Boa noite a todos reparadores.
New Fiesta 2012 1.6 16 V Motor Sigma, Este veículo teve um superaquecimento por ter dois selos do cabeçote com vazamentos (selos que são instalados no alojamento das velas) causando a queima da junta, Cabeçote removido e aplainado,superfície do bloco com planicidade medida e sem alterações,cabeçote instalado com junta metálica,bomba d'água nova,sensor de temperatura novo,válvula termostática genuína,radiador removido e limpo. Eis o grande problema deste carro na qual peço se algum reparador tiver uma sugestão agradeço, Lembrando que este veículo não tem marcador de temperatura através de ponteiro, é através de uma lâmpada
Defeito: Motor funciona normalmente monitoramos a temperatura via scanner temperatura sobe até 97º/98º desliga com 94º, porém se continuarmos acelerando a temperatura sobe chegando a 106º e o ventilador fica funcionado por longo tempo, colocamos o veículo na estrada monitorando com scanner instalado em notbook
a temperatura sobe até os 106º e não abaixa fica com o ventilador ligado mesmo desengrenando o veículo para ver se a ventilação natural faria a temperatura diminuir e não diminui nem desliga o ventilador, ao parar o veículo
a temperatura diminui depois de um longo tempo a temperatura abaixa até os 94º. Veículo continua com este defeito. gostaria de opiniões dos Colegas reparadores.
Respostas:
Olá,
Você verificou a estanqueidade do sistema?
Tampa e reservatório ok?
Verifique se ambas mangueiras do ar quente na saída e entrada estão com a mesma temperatura .. tem que ficar iguais !
A bomba d'água que marca foi colocado?
Tem umas bombas que vem com o rotor diferente. Observou?
Ar no sistema , isola o ar quente pra teste.
Radiador se a mangueira superior e inferior sair do mesmo lado dentro do radiador tem um separador, se vc mandou limpar, tem que saber se foi colocado corretamente.
A análise que está com dificuldade na troca de calor , termostato não abrindo totalmente, são "n" coisas que dá esse defeito.
Outra eu não monto com junta metálica qdo deu aquecimento, e grande possibilidade do bloco ter um pequeno empeno e da uma dor de cabeça daquelas.
Segue as dicas dos amigos que tudo vai dar certo; abraços boa sorte e fica com Deus
Obrigado a todos pelas opiniões, levei todas em consideração. Sobre tudo o que foi feito com muito critério mesmo assim somos passiveis de erros e diante disto removemos novamente o cabeçote para maiores avaliações,com olhar muito rápido não constatamos nada ainda,possivelmente substituiremos a junta metálica por outra de "Amianto...) por enquanto o New continua no CTI rssss, informarei o resultado posteriormente.
Tamos juntos meu irmão boa sorte e fica com Deus
boa noite a todos colegas
ANTONIO já aconteceu um b.o comigo
parecido com o seu, plainei o cabeçote e não resolveu ,tive tirar o Broco é plainar
junta metálica si não tiver tudo correto não veda
New Fiesta liberado,
Bom dia a todos, em primeiro lugar o nosso agradecimento aos colegas por suas sugestões o que foi de muita valia neste caso do New Fiesta no CTI. Como descrevi anteriormente tudo foi feito e refeito seguindo e avaliando cada detalhe inclusive a remoção do cabeçote, tudo certo e verificado na retifica , em resumo todo o sistema de arrefecimento deste veículo foi colapsado por falta de uso de aditivo, O radiador não é tubulado é de umas aletas finas de fácil entupimento, em resumo substituímos o radiador e isolamos o ar quente e o problema foi resolvido. Foi demorado e muito trabalhoso para também fazer tudo de forma o mais econômica possível. OBS: no local onde se instala a válvula termostática do lado da mangueira mais fina existe um furo por onde entra a água que aquece a válvula termostática e a faz abrir-se na temperatura de 97º / 82º, apesar das mangueiras do ar quente apresentarem temperatura iguais não passava água suficiente para o devido aquecimento da válvula termostática provocando todo este problema originado pela obstrução dos dois radiadores.
Grato a todos.