Olá pessoal, vou dar esse relato aqui e gostaria apenas de saber se algum dos colegas já passou por esse problema antes, pois a minha conclusão sobre esse caso é que o virabrequim veio com defeito de fábrica.
Chegou na minha oficina uma Nissan Frontier 2.5 16v 2008 com o virabrequim quebrado. O cliente optou ele mesmo comprar um virabrequim novo e levar para nós. Montei o motor no lugar, tudo ok, pressão de óleo ok, tudo certo, mas o motor não mantinha a marcha lenta, era deixar cair abaixo dos 1000 rpm que ele desligava. De cara eu desconfiei do kit de correntes de sincronismo pois nesse motor da Frontier, o YD25, são duas correntes, uma que passa na engrenagem do virabrequim e na engrenagem da bomba de alta, e outra que passa nessa mesma engrenagem da bomba de alta e vai nas engrenagens dos comandos. Quando essas correntes estão muito dilatadas, acontece que esse motor pode não manter o funcionamento em marcha lenta, e em casos assim, sempre quando se desliga o sensor de fase do motor, o motor mantém o funcionamento. Quando montei o motor eu sabia que o kit de correntes estava muito dilatado, mas como ela chegou funcionando pra mim, mantendo marcha lenta mesmo com o virabrequim quebrado (pasmem!) e como o cliente não quis trocar o kit de corrente, na hora da montagem não troquei o kit, mas depois com o virabrequim novo, eu montei um kit novo no lugar por conta própria, com correntes originais, queria resolver logo aquele problema.
Mas com o kit novo, a situação permaneceu a mesma, motor não mantém marcha lenta.
Por tirar qualquer dúvida eu retirei o câmbio e fui verificar a roda fônica do sensor de rotação, que fica no volante do motor. Nenhum dente amassado, tudo certo, e esse volante do motor tem um ponto de montagem, se montar ele errado o motor não entra em funcionamento de jeito nenhum. Eu sabia que não tinha montado ele fora desse ponto, pois ela tinha entrado em funcionamento, mas a dúvida era se eu tinha deixado passar algum dente da roda fônica amassado ou coisa do tipo e estava tudo ok com o volante, volante inclusive que tinha sido trocado por um novo original a menos de 20 mil km antes dessa quebra do virabrequim e estava em perfeito estado.
Troquei também o sensor de rotação e o sensor de fase com o de outras Frontiers da minha oficina para verificar se tinha possibilidade de ser algum desses sensores com defeito, mas não resolveu o problema também.
Ela pra ligar tem uma certa dificuldade, não mantém a marcha lenta, mas funciona redondinho se manter ela acelerada, roda muito bem em cidade e rodovia, tem força e andando com ela não gera nenhum código de falha.
O único código de falha que apareceu em algumas situações é o P0016, que na Frontier é código erro de correlação entre o sensor de fase e o sensor rotação, esse código é um indicativo que o motor está fora de sincronismo, 99% das vezes que pego esse código de falha, ou o kit de corrente está muito gasto, com as correntes muito dilatadas, ou o kit foi montado errado, fora do sincronismo.
Então dentro das causas prováveis, aquilo que eu tenho CERTEZA que não é o problema:
1) Kit de corrente, pois colocamos um novo, com correntes originais e foi montado dentro do sincronismo correto (algo que faço a anos de olhos fechados se deixar).
2) Volante do motor, que tem nele a roda fônica onde o sensor de rotação faz a leitura. O volante foi montado corretamente e não tem nenhum dente amassado nessa roda fônica.
3) Sensor de fase e sensor de rotação. Ambos foram até substituídos para teste e não tem defeito.
4) Esse problema de não manter marcha lenta ser ocasionado por defeito na injeção, pois já fiz testes quanto a isso, todos os dados de injeção estão ok, pressão de combustível, abertura de válvula da bomba, tudo ok.
O que eu estou achando que é o defeito: O virabrequim!
Acredito que ou a furação onde vai o volante do motor, ou o rasgo de chaveta na ponta do vira onde vai a engrenagem da corrente primária foram usinados fora da posição correta, defasados em alguns graus. O problema é como verificar isso;
Algum dos colegas já pegou um caso semelhante, onde um virabrequim novo estava estava usinado com a furação do volante ou rasgo de chaveta defasado?
Respostas:
Olá meu nobre amigo existe a possibilidade sim deste vira estar fora das medidas padrões principalmente se não for uma peça original, abraços boa sorte e fica com Deus
Pra ver essa questão do virabrequin acredito que só tirando o eixo novo e comparando com o velho.
Vc falou que são duas correntes, uma das pega na bomba de alta para o eixo de comando. Eu não conheço esse motor, mas por algum momento pensei que quando quebrou o eixo, pode ter tirado de sincronismo e acabado torcendo os cames do eixo de comando. Mas por outro lado vc tbm disse que o carro funciona bem acelerado, anda bem tem potência, então pode não ser.
Qual a pressão de combustível em marcha lenta? (o mínimo que vc consegue manter de rotação) pressão do Rail e de baixa pressão.
Já fez um comparativo desses parâmetros de injeção com outro carro do mesmo? Ou analisar se encontra algum parâmetro muito fora da faixa de trabalho.
Outra coisa para verificar se realmente o eixo foi usinado errado, seria verificar o sincronismo via osciloscópio. Acredito que se fosse esse o caso, estaria gerando o código de falha que vc mencionou constantemente.
Os comandos são maciços de ferro fundido, não torceram.
Quanto ao osciloscópio, não o tenho na minha oficina, mas COM CERTEZA estaria fora o sincronismo verificado através dele, o problema aqui é de que maneira comprovar que o defeito é no virabrequim através do osciloscópio. Por que pra mim, por tudo o que eu já verifiquei, não tem outra causa que não seja o virabrequim.
No caso aí para vc solicitar uma garantia acredito que vc vai ter que fazer um vídeo mostrando o sincronismo via osciloscopio, gravar esse sinal de um ciclo completo do motor, apontar onde mostra que está fora de ponto e fazer outro vídeo mostrando o sincronismo fisicamente no carro, ali os pontos da corrente e etc. Boa sorte
Bom colega Enrico,
Se não me engano, pra esse motor existe 2 aplicações de vira de acordo com a potência dos mesmos.
Pelo seu relato, quase certo de ser o virabrequim a causa desse defeito.
Trabalhei um pouco com esse modelo e sei que o teste que você fez ao desligar o sensor de fase é bem conclusivo em relação a "motor fora de ponto".
Situação complicada.
Tomara que o cliente entenda a situação.
Pra nós isso tudo é aprendizado. Como nunca montei sequer um motor não arriscaria uma empreitada dessas usando uma peça sem procedência... Mas oficina é assim mesmo.
Esses desafios que nos trazem conhecimento.
Boa sorte meu caro!
Um osciloscpio para medir o ponto eletronico é fundamental para facilitar. Será que não existe nada invertido .. No meu scanner mostra muitos ajustes e não vi Ajuste de posição de virabrequim, olhe em outro scanner e faça aquele ajuste de acelerar o motor com 3 acelerações nela .. tipo que faz no motor fire. Acelere fundo, deixa rpm cair, calere de novo e repita 3x.( Com motor quente já )
Cliente autorizou a remoção do motor e a troca do virabrequim, assim que tiver realizado o serviço volto aqui para contar como foi.
Que ótima notícia.
Bom trabalho!
Depois de muito tempo, venho aqui com a solução desse caso. Trocamos o virabrequim e o problema foi resolvido, veículo mantém marcha lenta normalmente agora. Obrigado a todos que contribuíram com suas opiniões!
Que bom que vc resolveu seu B.O valeu por compartilhar a solução com a gente abraços e fica com Deus