Olá meus amigos reparadores, estou tendo um problema em um Nissan Tiida S 1.8 2011. O carro funciona normalmente, esta forte e não falha em nenhum momento, porém ao necessitar de abastecimento o carro começa a ter problemas no outro dia pela manhã.
Começamos pelo desajuste de A/F, o qual muda da gasolina (único combustível o qual o dono abastece) pro álcool... depois disso, ao verificar os códigos de defeito, vemos o código P0011 (Posição do comando de válvulas) que é apresentado somente nessa situação. Dada a circunstancia o carro não funciona "nem com reza braba", acaba afogando e o dono precisa pedir a reprogramação para o carro "voltar a vida".
Depois de apagarmos o código de defeitos e ajustar o A/F do veiculo pelo scanner ele fica normal, sem nenhuma falha até que precise novamente abastecer, nisso o ciclo se repete.
O motor do mesmo foi feito a menos de um ano, os bicos injetores são novos e aparentemente estão normais, o kit de ignição é novo.
Pós alguns testes decidi pedir uma ajuda a vocês, continuarei os testes do veiculo e fico grato por qual quer ajuda disponível. Um abraço a todos e uma semana abençoada.
Respostas:
Primeiro de tudo, com relação ao código de falha P0011 o mesmo apresenta a seguinte descrição no manual técnico do Nissan Tiida: Controle da performance de sincronismo das válvulas de admissão; Condição do DTC detectado: Há uma abertura entre o ângulo ideal e o grau do controle-fase; Possíveis causas: Sensor de posição da árvore de manivelas (POS).• Sensor de posição do comando de válvula (PHASE).• Válvula solenóide de controle da válvula de admissão.• Acúmulo de sujeira para o sinal acelera parte do comando de válvula.• Instalação da corrente de sincronismo.• Material estranho preso na canaleta de óleo pelo controle de sincronismo da válvula de admissão.
Então de acordo com a descrição correta do código P0011, esse código você começa verificando os sensores de rotação e de fase, veja se eles são originais, esse motor não aceita que esses sensores sejam paralelos, nunca vi um que funcionasse sem dar código de falha. Depois você inspeciona a válvula VVT.
Apesar da coincidência, esse código não é responsável por fazer o veículo perder o AF. Sobre o AF em específico, verifique questões básicas como saúde da bateria e condições do aterramento do veículo, além do correto funcionamento do sensor de nível de combustível.
Relativo ao P0011, vou dar uma olhada nisso também.
Grato pela ajuda amigo!
Os bicos injetores são novos, da marca bosch. Entretanto há esse risco de falsificação. Pós troca, verificamos uma segunda vez depois de um tempo as medições dos 4 bicos na maquina, todos os bicos ficaram okay. Mesmo com esse fator de estar bom podem causar esse defeito?
Olá,
Você analisou o correto sincronismo desse motor?
Como estão os parâmetros de pressão do coletor e tempo de injeção?
Fez teste completo na bomba de combustível?
Os injetores estão ok e são de correta aplicação pra esse motor?
Você analisou os sinal de resposta da sonda?
Verificou a válvula cânister?
O sincronismo do motor aparentemente está okay, porém vale a pena conferir novamente por via das duvidas. Não foi eu quem montou esse motor, foi um ex-funcionário. vale a pena dar essa atenção.
Os parâmetros de pressão do coletor eu não sei informar, vou dar uma olhada nisso. A injeção está subindo para o vermelho no scanner todas as vezes que o defeito aparece.
A bomba de combustível foi trocada a um tempo, não refiz testes nesse sistema, mais acredito que não haja defeito.
Os injetores foram trocados quando o motor foi feito e são de marca boa, aplicação exata para o carro. Porem me disseram que há falsificações pra todo lado, não sei se mesmo dentro dos parâmetros na maquina poderiam apresentar defeitos no carro.
Sonda lambda esta variando normalmente, não parece ter defeito na peça. A pré foi substituída na montagem do motor.
Por fim, a válvula cânister não foi testada... Não sei informar o estado do funcionamento dela...
@Fogolin SA#209520 quais testes foram feitos, vamos lá pra um carro perder AF podeser muitas coisas e o básico vc viu ?
Conte pra gente quais testes foram feitos ..
fala tudo sobre perca de AF .. se ele passa pro etanol certamente a mistura está pobre ...
Segue as dicas dos amigos que tudo vai dar certo abraços boa sorte e fica com Deus
@Fogolin SA#209546
Entendido,
Então, você precisa testar a saúde da bomba de combustível. bem como confirmar se é de correta aplicação pra esse modelo.
Quanto aos injetores, os mesmos podem sofrer alteração em seu funcionamento devido ao aumento de temperatura ( o que poucas máquinas de teste podem simular) . Então, seria preciso ter 100% de certeza do funcionamento deles no veículo. O ideal seria realizar troca cruzada com outro veículo. A mesma lógica se aplica á válvula cânister.
Como já disse o colega Enrico, pra esses modelos asiáticos no geral é imprescindível o uso de peças genuínas ou no mínimo originais.
Bom trabalho.
A propósito, que ótima informação hein Léo.
Por agora, grato a todos pela ajuda! Ótimo dia amigos.
@Fogolin SA#209520 Mestre o senhor já verificou o Ajuste de Longo Prazo? Geralmente perca de AF é relacionada a este parâmetro, se ele estiver positivo acima de 10% e for aberta a janela de ajuste de AF(após o abastecimento por exemplo) geralmente a UCE irá adaptar o AF para álcool, caso esteja positivo aconselho a verificar a pressão e vazão da bomba de combustível e a quantidade injetada pelos injetores. Verificar também a pressão do coletor, caso esteja alta verificar sincronismo, entrada de ar falso na admissão, escapamento entupido, cabeçote e anéis.
Bom dia a todos, ainda em andamento esse serviço.
Realizei alguns testes conforme me foi aconselhado e vou passar os resultados pra vocês
analisarem comigo.
Iniciando com a tabela que nosso amigo nos mandou em relação ao A/F, verifiquei a questão de queda de tensão na partida, a qual estava em 12.4 parada e após a partida desceu a 12.0v e subiu assim que o motor ficou em lenta para 14.0v, está tudo OK.
Após isso, verifiquei outros fatores no acumulador e aparentemente está tudo dentro.
Realizei o teste de CMP e fiquei com uma dúvida referente ao sinal do osciloscópio. A minha tabela diz que o sinal mais largo do gráfico deve ficar pra baixo e os menores para cima, porém os sinais que o gráfico de fato apresentou foram os sinais menores para cima e o mais largo também para cima, diferente da tabela. Não sei o motivo desse acontecido, porem acredito que seja um possível problema...
Continuando, não realizei o teste conjunto de CKP e CMP pois o sensor de rotação desse carro é meio chato de acessar, mais logo farei o teste também.
O funcionamento do carro é perfeito, mais somente se utilizarmos o aparelho para definir o A/F como álcool ou mistura, pois se eu colocar gasolina a lenta fica instável e tende a morrer, demora muito para responder a aceleração... O mais estranho é que ele só utiliza a gasolina.
Também, se deixarmos em mistura, o carro sozinho joga a porcentagem de álcool lá em cima. Hoje após esse teste, começamos com 50,01% e terminamos com 99,8% de álcool.
E antes de finalizar, o código de defeito P0011 continua indo e voltando. Sei que nada tem a ver com o A/F, porém acredito ter relação com um possível defeito no sincronismo (como muitos amigos já me falaram).
Bem amigos, continuarei realizando os testes e tentando solucionar esse problema, sempre atualizando as informações para vocês.
A ajuda dos amigos sempre é bem vinda, obrigado a todos pelo apoio.
Tamos juntos meu irmão vai dar tudo certo fé no pai
Sobre CMP e CKP, verificou se ambos são originais?