Olá pessoal,
PROBLEMA : motor perdendo potência em alta,quando ocorre a perda de potencia, escreve no painel a mensagem ( potência do motor reduzida ) e acende a Luz de anomalia no painel ( luz amarelo ) referente á problema na injeção eletrônica, grava o código de falha DTC - P0402 ( vávula EGR ).
O defeito é intermitente, ocorre á cada 15 dias aproximadamente.
Quando ocorre o defeito, desligar o motor e religar novamente a força do motor volta ao normal.
Este veículo já passou pela concessionária GM, fez todas as revisões nescessárias, troca de oleo do motor e filtros, descarbonização da EGR, atualização de software da central , e utilizando somente diesel aditivado.
O problema não foi solucionado, nen a GM sabe o que está acontecendo com este motor !!!!!!!!
Alguém já pegou este defeito na Oficina ?
Muito obrigado pela sua atenção.
Respostas:
Olá amigo FLEXRAY , sim
Fluxo excessivo da EGR !!!!!!
Estou sem e nem por onde começar, cada defeito ein ........
qualquer sugestão aí do pessoal ?
Boa tarde , depois de dois dias com esse defeito liguei pra um engenheiro amigo meu da GM, pra minha surpresa a resposta dele foi rapida. Remoção do cabecote e troca das molas das valvula de admissão e limpeza geral de galerias e coletor.
C:\fakepath\IMG-20150221-WA0020.jpg
As molas agora são maiores,ainda me disse que a GM não assume esse defeito com medo de um recall. Segunda te passo o número das novas molas ,espero ter ajudado.
Boa tarde , depois de dois dias com esse defeito liguei pra um engenheiro amigo meu da GM, pra minha surpresa a resposta dele foi rapida. Remoção do cabecote e troca das molas das valvula de admissão e limpeza geral de galerias e coletor.
As molas agora são maiores,ainda me disse que a GM não assume esse defeito com medo de um recall. Segunda te passo o número das novas molas ,espero ter ajudado.
Olá amigo ARIMAR , por favor nos ajude :
Eu e meu cliente já não sabemos mais o que fazer !!!!!
Se você conseguiu falar com um engenheiro da GM, precisava saber o novo numero das molas de válvulas a ser substituída.
Se o assunto não é público, poderia nos passar os procedimentos para resolver este problema via e-mail .( vide abaixo ).
Muito Obrigado, aguardo mais comentários.
Segunda feira ja te passo os numeros das novas molas,ja as mandei pra retifica.
Olá amigo Arimar,
Estou novamente com o veículo aquí na oficina, deu PAU no motor de novo, começou a falhar cilindro e soltando fumaça branca no escapamento, falhando igual a um trator velho.
Estou esperando alguma novidade sobre este problema , se você tem contato com o pessoal da GM, quais seriam o procedimento mais correto para resolver.
Obrigado.
Bom dia Dr ,
Procedimento correto e remoção do cabeçote do veiculo,descarbonização do coletor de admissão,assentamento de valvulas, subst das molas de admissão pelas peças de numero (55592321) e os novos retentores de valvulas (90410741). Não consegui as anexar as fotos aqui mas te mandei no mail pra vc ver a diferença.
Ok amigo Arimar , obrigado pela assistência , faltou só a junta do Cabeçote .
Estamos de cabeça quente aquí , veículo com apenas 60.000 KM rodados.
Olá Arimar , serviço em andamento, estamos removendo o cabeçote.
Somente as molas de admissão são substituídas ?
As molas de escape permanece com os mesmos padrões ou posso colocar as molas reforçadas também ?
Se for possivel, pode me passar também os torques de aperto dos parafusos do cabeçote.
Obrigado.
Sim ,Somente as de admissão.
Quanto ao aperto na hora da montagem que vou ligar pra ele novamente e ja te passo por aqui.
Olá Arimar, OK
Aquí na oficina tive que tirar o motor para trocar anéis de pistão, vê se consegue o torque de aperto das bielas também, aquí no interior é difícil conseguir informação, você está me salvando com toda sua ajuda.
Quanto a montagem e enquadramento dos eixos comandos, você utiliza alguma ferramenta especial ?
Pois a polia do eixo comando é louca, sem chaveta.
Torque de parafusos bielas
torque de parafusos cabeçote
torque parafuso central da polia do eixo comando
Muito Obrigado.
A ferramenta a a raven 131005 impossivel montar sem a mesma, O aperto estou esperando ele ma mandar por mail.
Olá amigo, alguma novidade com este motor da S-10 ?
nesta semana vamos começar a montar este motor, vou precisar da tabela de torque dos parafusos, você conseguiu, podes me enviar.
Obrigado.
Olá SIQUEIRA.
ESTOU COM UMA S10 COM O MESMO PROBLEMA, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ RESOLVEU O SEU PROBLEMA COM AS DICAS QUE FORAM DADAS?
>Olá SIQUEIRA.
ESTOU COM UMA S10 COM O MESMO PROBLEMA, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ RESOLVEU O SEU PROBLEMA COM AS DICAS QUE FORAM DADAS?Ok ,
troca de anéis de segmento,
descarbonização do cabeçote,
troca das molas de vávulas,
calibração dos bicos Injetores.
Já fiz a terceira troca de oleo e revisão dos 30.000 Km , pós reparo no motor e não apresentou mais o problema.
Estou colocando o Oleo 15w40 para motores com filtro particulado ( catalizador ).
"As molas agora são maiores,ainda me disse que a GM não assume esse defeito com medo de um recall. Segunda te passo o número das novas molas ,espero ter ajudado."
É, minha gente...é de lascar. Sem comentários.
Obrigado Siqueira123 por retornar a resolução do problema!
Mais um caso com o carimbo "RESOLVIDO" com a participação ativa dos membros do Fórum, e disponível para consultas.
Att
Obrigado Siqueira123 por retornar a resolução do problema!
Mais um caso com o carimbo "RESOLVIDO" com a participação ativa dos membros do Fórum, e disponível para consultas.
Att
>Obrigado Siqueira123 por retornar a resolução do problema!
AttOk Administrador,
Só não tinha colocado como resolvido antes por que tinha que ter certeza do reparo ter efetuado com sucesso e da complexidade de identificar o defeito, além do alto custo do reparo, e ainda contar com a sorte.
Obrigado SIQUEIRA123 E AOS DEMAIS COLABORADORES. JÁ ESTOU INICIANDO OS REPAROS SUGERIDOS.
CASO ALGUÉM POSSA ME FORNECER A TABELA DE TORQUE DESTE CABEÇOTE E O SINCRONISMO, EU FICAREI MUITO GRATO.
MEU EMAIL É: [email protected]
VALEU PESSOAL.
Olá Siqueira.
Agradeço as dicas recebidas deste FORUM.
Retiramos o cabeçote e fizemos limpeza química, troca das molas de admissão, sede de válvulas e agora começamos o processo de montagem do cabeçote, porém, estou com dificuldades de conseguir as informações sobre torque de aperto e sincronismo da correia, caso algum amigo tenha esta informação e puder me fornecer deixo abaixo o meu email.