Olá pessoal, preciso de uma dica aquí :
Nova S-10 Flexpower 2.4 , 8 válvulas
Central de Injeção eletrônica Micro-Híbrida, sistema Delco E-83 ( OBD2-BR2 )
Problema : código de falha P-0016 ( falha no sensor de fase )
O cliente já comprou o veículo com a luz de anomalia acesa, no scanner está o código P0016 ( falha no sensor de fase ).
Apaguei a falha com scanner, funcionei o motor e a luz fica apagada, desligo o motor por 5 minutos, ao acionar a partida novamente a luz já fica acesa denovo.
Motor funciona perfeitamente, sem falhas
Já foi verificado o chicote elétrico da central até o sensor no cabeçote, está ok.
Já foi verificado o sinal do sensor com osciloscópio e está ok.
Sincronismo da correia dentada OK
Alguma dica aquí ?
Muito Obrigado.
Respostas:
:( Meu caro,tres defeitos podem esta ocorrendo,chicote,sincronimo e modulo e melhor ficar de olho,interferencias.
>Cara, estou exatamente com o mesmo defeito, só que numa Blazer 2.4 2011, modulo de injeção Bosch. Já revisei tudo, sensor de rotação OK, sensor de fase OK, todos os sinais chegando corretamente ao modulo, sincronismo OK, já tirei a engrenagem do virabrequim e do comando pra ver se não tinha folga nas chavetas e tudo está OK. Já troquei velas, cabos de ignição e bobina, pra eliminar possíveis problemas de interferência eletromagnética e nada. Se alguém conseguir resolver esse problema por favor me avise, já estou perdendo o pouco que me resta de cabelos.
Mas infelizmente depois de todos os testes que fiz, estou chegando a conclusão de que o problema deve estar na roda fônica que fica dentro do bloco fixa ao virabrequim, eu nunca abri um motor desses, mas acho que deve ser apenas prensada e deve ter saído fora da sua posição ou pode ter apresentado algum tipo de defeito em virtude de que essa blazer que estou mexendo é proveniente de leilão da policia do Rio de Janeiro e provavelmente ficou por um bom tempo parada no patio até que fosse vendida, portanto pode apresentar algum tipo de ferrugem ou deformação. Já que o ressalto do comando, onde se faz a leitura do sensor de fase, eu tenho certeza que está bom porque é possível visualizá-lo pela tampa de abastecimento de óleo.
Se alguém puder me dar uma dica, agradeço.Olá amigo, não faça isto, desmontar o motor sem fazer o diagnóstico correto.
Estou esperando algum colega aquí do Forum postar o Gráfico comparativo dos Sinais de Fase e Rotação.
Utilize um Osciloscópio para comprovar se realmente há nescessicade de abrir um motor destes.
Qualquer novidade, estamos aquí.
>Cara, estou exatamente com o mesmo defeito, só que numa Blazer 2.4 2011, modulo de injeção Bosch. Já revisei tudo, sensor de rotação OK, sensor de fase OK, todos os sinais chegando corretamente ao modulo, sincronismo OK, já tirei a engrenagem do virabrequim e do comando pra ver se não tinha folga nas chavetas e tudo está OK. Já troquei velas, cabos de ignição e bobina, pra eliminar possíveis problemas de interferência eletromagnética e nada. Se alguém conseguir resolver esse problema por favor me avise, já estou perdendo o pouco que me resta de cabelos.
Mas infelizmente depois de todos os testes que fiz, estou chegando a conclusão de que o problema deve estar na roda fônica que fica dentro do bloco fixa ao virabrequim, eu nunca abri um motor desses, mas acho que deve ser apenas prensada e deve ter saído fora da sua posição ou pode ter apresentado algum tipo de defeito em virtude de que essa blazer que estou mexendo é proveniente de leilão da policia do Rio de Janeiro e provavelmente ficou por um bom tempo parada no patio até que fosse vendida, portanto pode apresentar algum tipo de ferrugem ou deformação. Já que o ressalto do comando, onde se faz a leitura do sensor de fase, eu tenho certeza que está bom porque é possível visualizá-lo pela tampa de abastecimento de óleo.
Se alguém puder me dar uma dica, agradeço.
Amigo:
Seria interessante eliminar a possibilidade de defeito na central de injeção, o problema é encontrar uma disponível para teste, além de ter o problema de codificar para teste no veículo
Mas é uma possibilidade que acho bom eliminar, antes de desmontar um motor desse inteiro...
Se alguém puder me dar uma dica, agradeço.
Amigo:
Seria interessante eliminar a possibilidade de defeito na central de injeção, o problema é encontrar uma disponível para teste, além de ter o problema de codificar para teste no veículo
Mas é uma possibilidade que acho bom eliminar, antes de desmontar um motor desse inteiro...Primeira coisa a ser feita :
1- Colocar o osciloscópio e gravar a forma de onda do Sensor de Fase x Sensor Rotação do veículo com o defeito.
2- Capturar a imagem com Osciloscopio de um veículo em bom funcionamento e sem o defeito e comparar as imagens.
Acredito que o defeito vai se mostrar.
Estou procurando um veículo para o teste, aquí na minha cidade é difícil encontrar , somente á Diesel.
Colega:
........Acredito que já tenha feito vários testes, então terá que ir mais afundo........
1°Comando de válvulas desgastes ou quebra do atuador de fase( peça alojada no comando )
2°Desalinhamento, quebra ou empeno roda fônica
3°Coletor de descarga e sistema de descarga causando aquecimento fora do normal, ( Atenção a isto pegamos um veículo cod P0016 e o vilão era aquecimento, chegando a estragar válvulas de descarga
att DIAZ