Olá pessoal,
S-10 4x4 Automática.
Estamos com este veículo na Oficina apresentando um defeito intermitente,veículo quando em movimento ocorre uma falha no sistema do controle de estabilidade.
A luz de anomalia no painel acende e grava o DTC U-0102
( falha de comunicação da caixa de transferência com o Módulo de controle )
Já foi verificado fiação elétrica, mas nada de anormal.
Alguém já viu algum defeito parecido ?
muito obrigado.
Respostas:
>siqueira, tem a imagem da CAN deste carro quando dá a falha?
Olá Diaz.
A mensagem de erro aparece no computadpr de Bordo e logo em seguida aparece a luz cor de Laranja no Lado esquerdo, um simbolo igual a um veículo derrapando, logo em seguida desaparece, isto incomoda o meu cliente.
Peguei algumas e era falha na chave seletora do 4X4, substitui e resolveu os problemas. Outra coisa que faz muito acender o controle de estabilidade e a falta de aprendizado do sensor do volante, sempre que fazer o alinhamento do veiculo se faz necesario o aprendizado.
Ok amigo Maicon, muito Boa a informação.
Apesar de o veículo apresentar falha de rede Can, não achei no chicote nenhuma linha can L ou H , estranho isso.
Até o momento não encontramos o defeito, ainda em pesquisa.
Central diesel
O circuito mais frequentemente usado para se comunicar com é conhecido como comunicações de ônibus Controller Area Network, ou simplesmente colocar, CAN bus. Sem esse barramento CAN, módulos de controle não podem trocar informações, e sua ferramenta de verificação pode não ser capaz de obter informações do veículo, dependendo do circuito é afetado. Sem esse circuito de comunicação, o TCCM não sabe o que a engrenagem / a posição do motorista deseja escolher. Na maioria dos casos o padrão será a sua última posição; em outros casos, ele será o padrão para a posição neutra. etapas de solução podem variar dependendo de fabricante, tipo de sistema de comunicações, o número de fios de cores dos fios e do sistema de comunicação
Os sintomas de um código de motor U0102 podem incluir: Mau funcionamento do indicador luminoso (MIL) On 4WD / AWD / TCCM luz acesa ou piscando Veículo não vai mudar - estadias em ponto morto Veículo permanece em uma engrenagem (geralmente neutra; há marchas à frente)
Normalmente as causas para este código para definir são: Abrir em circuito + CAN-Bus Aberta no bus CAN - circuito Curto ao poder em qualquer circuito de bus CAN Curto para aterrar em qualquer circuito de bus CAN Raramente - módulo de controle com defeito
Um bom ponto de partida é sempre para verificar se há boletins de serviço técnicos (TSB) para seu veículo particular. O problema pode ser um problema conhecido com uma correção conhecida posto para fora pelo fabricante e você pode economizar tempo e dinheiro durante o diagnóstico. Primeiro, observe se existem outros códigos de falha de diagnóstico. Se algum deles está relacionado comunicação bus, ou a bateria / ignição relacionados, diagnosticá-los em primeiro lugar. Misdiagnosis tem sido conhecido por ocorrer se você diagnosticar o código U0102 antes de qualquer dos códigos básicos foram completamente diagnosticada e demitido. Se a sua ferramenta de verificação pode acessar os códigos de falha e o único que você começa a partir de outros módulos é o U0102, tentar se comunicar com o módulo TCCM. Se você pode acessar os códigos do módulo TCCM, então o código U0102 é intermitente ou um código de memória. Se incapaz de se comunicar com o módulo TCCM, então o código U0102 que os outros módulos estão estabelecendo está ativo, eo problema está lá agora. A falha mais comum é a perda de poder ou de chão. Verifique todos os fusíveis que ligar o módulo TCCM neste veículo. Verifique todos os motivos para o módulo TCCM. Localize onde o solo prender pontos são no veículo e certifique-se de que essas conexões são limpos e apertado. Se você tiver que, tirá-los, obter um pequeno fio de cerdas solução de soda / água escova e cozimento e limpar cada um, tanto no conector e onde ele se conecta. Se todos os reparos foram feitos, limpar os códigos de diagnóstico de todos os módulos que definem o código na memória, e veja se o código U0102 retornos ou se você é capaz de se comunicar com o módulo TCCM. Se o código não retornar ou comunicação for restabelecida com o módulo TCCM, então os fusíveis / conexões eram provavelmente o seu problema. Se o código retorna, localizar as conexões de comunicação CAN-Bus em seu veículo particular, o mais importante do conector do módulo TCCM. Desligue o cabo negativo da bateria antes de desligar o conector no módulo de TCCM. Uma vez localizado, inspecionar visualmente os conectores e fiação. Procure por raspagem, fricção, fios desencapados, queimar manchas ou plástico derretido. Retire os conectores separados e inspeccionar cuidadosamente os terminais (as partes de metal) dentro dos conectores. Ver se eles olham queimados ou ter uma tonalidade verde, indicando corrosão. Use limpador de contato elétrico e uma escova de cerdas de plástico, se for necessária limpeza dos terminais. Deixe secar e aplicar dielétrica graxa de silicone onde o contacto terminais. Antes de ligar os conectores de volta para o módulo TCCM, fazer estas algumas verificações de tensão. Você vai precisar de ter acesso a um volt-ohmímetro digital (DVOM). Verifique se você tem poder e solo no módulo TCCM. Tenha acesso a um diagrama de rede e determinar onde as principais potências e fundamentos entrar no módulo TCCM. Volte a ligar a bateria antes de continuar, com o módulo TCCM ainda desconectado. Ligue o fio vermelho do seu voltímetro para cada B + (tensão da bateria) de fornecimento que entra no conector do módulo TCCM e o fio preto do seu voltímetro para um bom terreno (se não tiver certeza, negativo da bateria sempre funciona). Você deverá ver uma leitura de tensão da bateria. Verifique se você tem boas razões também. Ligar o fio vermelho do seu voltímetro para positivo da bateria (B +) e o fio preto a cada circuito de terra. Mais uma vez você deve ver a tensão da bateria em cada conexão. Se não, reparar o problema de alimentação ou circuito de terra. Em seguida, verifique os dois circuitos de comunicação. Localize o CAN C + (ou HSCAN + circuito) e PODE C- (ou HSCAN - circuito). Com o fio preto do seu voltímetro ligado a uma boa terra, ligue o cabo vermelho ao CAN C +. Com o On Key, Motor Off, você deve ver cerca de 2,6 volts e flutuante ligeiramente. Em seguida, conecte o cabo voltímetro vermelho ao circuito CAN C-. Você deverá ver cerca de 2,4 volts e flutuante ligeiramente. Se todos os testes passaram e comunicação ainda não é possível, ou não foram capazes de limpar o código de falha U0102, a única coisa que resta que pode ser feito é procurar ajuda de um diagnosticador automóvel treinada, pois isso poderia indicar um módulo TCCM falhou. A maioria destes módulos TCCM deve ser programado, ou calibrado para o veículo, a fim de ser correctamente instalado.
Um bom ponto de partida é sempre para verificar se há boletins de serviço técnicos (TSB) para seu veículo particular. O problema pode ser um problema conhecido com uma correção conhecida posto para fora pelo fabricante e você pode economizar tempo e dinheiro durante o diagnóstico. Primeiro, observe se existem outros códigos de falha de diagnóstico. Se algum deles está relacionado comunicação bus, ou a bateria / ignição relacionados, diagnosticá-los em primeiro lugar. Misdiagnosis tem sido conhecido por ocorrer se você diagnosticar o código U0102 antes de qualquer dos códigos básicos foram completamente diagnosticada e demitido. Se a sua ferramenta de verificação pode acessar os códigos de falha e o único que você começa a partir de outros módulos é o U0102, tentar se comunicar com o módulo TCCM. Se você pode acessar os códigos do módulo TCCM, então o código U0102 é intermitente ou um código de memória. Se incapaz de se comunicar com o módulo TCCM, então o código U0102 que os outros módulos estão estabelecendo está ativo, eo problema está lá agora. A falha mais comum é a perda de poder ou de chão. Verifique todos os fusíveis que ligar o módulo TCCM neste veículo. Verifique todos os motivos para o módulo TCCM. Localize onde o solo prender pontos são no veículo e certifique-se de que essas conexões são limpos e apertado. Se você tiver que, tirá-los, obter um pequeno fio de cerdas solução de soda / água escova e cozimento e limpar cada um, tanto no conector e onde ele se conecta. Se todos os reparos foram feitos, limpar os códigos de diagnóstico de todos os módulos que definem o código na memória, e veja se o código U0102 retornos ou se você é capaz de se comunicar com o módulo TCCM. Se o código não retornar ou comunicação for restabelecida com o módulo TCCM, então os fusíveis / conexões eram provavelmente o seu problema. Se o código retorna, localizar as conexões de comunicação CAN-Bus em seu veículo particular, o mais importante do conector do módulo TCCM. Desligue o cabo negativo da bateria antes de desligar o conector no módulo de TCCM. Uma vez localizado, inspecionar visualmente os conectores e fiação. Procure por raspagem, fricção, fios desencapados, queimar manchas ou plástico derretido. Retire os conectores separados e inspeccionar cuidadosamente os terminais (as partes de metal) dentro dos conectores. Ver se eles olham queimados ou ter uma tonalidade verde, indicando corrosão. Use limpador de contato elétrico e uma escova de cerdas de plástico, se for necessária limpeza dos terminais. Deixe secar e aplicar dielétrica graxa de silicone onde o contacto terminais. Antes de ligar os conectores de volta para o módulo TCCM, fazer estas algumas verificações de tensão. Você vai precisar de ter acesso a um volt-ohmímetro digital (DVOM). Verifique se você tem poder e solo no módulo TCCM. Tenha acesso a um diagrama de rede e determinar onde as principais potências e fundamentos entrar no módulo TCCM. Volte a ligar a bateria antes de continuar, com o módulo TCCM ainda desconectado. Ligue o fio vermelho do seu voltímetro para cada B + (tensão da bateria) de fornecimento que entra no conector do módulo TCCM e o fio preto do seu voltímetro para um bom terreno (se não tiver certeza, negativo da bateria sempre funciona). Você deverá ver uma leitura de tensão da bateria. Verifique se você tem boas razões também. Ligar o fio vermelho do seu voltímetro para positivo da bateria (B +) e o fio preto a cada circuito de terra. Mais uma vez você deve ver a tensão da bateria em cada conexão. Se não, reparar o problema de alimentação ou circuito de terra. Em seguida, verifique os dois circuitos de comunicação. Localize o CAN C + (ou HSCAN + circuito) e PODE C- (ou HSCAN - circuito). Com o fio preto do seu voltímetro ligado a uma boa terra, ligue o cabo vermelho ao CAN C +. Com o On Key, Motor Off, você deve ver cerca de 2,6 volts e flutuante ligeiramente. Em seguida, conecte o cabo voltímetro vermelho ao circuito CAN C-. Você deverá ver cerca de 2,4 volts e flutuante ligeiramente. Se todos os testes passaram e comunicação ainda não é possível, ou não foram capazes de limpar o código de falha U0102, a única coisa que resta que pode ser feito é procurar ajuda de um diagnosticador automóvel treinada, pois isso poderia indicar um módulo TCCM falhou. A maioria destes módulos TCCM deve ser programado, ou calibrado para o veículo, a fim de ser correctamente instalado.