Amigos bom dia! Estamos com uma Frontier 2006 2.8 turbo diesel injeção eletrônica com o seguinte problema: Ao rodarmos com o veículo por um longo periodo (cerca de 30Km) e quando o motor já está quente, a luz de anomalias acende e apresenta a seguinte falha: P0089- Regulador de pressão de combustível-problema de funcionamento! Verificando a pressão do RAILL no scanner em situação normal varia de 280 à 1400 BAR e quando apresenta o defeito ela perde força e desliga sendo impossível de fazer uma leitura exata da pressão no momento da falha por ser imediato. Ao darmos partida notamos que a pressão do RAILL não ultrapassa de 15 à 20 BAR.Logo de primeira mão substituimos o filtro de combustível e instalamos um manômetro na linha de baixa onde a pressão permanece constante em 04 BAR mesmo no momento em que ela não pega.Conseguimos uma outra Frontier de mesmo sistema em perfeito funcionamento e trocamos a bomba de alta completa com regulador,junto com o sensor de pressão do RAILL, mas não adiantou.Quando apresentou o defeito e a pressão do RAILL estava com 20 BAR apenas,imediatamente estrangulamos o retorno da bomba de alta que vai pro tanque (existe um "T" onde uma saída retorna pra bomba e outra vai pro tanque) afim de ver se era algum bico dando retorno excessivo,mas também não adiantou,a pressão não alterou.Como hoje é sábado, o veículo de teste teve que ser entregue e com isso peço uma luz aos amigos sobre o que pode ser.Obrigado
Respostas:
amigo ese problema é comum na frontie. ja teve outros postis com esse defeito. aqui na oficina ja peguei muitas. no site tem uma dica que fala o problema
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/405-parte-17-problemas-intrigantes
B)
Obrigado Pedro.Mas no nosso caso a pressão de baixa não sobe em demasia no momento da falha e em relação ao pré filtro existente na bomba de alta digo que não é pois colocamos uma bomba de alta de outra Frontier em perfeito funcionamento e o defeito ainda apresentou.
Esta falha acontece somente quando está quente? Quero dizer temperatura ambiente quente, mais de 30°C, 35°C? A Nissan tem uma estratégia de proteção contra altas temperaturas que atua quando a temperatura do ar de admissão está alta, e vai reduzindo a quantidade combustível para proteger o motor, como consequência ela perde também potência. Se for esse o caso, não seria um defeito, más uma estratégia de proteção, e isso pode acontecer porque o intercooler dela é pequeno e fica na horizontal, diferente da S10 que é grande e fica na vertical junto com a ventoinha. Talvez, poderia estar ocorrendo uma falha no sensor de temperatura do ar de admissão, causando uma falsa falha por temperatura alta.
E ai paulista ba tarde pra vc meu querido!!!!
Acabei de passar por um defeito igualzinho ao seu
que resolvi hj a tarde
o defeito foi solucionado com a troca da valvula de segurança que vai no rail
faça o seguinte la no final do rail tem uma mangueira que esta conjugada com o retorno dos bicos retire ela do rail e de partida no motor nao pode sair oleo no tubo que ficou no rail se sair a valvula de segurança tem defeito pode trocar que ja era
valeooooooooooooooooooooooooooo
pode ser obstrução no sistema de dde alimentação
verifique se não tem sujeira no pescador do tamque!!
sujeira no pré filtro,etc..
Adriano e rimla, a sugestões de vocês são ótimas, amanhã iremos executar essas verificações.Marcelo meu nobre,obrigado também pela dica mas acho que se fosse sujeira no tanque a pressão de baixa cairia não?O filtro está limpo e foi trocado. Quando apresentou o defeito a pressão de baixa permaneceu em 04 BAR e só a do RAILL que caiu.Sobre a temperatura que me refiro é a de trabalho do motor entre 80 e 90 graus.O pior de tudo,é que o Kaptor.com é uma merd.....; e não mostra a temperatura no visor e com isso estamos se baseando no termômetro digital.Darei retorno.
É..... más eu acho que pode ir na dica do rimla, quando a válvula de segurança abre ela morre na hora mesmo. Só precisa ver porque a válvula de segurança está abrindo, ela é feita para abrir 50 vezes, depois disso a pressão de abertura vai caindo, más se tudo estiver certo com o sistema não deveria abrir nunca.
Todos os veiculos que usam essa valvula de segurança cummins, renault master,os motores sprint mwm e outros.
Quando chegam na oficina e apresentam esse defeito de estar andando e cortando a alimentaçao de diesel ou mesmo parado em marcha lenta e morre e apresenta codigo de falha que acusa pressao do rail .
nos sempre damos atençao a essa valvula pois a troca dessa valvula tem sido a soluçao de varios carros por aqui;
antes de tirar bicos ou bomba de alta pressao sempre testar a valvula de segurança;
Essa é mais uma dica pra facilitar nosso dia
valeoooooooooooooooo
casa do diesel diz:
Só reforçando é a valvula de pressão do common rail como o nobre colega Rimla disse,mas no meu caso para não deixar duvida testo sempre os bicos e avalvula de pressão e messo o sensor de pressão do common rail.
boa rimla...se nao era a peneira da bomba de alta pode ter problema na valvula de alivio mesmo. como dise a casa do diesel retorno alto nos injetors também pode ser.
verifica ai paulista. depois fala pra nois. B)
Gente, obrigado mesmo pelas dicas postadas! Enquanto a Frontier de teste não volta,vamos seguir esses procedimentos dos amigos.Fiquem tranquilos que manterei vocês informados. Obrigado amigos! ;)
E isso ai meu querido terminamos de fazer o teste na nissan e deu tudo certo andamos por 40km em estrada de asfalto e terra e ela nao parou nenhuma vez;
nao esqueça de analizar as outras dicas dos colegas que tambem sao importantes
boa sorte
um abraço
rimla
valeooooooooooooooo
Vocês não sabem o pepino que estávamos pra enfrentar!!!!! Essa Frontier é da CODEVASF (compania de desenvolvimento do vale do São Francisco) até aí tubo bem,mas ao entrarmos em contato com eles ,nos informaram que Nesse veículo já existia esse problema e que na concessionária trocaram até o chicote completo por causa disso.Eles nos mostraram uma relação de peças substituídas lá,bicos,raill,bombas de alta e baixa etc...! Resultato,todo nosso esforço estava sendo em vão, então resolveram levar o veículo pra lá novamente até que o defeito seja sanado definitivamente pois com aproximadamente 60.000 km de rodada já começou esse defeito.Fizemos os últimos testes postados mas também sem sucesso,o raiil é novo e os bicos já trocaram lá,suspeitamos que é problema de módulo. Mesmo assim quero dar meu muito obrigado pela atenção de todos.Abrçs.