.
Existem ferramentas para sincronizar o motor utiliza então e no momento que se desmonta o conjunto correia, tensor, polia do comando mola quebrada entre outras peças podem ser avaliadas peças por peça.
...........Segue abaixo um BREVE INFORMATIVO DESTE SISTEMA..........
A central do motor testa o desalinhamento do eixo de comando em um banco de dados e da girabrequim.
Uma vez que o central aprende a posição de ambos eixos a central compara os valores aprendidos com um valor de referência.
O central definirá um código de erro se ambos os valores aprendidos para um banco do motor estiverem excedendo um limiar calibrado na mesma direção.
Então sendo assim a maioria dos defeitos e o sincronismo fora.
Quanto a válvula VVT, normalmente faço a limpeza dela no ultra som e utilizo fluido de freio, deixo na cuba do ultra som e pulsando por um período de 40 minutos.
E das piores das situações o chicotes, central devem ser revisada ou substituída a válvula VVT.
Espero que tenha ajudado.
att Diaz
Obrigado Diaz pelas informações.
Antes de qualquer coisa, eu busquei informações e conhecimento, li treinamentos, apostilas, esquemas elétricos, consultei site do Reparador Fiat.
Até na própria FTP eu liguei para ter mais informações, mas por horas e várias vezes esperando a ligação cai.
Queria saber qual a tensão média que essa válvula trabalha, mas em lugar algum encontrei essa informação.
O chicote está ok, testei desde o pino do conector da Central até o que chega na válvula.
Testei massa e alimentação e também estão perfeitos.
Chega óleo na válvula, ao tirar ela da tampa, da pra ver bem.
O problema não é sincronismo, eu montei a correia com as devidas ferramentas.
O problema é, ou a válvula com a bobina gasta, por isso necessita de mais tensão para abrir.
Ou a Central não está mandando tensão suficiente.
Mas como saber se não sei que valor de tensão ela trabalha?
Eu sei que trabalha a partir de tantos Rpm, mas a qual tensão?
Colega Ernani Martins,
Quando menciono sempre para adquiri conhecimento e para todos os leitores deste fórum que a cada vez vai ficar mais e mais complicado os sistemas, tem gente que não consegue porque os motores aspiram e vez de assoprar na tampa de óleo, imagine outros detalhes mais novos agora.
Quanto ao defeito faça como eu dei anterior, veja sincronismo com ferramentas e examine cada peça outro detalhe faça a limpeza no ultra som pulsando a válvula VVT.
Um abraço e boa sorte,
att Diaz
Tem positivo na eletrovalvula,deixe na lenta e ligue uma lampada de 21w em serie ao negativo no fio de controle da ecu e conta o que acontece.
Miros,
Tem positivo sim, 12v
Acredito que se eu ligar uma lâmpada ela nem vai chegar a acender, pois o negativo que a ecu manda é tão curto (pulso pwm) que mal passa de 5v. Mas vou fazer o teste.
Colega Ernani,
Disponibilizo mais informativo para suas analises.
Informativo Técnico variador de fase:
_Resistência elétrica em torno ............9.0 ohms
_Inicio de atuação.......................... 1.700 rpm
_Atuação do variador de fase............. 26°
Alimentação da válvula pino 1 alimentação de tensão próxima a da bateria provida da caixa de fusível pino 59 do vão motor.
Comando para válvula acionar pino 2 alimentada pela central pino 60 sinal pwm.
Então o passo que eu faria e a verificação e limpeza da eletroválvula conforme indiquei, caso não obtenha sucesso substitua, veja o sincronismo e verifique todas as peças com atenção especial a polia do comando quebra da mola interna, dos piores a central com danos.
Boa sorte e onde poder ajuda-la vou.
att Diaz
esse teste vai definir se o problema e eletronico ou mecanico.acionando a valvula na lenta o motor tem que oscilar,se nao voce tem fuga de oleo ou ate mesmo a polia danificada.sabendo o fio que abre a valvula pode usa ate uma ponte ate o negativo por uns segundos
Muito grato Diaz, pelas informações, eu tenho elas também através de um documento da Fiat.
Miros, Boa a dica! Vou fazer o teste, mas ainda assim acredito qe não será muito conclusivo, pois como disse, a válvula aciona com tensão direto da bateria, mas com a tensão proveniente da ecu não...
Segunda posto os resultados.
Miros,
Fiz o teste, utilizei uma lampada de 5w como ponte entre o polo negativo da bateria e o fio de sinal da válvula, a lâmpada acende, porém nada muda na rotação.
Fiz o teste com o motor desligado e a válvula fora do local, ao aterrar o fio, vejo que o seu pistão interno abre pouca coisa, menos do que quando faço o teste em atuadores no scanner.
Dei toques rápidos no negativo da bateria sem passar pela lâmpada, e a válvula abre perfeitamente.
O problema é a tensão, ou a válvula cansada, mas como saber???
5w e fraca,no minimo 21w ou ate farol55w,isso em serie,mas tem que ser com motor na lenta,se sabe o que ta fazendo aterre o fio do modulo por dois ou tres segundos,a lenta tem que oscilar pra comprovar o funcionamento da valvula.sem osciloscopio e garra de corrente nao tem como pegar o sinal do modulo,,,
Amigo confere se não botaram oleo 5w30 nesse carro o certo é 15w40 essa valvula nao funciona com 5w30,outra coisa ve se nao mexeram na tampa de valvulas e nao esqueceram dos aneis de vedaçao que da passagem de oleo para a valvula.
Prezado Ernani. Seguindo a especificação de resistência ôhmica fornecida, meça a resistência da bobina da solenoide. Se der por volta dos 9 ohms, a bobina deve estar boa. Se der mais alta (acho dificil) ou mais baixa (espiras em curto, mais provável), troque a solenoide. Mas minha opinião é que o modulo está com problema, enviando pouca tensão/corrente. Se o amigo conseguisse outra válvula para teste, seria muito bom para tirar a teima. Abraço e poste o andamento do reparo.
Miros, tenho certeza que vai alterar a rotação se eu aterrar a válvula direto na bateria, mas farei o teste para sanar qualquer dúvida.
Adinoel, o óleo está correto, e eu mesmo troquei os orings da tampa, repare nos post anteriores que o problema é na válvula ou a central, sem duvida alguma uma dessas duas peças tem defeito.
Tuck,
Eu medi, deu exatos 9ohms, acredito o problema ser a Central mesmo.
Mas preciso tirar essa dúvida da tensão.
Ernani,
Fez o que eu te indiquei, e os resultados???
Como a válvula procedeu na maquina de limpeza???
Diaz
Prezado Ernani e prezados amigos. Se a solenoide funciona "triscando" ela em 12 Vcc, a suspeita vai se dirigindo para a central. Mas realize a limpeza que o Diaz aconselhou porque ela pode estar com borra/sedimentos/sujeira travando o atracamento. Abraço e boa sorte.
Eu limpei a válvula sim, não no ultrassom, mas eu DESMONTEI ela, pois é muito simples e fácil, basta soltar a trava do êmbolo (pistão ) tirar a arruela, a mola, que então o êmbolo sai.
Limpei cada peça, inclusive por dentro.
A sujeira estava apenas do lado de fora, o filtro existente na válvula cumpriu com sua função.
Sujeira não é o problema.
Detalhe, o teste com 12v direto teve o mesmo resultado antes e depois da limpeza, ou seja a válvula abre perfeitamente, já com o sinal da ecu não abre, o êmbolo mexe um pouco apenas, como se faltasse tensão.
Mas como já disse, não sei com que tensão essa válvula trabalha.
Amanhã vou tentar novamente entrar em contato com a ftp, concessionária e quem sabe correr atrás de um outro fire evo 1.4 pra medir o sinal dessa válvula.
Acho que estou matando essa charada.
A válvula estava com a ENTRADA de óleo entupida, tinha bastante borra no filtro (lado de fora é claro)
E a central acionava pistão , porem sem óleo, é até mesmo com um pouco de sujeira interna, a bobina da eletrovalvula fez o sistema ficar sobrecarregado, criando assim um possível curto, e então afetando o setor da central responsável pelo pulso, fazendo ele não conseguir mais mandar os 12v....e agora manda apenas 5~
Não entendo exatamente sobre os circuitos de uma Central, Mas já vi muitos casos de queimar trilhas por curto, agora queimar parcial nunca vi....estranho :?
Prezado Ernani. A alimentação para essa válvula solenoide é um PWM ou seja são pulsos de voltagem continua que variam o tempo da voltagem aplicada e assim a central trabalha controlando a abertura da válvula solenoide aumentando ou diminuindo a variação do angulo de avanço do comando de válvulas. Se o amigo já conhece esse sistema, me desculpe. Neste caso, esse sinal PWM que vai para a válvula, quando é necessário avançar comando em "X" ou "Y" graus teria que ser visualizado e monitorado com osciloscópio para ver se está certinho. Conforme varia o regime do motor, o PWM varia o tempo dos pulsos. Tem que ter certeza para não sair trocando componentes e a própria central à toa. Abraço e boa sorte.
Prezado Ernani. Tenha certeza que as tubulações e galerias onde flui o óleo estão limpas, senão já viu...o amigo vai ficar quebrando a cabeça. P.S. Conforme o Diaz postou, a solenoide pode estar com sujeira. Eu acrescento que, se a solenoide está com sujeira, todo o sistema pode/deve estar com sujeira, certamente devido ao dono do carro trocar o óleo muito depois da quilometragem/tempo recomendada causando depósitos, goma, verniz e todas as gororobas que um óleo vencido e oxidado podem apresentar. Abraço.
Prezados. Não sei se é o caso mas vejam quantos problemas pode causar o "não trocar o óleo e o filtro na hora certa". Economia porca, barato que sai caro. Depois que o Ernani resolver esse problema, acredito que o dono do carro vai chorar dizendo que o reparo ficou muito caro. É dificil, minha gente...Abraço.
Ernani,
Trabalhei na Fiat automóveis fábrica por 15 anos no pós vendas, e a informação que deseja não tem.
Mas a ideia e utilizar a maquina de limpeza de bicos na válvula para ver o seu funcionamento também conforme sobe a rotação da máquina verá as fase de abertura da válvula que disponibiliza 3 posições.
Também utilizando uma ferramenta especifica poderá ver as ondas do sinal PWM aumentando a largura conforme a rotação.
Alguns scanner poderá ver esta função em gráficos a largura da onda conforme rotação.
Com a máquina de limpeza de bicos pode ver a válvula atuar em suas posições conforme a rotação controlada pela máquina.
A polia mola quebrada pode causar danos em outras peças do sistema.
Veja o sensor de fase e o próprio comando.
E por ultimo a central.
Boa sorte , sei que vai ter sucesso deste veículo.
att Diaz
Ernani,
Fez já o ajuste ou aprendizado do sensor do virabrequim com o Scanner? Depois da troca de correias é necessário.
Rodrigo, já fiz o aprendizado pelo scanner.
Diaz, Não fiz a limpeza na máquina, porque limpei a válvula manualmente como disse anteriormente, a minha máquina pulsa -12v em diferentes "rotações", o que acredito que eu apenas conseguira ver a válvula abrir e fechar, assim como vejo ligada direto na bateria dando toques rápidos no polo.
Eu medi a forma de onda do sinal que a ecu manda, com o carro ligado em marcha lenta e acelerando, veja o próximo post.
Tuck, Eu limpei bem as galerias de óleo da tampa, injetei água e conferi a vazão em todos os orifícios. O motor tinha borra, mas não chegou a obstruir nenhuma passagem.E depois do teste eu lavei bem e troquei os orings.
Por favor veja o vídeo do scope.
Miros, dei toques rápidos no negativo da bateria e entre o fio que a ecu manda o pulso, com o motor ligado, e percebe-se claramente a mudança na rotação, ou seja, A PARTE MECÂNICA esta ok, pelo menos com 12v.
Reparem todos, no vídeo, a tensão não passa de 5,5v (desculpem o gráfico invertido)
Prezado Ernani. Assisti o vídeo. Não consegui ver direito se o tempo varia mas ao que tudo indica a tensão está baixa. Temos que ter certeza do valor correto dessa tensão PWM. O mais simples e lógico seria pulsos PWM de 12 Vdc mas...
Vamos ver se alguém tem essa informação. O amigo vai chegar lá, tenho certeza. Abraço e boa sorte.
Do pouco que sei. Para motores ou solenoides como o tal, a tensâo p/ gerar um sinal pwm ê 12 vts e a Frequencia seria Fixa.
Converse com o Leandro Zamaro. PHD no assunto
Prezado Ernani. Um próximo passo para a resolução dessa zebra seria enviar essa central para um técnico em centrais para verificar esse circuito suspeito, ou conseguir uma perfeita para teste. Abraço e boa sorte.
Tuck,
O cliente levou o carro assim mesmo, na boa, ele entendeu bem o caso.
Combinamos que eu vou confirmar a informação, e assim que tiver o diagnóstico o chamo para finalizarmos a manutenção.
Só preciso saber a que tensão média essa válvula trabalha.
Falei até com o Leandro Zamaro, seguindo a dica do amigo Aldemilon, mas o Leandro não sabia também.
Vou correr atras de outro fire evo 1.4 pra medir....o que não será fácil conseguir um, onde o dono esteja disposto a deixar eu fazer esse simples teste : (
Obrigado a todos pela atenção, todos os comentários serviram de grande ajuda!
Ps. que tiver novidades posto aqui.
Prezado Ernani. Esse defeito, acredito que não vai causar grandes problemas. O motor apenas vai ficar sem alguns cavalinhos que a variação do comando possibilitaria. Eu fiquei curioso e procurei em alguns sites e no Youtube, mas essa informação é dificil. Os videos focam na maioria das vezes em defeitos nas solenoides, não no valor da voltagem do PWM. Mas essa informação vai aparecer, uma hora ou outra. Talvez os técnicos que reparam centrais tenham esse valor. Abraço.
Ernani,
Os teste do Corolla, I30 e civic são iguais. Porem umas centrais controla o positivo e outras negativos. Acredito que a fiat seja o mesmo raciocínio.
A válvula trabalha com 12v mesmo. se você aplicar 12v direto com o conector desligado ela tem que dar um clik.
A central controla esses 12v, de 0 a 12 para poder controlar a pressão do óleo. se você colocar o multímetro ( voltagem) nos DOIS fios da VCO e acelerar até 6000 rpm e esse valor vai alterar entre 0 e 12v.
Outro teste é desligue o conector da VCO, funcione o veiculo, mantenha acelerado em 5000 rpm e liga direto da bateria o VCO e preste atenção se vai mudar a rotação.
Faça esses teste pra continuar o raciocínio. Qual quer duvida meu skipe é: carneiro_automotivo
Boa sorte...
Caro colega Rodrigo,
Suas informações foram muito úteis, exatamente isso que eu precisava saber.
Seguinte, a válvula abre com 12v direto, da pra ver, e escutar o "click".
Ligando ele na bateria com o carro acelerado nota-se nitidamente a mudança na rotação.
Agora ligando o multímetro nos dois fios da válvula, a tensão não passa de 5,5v independente da rotação.
Então de acordo com suas informações concluo que o defeito é proveniente da ECU.
Agora, já que a ECU esta corretamente alimentada e aterrada (testei os circuitos) então é defeito no módulo mesmo, correto? ou existe alguma outra possibilidade?
O Leandro Zamaro falou sobre outro atuador estar roubando a tensão...seria possível?
Visto que a ECU manda os 12v positivo, o problema esta nos pulsos de aterramento...
Lendo Mais sobre o Assunto. Uma Atualizaçâo de Software pode ser a Soluçâo do Problema.
Liguei em duas concessionárias fiat aqui em curitiba, passei o chassis do veículo e as dua falaram que não há nenhuma atualização, chamado, recall...nada do tipo....
Até achei estranho, mas como foram duas...
Ta Certo. o seu scaner da a data de programaçâo do sistema. Versâo e tal. Marca esses detalhes na Folha de Orçamento. quem sabe nâo Aparece uma Outra Amanha com numeros diferente. ai tu ja Sabe. Ta Ligado.
Bom dia, colegas.
Ao amigo do Uno, seguem algumas informações:
O sinal não é PWM, e sim 0 e 12V;
Entretanto uma tensão de 5,5V em um ou mais bicos só pode ter 2 causas:
Problema interno na Central;
Um dos bicos em curto. Dessa forma, tal sistema detecta o aumento de corrente, e automaticamente corta a alimentação. Verifique as resistências dos bicos:
De onze à 15 ôhms.
Qualquer coisa pode me enviar um E-mail.
Abraços.
Obrigado Leandro pela ajuda.
Mas repare que o problema é na etrovalvula da polia variável, e o sinal que ela recebe é pwm sim.
Meu amigo Ernani,
Você está coberto de razão. Devido à correria eu compreendi errado.
Volto a afirmar que qualquer auxilio que precisar, estamos na mesma cidade.
Abraço.
Bom dia Amigo!
Já foi resolvido o Problema desse Uno? estou com uma bronca parecida na oficina e gostaria de umas dicas sobre o assunto.
Então Nailson
Na época a cliente não quis resolver o problema por falta de dinheiro.
Então eu abandonei totalmente o caso.
Mas a minha dica é a seguinte, procure um veículo bom e messa os valores da Eletrovalvula e compare.
Porque informação nesse país é coisa rara.
Boa Tarde Ernani!
Obrigado, realmente informações são raras mesmo, mas voltando ao assunto já foi posta outra Válvula no carro e continua o defeito, tudo o que foi falado em relação ao seu problema ai, eu fiz no meu aqui, todas as dicas foi realizado aqui no carro...rsrsrs por isso perguntei se o seu tinha sido resolvido, para ver se deixei de fazer algo no carro.
Claro Ernani, esse site já me ajudou muito com minhas broncas! e ficarei grato em retribuir a ajuda que já tive aqui!!